Guia Digital

Categorias

Como economizar energia elétrica ao usar o ar condicionado?

O verão brasileiro é marcado por altas temperaturas, e sensação térmica maior ainda. Capitais como Cuiabá, Rio de Janeiro, Belém, Recife, João Pessoa e outras tradicionalmente quentes, sempre sofrem com o excesso de calor. Mas, neste verão, até mesmo cidades do sul como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, estão atingindo sensações térmicas acima dos 40ºC. E como sobreviver a tamanho calor? Muitos apelam para o uso do condicionado. Mas esse equipamento é conhecido por consumir muita energia, fazendo com que a conta de eletricidade suba rapidamente. Felizmente, existem algumas maneiras de ajudar seu ar-condicionado a funcionar melhor e economizar seu dinheiro, à medida que os meses de verão progridem.

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

Como economizar energia elétrica ao usar o ar condicionado?

Há maneiras de se manter refrigerado sem ligar o ar condicionado, mas tem aqueles dias, especialmente nesta época do ano, em que é impossível não passar mal com a temperatura ambiente.

Alguns dias desse verão as temperaturas chegaram a 40 graus em diversas cidades do Brasil. Além disso, a umidade baixa em conjunto com a temperatura alta fez com que muita gente se sentisse dentro de uma panela de pressão. Nessas horas, o ar condicionamento é praticamente uma obrigação. Mas acalme-se, dá pra usar essa maravilha da modernidade e poupar dinheiro com as nossas dicas de economia de energia, logo abaixo.



 

Pare de deixar o ar gelado ir embora

É necessário ter muito cuidado com qualquer vazamento de ar, por menor que seja. O seu ar geladinho pode fugir do cômodo através de vedações de portas e janelas desgastadas, um sótão mal isolado e outras rachaduras sorrateiras.

Para ver o quão bem o cômodo está vedado, fiscalize todas as aberturas. Ligue seu ar, e, pelo lado de fora do cômodo, veja se está saindo ar frio, tanto pelas portas quanto pelas janelas e buracos em paredes ou teto. Se constatar saída de ar gelado por qualquer buraco, providencie imediatamente a vedação do mesmo.

E porque isso economizaria energia? Simples: com o vazamento de ar, você se obriga a baixar a temperatura de seu ar condicionado para que ele vença a temperatura ambiente. Se o cômodo estiver completamente vedado, ele será refrigerado mais rapidamente, e manterá o ar gelado por muito mais tempo.


Feche as persianas ou use cortinas blackout

Evite que o sol entre no seu quarto ou cômodo, pois ele aquecerá o ambiente, e o ar condicionado terá muito mais trabalho para refrigerar o cômodo. Esse trabalho extra gasta energia, portanto, são seus suados Reais R$ indo embora.

Além de esquentar o ambiente, o sol poderá esquentar também o próprio equipamento de ar condicionado. Durante a parte mais quente do dia, feche as persianas ou a cortina da janela, e mantenha o sol do lado de fora. Se você usa cortinas, é altamente recomendado usar aquelas que impedem a luz de entrar, conhecidas como blackout ou veda luz.

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

Use a função smart

Após o ar condicionado gelar seu cômodo, insira ele na função smart. Com esse recurso, o ar condicionado soltará rajadas de ar de tempos em tempos, apenas para manter o ambiente refrigerado. Não deixe ele ligado no máximo desempenho o tempo inteiro, pois isso é o que mais consumirá sua energia elétrica.

 

Use a função sleep

Você pode não ter reparado, mas provavelmente o controle remoto do seu ar condicionado tem uma função sleep. Essa função serve para você programar seu desligamento. É ideal para quem usa o ar condicionado apenas para refrigerar o quarto antes de dormir, e deixa um ventilador ligado. Após você pegar no sono, e seu quarto estar bem resfriado, convém desligar o ar e ficar apenas com o ventilador.

Um ventilador muito (mas muito) menos de energia que um ar condicionado, portanto, convém usá-lo para se resfriar sempre que possível. Use os dois ligados, gele seu quarto ou outro cômodo, e depois desligue o ar. Mantenha a refrigeração com o ventilador.

 

Use um ventilador

Como falamos na dica anterior, um ventilador sempre será útil. Às vezes, você não precisa diminuir a temperatura do ar condicionado para se sentir mais frio. O uso de um ventilador de teto pode fazer com que o ambiente pareça 10 graus mais frio, e consome apenas 10% da energia de um ar condicionado.



Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

Dê preferência ao ar condicionado inverter

A economia de um ar condicionado inverter pode chegar até 60% em relação ao ar condicionado tradicional. Isso porque este ar condicionado é munido de uma tecnologia bastante moderna: O compressor do ar condicionado mantém a sua operação de maneira contínua, usando pouca energia apenas para manter o ambiente refrigerado, mas sem desligar.

Com o ajuste de rotação, ele não gera picos no consumo de energia. O inverter também é bem mais silencioso, porque o compressor é acionado somente uma vez. 

 

Se você está precisando de ar condicionado em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Mantenha a temperatura entre 20ºC e 24ºC 

A Anvisa — Agência de Vigilância Sanitária — estabelece que a temperatura ideal do ar-condicionado em ambientes fechados gira em torno de 23°C e 26°C durante o verão, e durante o inverno entre 20ºC e 23ºC.

 Essa temperatura é agradável, e poupará muito mais energia do que se você estivesse usando seu equipamento à 16ºC OU 18ºc. Mais uma vez, se você acha que não está frio o suficiente para se sentir confortável, use em conjunto um ventilador potente. Pode ter certeza que usar um ventilador junto com o ar condicionado à 22ºC será muito mais econômico do que usar apenas o ar à 16ºC.



Muitas pessoas acham que manter o ar condicionado ligado o dia inteiro, na mesma temperatura, economiza energia, porque o ar condicionado não precisará trabalhar tanto para reaquecer a casa. Este não é o caso. A maneira mais barata de usar o seu ar-condicionado é aumentar a temperatura quando você sai de casa, ou desligá-lo, se for ficar muitas horas na rua.

Se você for deixar o ar condicionado ligado quando estiver fora, seja para animais de estimação, seja para chegar em casa e ter um ambiente agradável lhe esperando, use a função smart, à qual mencionamos anteriormente. 

Outra opção é, se seu ar condicionado tiver a opção, programá-lo para ligar e gelar em uns 30 minutos antes de você chegar em casa. Você pode programá-lo para trabalhar em temperaturas mais amenas está no trabalho, e esfriar antes de chegar em casa.

Sempre ajuste seu ar condicionado para a temperatura mais alta possível, para economizar mais energia. Mesmo uma pequena mudança na temperatura pode economizar muito dinheiro.

Você pode economizar 10% ao ano em suas contas de luz apenas ajustando seu ar condicionado em 10ºC, por oito horas por dia. 



via: https://www.oficinadanet.com.br/tecnologia/24737-como-economizar-energia-eletrica-ao-usar-o-ar-condicionado

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:


Leia também