Casa dos Jetsons: a automação residencial é uma realidade atual

Já pensou em ter uma casa conectada e inteligente? A tecnologia vem tomando conta da nossa vida, a cada dia mais. Atividades complexas e burocráticas, hoje podem ser resolvidas com um clique em um dispositivo na palma da sua mão. As empresas de tecnologia fazem investimentos altos em inteligência artificial para criarem soluções responsivas e acessíveis, o que fez com que as casas inteligentes como a dos filmes e desenhos como "Os Jetsons" (referência para quem viveu nas décadas de 70, 80 e 90) sejam possíveis na atualidade. Foi assim que surgiu a automação residencial. Essa é uma área que vem crescendo bastante a cada ano, e as empresas trabalham sempre para trazer novidades e soluções para o mercado, sempre acompanhando as tendências de consumo.



Nesse artigo, vamos falar sobre a automação residencial, as vantagens de ter esse sistema na sua casa e a importância de contratar bons profissionais para realizarem esse projeto.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

O que é automação residencial?


A automação residencial traz soluções para facilitar o cotidiano, oferecendo mais conforto e segurança para os moradores de uma residência através de um sistema automatizado de controle por aplicativos ou dispositivos. Nesse sistema, a tecnologia é utilizada no ambiente residencial para que tarefas simples e rotineiras, antes realizadas por humanos, possam ser feitas e programadas para um computador ou aplicativo realizarem. Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas, cortinas eletrônicas, alarmes de movimento, sistema de televisão e de som, luzes inteligentes e sistemas de monitoramento por câmera são exemplos das automações residenciais mais conhecidas.

Nos sistemas de automação residencial, todos os gadgets funcionam como um só e o cliente tem total controle sobre tudo através de aplicativos. Os sistemas são adaptados aos hábitos, necessidades e gostos de cada família ou pessoa e podem ser controlados a qualquer distância, inclusive estando em outro país.


Vantagens de investir em automação residencial

Um sistema de automação residencial traz comodidade, conforto, segurança e até sustentabilidade. Mas essas não são as únicas vantagens. Se aplicada com de maneira correta e com os cuidados necessários, a automação residencial se torna um importante aliado, principalmente na segurança da casa.

Confira as principais vantagens da automação residencial:

1. Segurança

Muito utilizado também por pessoas que possuem crianças, animais de estimação e pessoas de idades mais avançadas, o sistema de monitoramento por câmeras de segurança é o mais conhecido sistema de automação residencial. E essa também é uma das principais vantagens da automação residencial. Perto ou longe de casa, você consegue controlar tudo que está acontecendo dentro e fora dela, através do controle das câmeras por um aplicativo integrado ao seu sistema de automação residencial, trazendo mais confiança e segurança para a sua família.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:


2. Praticidade e Comodidade

A automação residencial nos permite realizar quase qualquer tipo de atividade: acender e apagar luzes, ligar o ar-condicionado ou a lareira, alimentar um animal de estimação, abrir e fechar portas e portões, subir ou abaixar cortinas, irrigar plantas, acionar um robô de limpeza, ligar o forno, acionar um botão de turbo para a geladeira, preparar um café enquanto você se aproxima de casa, entre outras praticidades e comodidades, tudo isso controlado através de aplicativos simples e integrados.


3. Casa inteligente

Uma das principais vantagens da automação residencial e principal motivo pelo qual ela é buscada, é a possibilidade de "ensinar" aos seus dispositivos o que fazerem com apenas um clique. É possível criar modos personalizados, para diversos momentos, onde a casa irá se ajudar de acordo com as preferências programadas por você na automação residencial.

Você pode, por exemplo, integrar o portão de casa ao GPS do seu carro para abrir o portão quando você estiver a determinada distância de casa. Pode programar o quarto para abaixar as cortinas, colocar o ar-condicionado em determinada temperatura e apagar as luzes quando estiver se aproximando do seu horário de dormir, ao mesmo tempo, que pode programar o abrir das cortinas, desligar o ar-condicionado e tocar um alarme ou música para te ajudar a acordar. 

4. Sustentabilidade

Com a automação residencial, é possível utilizar alguns dispositivos para gerenciar o consumo de energia da casa, o que ajuda a reduzir desperdícios e pode diminuir o valor das contas de luz e água.
O sistema possui uma inteligência artificial que consegue detectar onde estão os maiores consumos e ajuda e otimizar os gastos, fazendo um uso consciente da energia e da água, tudo isso através do sistema de automação residencial.


Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:



Qual o custo de um projeto de automação residencial?

Uma dúvida comum sobre automação residencial é qual o seu custo. Tudo vai depender do que o morador deseja que a residência tenha.

Uma instalação simples costuma custar a partir de R$ 3 mil. Já um pacote que inclui luzes, ar condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras custa a partir de R$ 15 mil.


Aplicativos de celular para automação residencial


Apenas com uma empresa confiável e um especialista no assunto, será possível saber qual aplicativo será o indicado para as suas necessidades. Mas, antes de contratar, você pode conhecer algumas opções que estão disponíveis. Abaixo, estão algumas opções:

Alarm.com: permite ligar ou desligar luzes e assistir vídeos de câmera de segurança em tempo real;

Mobile Pro Control: com ele, é possível controlar as cortinas ou ligar o ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa;

Comand Fusion: é um dos mais importantes aplicativos, pois informa se a ação solicitada foi executada;

Mydlink: avisa em caso de superaquecimento de algum dispositivo, evitando incêndios;

Xfinity: possibilita acesso a luzes e câmeras.