Cobogó cimentício é tendência na decoração

Cobogó cimentício é tendência na decoração

cobogó é um dos orgulhos da arquitetura nacional. E não é pra menos: lá nos idos de 1920, três engenheiros brasileiros criaram um elemento inovador: um tijolo com aberturas que permitia a passagem de ventilação e luz natural. Inspirados no muxarabi árabe, um treliçado de madeira trazido pelos portugueses para o Brasil, a invenção brasileira tornou-se aclamada quando o desejo é dividir ambientes, mas sem abrir mão do conceito de integração.

Além de beleza estética, os produtos também têm acabamento rústico – efeito em alta, atualmente. A matéria-prima dos cobogós confere muito mais resistência aos projetos residenciais e comerciais.

Procurando por Artefatos em Cimento em Sorocaba? Confira:

Como dimensionar a quantidade e instalar os cobogós?

cálculo é feito de acordo com a metragem quadrada que se pretende cobrir. “Na impossibilidade, nossa recomendação é finalizar com a colocação de uma estrutura em alvenaria ou metálica, trazendo um efeito muito interessante para o projeto”, explica Antônio Bogo.

Modelo Finestre, da Palazzo | Foto: Divulgação

 

Partindo para a instalação, segue-se direcionamento conforme suas características. Na versão autoportante, a aplicação é feita por meio da utilização de argamassa e vergalhões entre as peças. No caso de cobogós com espessura reduzida, a instalação é realizada com perfis metálicos, podendo ser na vertical ou, em alguns casos, na horizontal. “Nos dois casos sugerimos uma estrutura de travamento nas extremidades da parede”, reforça Bogo. Também vale dizer que é imprescindível a leitura completa do manual técnico que acompanha as peças.

Ainda que as linhas de cobogós se traduzam como elementos cimentícios de alta resistência, é importante ressaltar que sua utilização é estética, por conta do seu design vazado, e não oferece função estrutural.

 

Confira as variações dos Cobogós: 

EDGE:

A delicadeza do Cobogó Edge é lançamento da Palazzo em 2020  | Imagem: divulgação

Traços e cantos retos revelam a expressão do Edge. Lançado em 2020, a peça explora o acabamento de concreto pré-fabricado em um dos lados, revelando rusticidade no verso. Seu design simples é evidenciado na versatilidade ao compor diferentes paginações tanto em áreas internas, como externas.

Especificações: quadrado, 50 x 50 cm.

 

Procurando por Artefatos em Cimento em Sorocaba? Confira:

 

FINESTRE

Cobogó Finestre aplicado em uma varanda | Imagem: divulgação

Com linhas retas e design volumétrico imponente, seu elemento vazado não esconde nenhum dos espaços. Fabricado com textura lisa e acabamento nos dois lados, é possível pintar o cobogó para que o elemento se adeque aos projetos arquitetônicos mais ousados. Disponível na cor branca, o Finestre por ser aplicado em áreas internas e externas.

Especificações: quadrado, 50 x 50 cm.

 

QUADRI

Cobogó Quadri empregado na integração entre quarto e sala de estar | Imagem: Divulgação

Com uma inspiração industrial e moderna, o Quadri aposta em sua forma quadrada e no vazamento retangular que expressão contemporaneidade. Com acabamento rústico e cheio de estilo, funciona como um ousado divisor de ambientes, valorizando o espaço como um todo. Na cor concreto, combina com o décor de áreas cobertas e descobertas.

Especificações: quadrado, 40 x 40 cm.

 

Procurando por Artefatos em Cimento em Sorocaba? Confira:

ANGOLO

Cobogó Angolo trouxe contemporaneidade ao living | Imagem: divulgação

Toques de minimalismo e estilo industrial marcam o cobogó Angolo. Com acabamento de concreto em ambos os lados, forma uma composição bastante interessante, pois permite a execução de múltiplas paginações. A sensação de aconchego é obtida através dos elementos vazados, que arejam e iluminam ambientes internos e externos.

Especificações: quadrado, 40x 40 cm.

 

ARESTA

Cobogó Aresta agrega efeitos arquitetônicos na fachada  | Imagem: divulgação

Com desenho vazado em triangulações e trapézios, o Aresta conta com linhas precisas e proporções ousadas. Atrelada às questões de funcionalidade e estética, a peça esboça um novo conceito de elementos vazados, acompanha características de menor espessura e, consequentemente, menor peso. A tecnologia empregada na fabricação do Aresta assegura alto grau de resistência, até 150 mpa, abrangendo a utilização em ambientes internos e fachadas de grandes proporções.

Especificações: cor grafite, quadrado, 100 x 100 cm.

 

Completando o acervo, a também existe o concreto translúcido. “Embora não seja vazado, conceitualmente pode ser considerado um cobogó.

Procurando por Artefatos em Cimento em Sorocaba? Confira:

LÚMINA

Investimentos, pesquisas e tecnologia compõem o Lúmina | Imagem: divulgação

Alta tecnologia dá vida à peça de concreto translúcido para parede: uma união da robustez do concreto lixado combinado às propriedades translúcidas de seus polímeros internos.

O resultado se traduz como uma inovação criativa que transfere leveza e elegância. Mais do que um elemento convencional, o Lúmina abre portas para a imaginação de maneira arrojada, possibilitando a impressão da personalidade de maneira sustentável, autêntica e única.

Alinhado com a pauta da sustentabilidade, promove um maior aproveitamento da iluminação natural e colabora para a redução do consumo de energia elétrica. Pode ser especificado em ambientes internos e em paredes externas cobertas.

Especificações: cores beton, crema e gelo, quadrado, 30 x 30 cm.

 

LUMIÈLLE

Peça de concreto translúcido com design que permite diferentes paginações, o Lumièlle apresenta acabamento lixado que evidencia o desenho formado por seus polímeros. Indicado para parede, eleva a imaginação no momento de especificar, resultando em composições extremamente arrojadas.

Assim como o Lúmina, colabora para o aproveitamento da luz natural nos ambientes, atuando na redução do uso de energia elétrica, e pode ser empregado em ambientes internos, como paredes externas cobertas. Disponível nas cores beton, crema e gelo.

Especificações: cores beton, crema e gelo, quadrado, 30 x 30 cm