Calhas e rufos: entenda a importância para seu projeto

Quando se trata de proteção para telhado, paredes e muros, as calhas e rufos são itens que não podem faltar em um projeto. Investir nesses produtos ajudará a manter o imóvel mais seguro contra as ações da chuva. Além disso, esses componentes vão colaborar para que a edificação se mantenha conservada por muito mais tempo.

Sendo assim, é fundamental que, ao escolher suas calhas e rufos, você tenha em mente as principais informações sobre os itens e suas reais necessidades nos diferentes tipos de construções.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com orientações para você saber o porquê de utilizar esses produtos e como incluí-los no seu projeto de maneira adequada. Confira agora mesmo. Boa leitura!

1. O que são calhas e rufos

As calhas e os rufos são componentes que têm por objetivo fazer a proteção de edificações contra as ações da chuva. As calhas são estruturas em formato de canal, colocadas junto aos telhados com a finalidade de coletar a água pluvial e encaminhá-la para os condutores.

Enquanto as calhas fazem o escoamento da água dos telhados, os rufos são peças utilizadas para evitar a infiltração. Eles são moldados e fixados sobre muros e paredes expostas, atuando para não ocorrer acúmulo de água nesses locais.

2. Qual a importância desses elementos

Quando se usa as calhas e os rufos, é possível deixar um imóvel menos suscetível à ação da umidade causada pela água da chuva, mantendo em segurança a alvenaria, as telhas e demais componentes da edificação. Assim sendo, evita-se o surgimento de mofo e de mau-cheiro, e também de apodrecimentos.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Outro grande benefício das calhas é que ela evita que a água do telhado caia diretamente no solo, o que poderia causar alagamentos e corrosões no terreno, ou prejuízos às calçadas e jardins. Além disso, dessa forma, diminui a quantidade de respingos projetados para dentro do imóvel. 

3. Quais tipos de calhas e rufos utilizar

Agora que você já sabe por que é tão importante incluir esses elementos na sua construção, é necessário entender que existem vários tipos de calhas e rufos. Há, por exemplo, calha moldura, calha platibanda, calha embutida, calha cocho, rufo de encosto, contra rufo, rufo de dilatação, entre outros, dependendo da aplicação. Entenda mais sobre os rufos neste artigo

Com relação ao material, há diversas opções, mas o aço galvanizado é o que apresenta grandes vantagens. Calhas e rufos galvanizados têm maior resistência, durabilidade, boa estética e baixo risco de corrosão. Sendo uma ótima escolha para você que busca uma construção de qualidade e com ótimo custo-benefício. 

Calhas e rufos, como você pôde notar, são produtos que não podem ficar de fora de um projeto. Independentemente do tamanho e da finalidade do imóvel, é preciso investir nesses itens de proteção.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:



Se você pretende garantir uma construção de qualidade, invista em bons materiais. A Hidráulica é especializada na produção e instalação de acessórios galvanizados para telhados. Aqui você encontra tudo que precisa em calhas e rufos. Conheça mais sobre nossa empresa e nossos produtos. Entre em contato!


Agradecimento especial para A Hidráulica Calhas - Sorocaba por haver concedido a matéria!

Saiba mais em:
https://www.ahidraulicacalhas.com.br/