7 dicas para não errar na hora de contratar um arquiteto para a sua reforma

Você passou meses em busca de um apartamento e, ao encontrá-lo, sente que o espaço precisa de uma reforma, porém não tem certeza se deve fazer isso sozinho ou contratar um arquiteto. Mais do que isso: você não ter a menor ideia de como contratar um arquiteto! Respira fundo que nós vamos te ajudar.

Algumas pessoas buscam um arquiteto diretamente ao comprar um apartamento e outros após tentarem reformar sozinhos o espaço e não obterem um resultado positivo. Neste último caso, às vezes precisa que algo muito ruim aconteça para dar aquele estalo: “preciso de um arquiteto”!

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:



E sabe por que contratar um arquiteto é tão importante? Porque ele conhece as melhores lojas do setor, sabe quem são os melhores profissionais que você precisa e possui um conhecimento profundo sobre questões técnicas. Então, o ideal é considerar contratar um profissional. A longo prazo, esse investimento trará benefícios financeiros (já que você terá orientações de onde investir em cada etapa da obra) e estéticos (você não irá correr o risco de comprar um móvel que fica pequeno para determinado espaço, por exemplo). Abaixo, apresentamos sete dicas de como contratar um arquiteto pela primeira vez.

Ainda tem dúvidas sobre “Por que contratar um arquiteto”? Podemos te ajudar melhor com esse artigo.

Procurando por aquiteto em Sorocaba? Clique aqui!

Dica 1: Não tenha pressa para contratar o arquiteto

“Quando contratar um arquiteto”? Quando você se sentir seguro! Já diria o ditado popular: “a pressa é inimiga da perfeição”. E é verdade até na hora de buscar esse profissional. Por isso, dedique tempo conversando com vários arquitetos, tire todas as suas dúvidas e respeite o tempo da reforma. O resultado irá se mostrar um ótimo investimento futuro. Sabemos que você passou meses em busca de um imóvel adequado ao seu perfil e precisa de um arquiteto igualmente adequado. Embora possa estar ansioso para se mudar e com pressa, esteja certo que às vezes vale a pena esperar mais um breve período e fazer a mudança apenas quando o espaço tiver sido reformado por um bom profissional.

 

Dica 2: Considere a Internet em sua busca

Com tantas possibilidades online, você não precisa depender apenas da indicação de um profissional contratado por um amigo. Quando contratar um arquiteto, pesquise antes por opções no Google, navegue no Pinterest por portfólios de escritórios, entre em sites especializados, explore o Instagram. Isso vai fazer com que você tenha mais segurança e mais opções na hora de saber como contratar o arquiteto correto, sem ter que ficar refém dos profissionais ligados ao seu círculo social. 

Dica 3: Confira se o arquiteto é especialista em reforma de apartamento

Se você deseja ter um escritório de arquitetura para reformar sua residência, certifique-se, por exemplo, se a especialidade do arquiteto que você está buscando não é em ambientes corporativos. Parece uma dica óbvia, mas muitos são os clientes que não pesquisam a especialidade de quem estão contratando. “Como contratar um arquiteto para o meu apê então?” Já escrevemos algumas dicas para saber como contratar o escritório ideal para você neste artigo.

 

Procurando por Arquitetos em Sorocaba? Confira:

Dica 4: Explore a característica do escritório de arquitetura

O arquiteto que fez seus olhos brilharem tem um local de trabalho para atendê-lo ou faz home office? Trabalha sozinho ou possui uma equipe estruturada para executar o seu projeto? Está cercado de bons fornecedores e profissionais especializados? Saiba que contratar um arquiteto vale a pena! Por isso, em uma conversa com o profissional, tente entender pontos na contratação do que serão decisivos para que a obra seja exitosa. Isso é fundamental para decidir como contratar o arquiteto ideal.

 

Dica 5: Marque uma reunião no local do escritório, ouça, fale e pergunte

Este é o momento de você entender quem é o profissional que está diante de você, a ocasião para ele entender o seu perfil e de você esclarecer todas as dúvidas. Tente conhecer ao máximo quem é este arquiteto, como é o processo de trabalho dele, o quanto você poderá pedir de alterações, como será a relação de vocês durante a obra. Fale das suas expectativas, apresente suas referências e conte sua história, fazendo com que ele compreenda o seu perfil. Não sinta vergonha de perguntar, afinal, o profissional está ali para te ajudar e pronto para explicar o que você não compreender.

Observe as características dos escritórios. Dica: o ambiente de trabalho e decoração do escritório quer dizer muito. Valorize isso. Se houver muita disposição para ir até você, pode ser que se trate de um profissional autônomo, o que não é um problema, pot®rm levará a uma experiência diferente da que quem contratar um escritório maior terá. Vai depender do que você prefere.

 

Dica 6: Entenda como o profissional trabalha

Depois que você tem certeza que precisa de um arquiteto, precisa entender o trabalho dele. Pergunte alguns pontos específicos sobre a atuação do profissional. Veja como ele apresenta o projeto, como ele trabalha com refações, o quanto você poderá pedir de alterações no projeto inicial, se ele acompanha você durante as visitas às lojas de decoração para comprar os itens usados na reforma, se possui uma boa relação com outros profissionais que estarão envolvidos na obra como pedreiros e marceneiros. Enfim, questione como é o processo de trabalho dele e veja se gosta dessa metodologia. São os detalhes que fazem toda a diferença na percepção de como contratar o arquiteto correto.

 

 

Dica 7: Converse com mais arquitetos (mais de uma vez, se preciso)

Não feche com o primeiro profissional que visitar. Converse com mais arquitetos antes de fechar um negócio, visite mais escritórios e ouça o que vários têm a lhe oferecer. Isso fará com que sua decisão seja mais acertada e você corra menos riscos de se frustrar durante a reforma. Se ficou com dúvidas, não tenha medo ou vergonha de pedir uma segunda reunião com um profissional – e, não, você não será obrigado a fechar com ele só porque fez várias reuniões.