Automação residencial: Modismo ou tendência futurista?
Imagem/reprodução: Canva
A automação residencial está longe de ser um modismo passageiro. Grandes empresas de tecnologia, como Apple, Samsung e LG, entre outros, estão investindo pesado no segmento de casas inteligentes, as "smart homes". Isso demonstra que este mercado está se consolidando cada vez mais. Um dos principais fatores que impulsionam o crescimento da automação residencial é o ganho de escala proporcionado pela indústria como um todo, que tem viabilizado soluções mais acessíveis e confiáveis.
Esse cenário é comparável à evolução tecnológica no mercado automotivo. Você lembra quando o câmbio automático e centrais multimídia eram considerados itens de luxo? Hoje, eles são padrão na maioria dos carros fabricados. Assim como aconteceu com os veículos, a automação residencial também passa por um processo de amadurecimento e adaptação cultural, mas o seu momento de democratização chegou. Com soluções para diferentes perfis de residências, a automação está cada vez mais ao alcance de todos.
Qual é o perfil do público da automação residencial?
Imagem/reprodução: Canva
Embora as gerações mais recentes, Gerações Z e Milênios, tenho nascido já imersas em um mundo digital, e por consequência adotam mais facilmente as tecnologias mais recentes, no entanto a automação residencial não se limita necessariamente a um único perfil de consumidor. Sua utilidade vai além de faixas etárias e estilos de vida.
O conforto, a praticidade, a valorização do imóvel e a acessibilidade são alguns dos benefícios que tornam a automação uma necessidade cada vez mais evidente para diversos públicos. Imagine controlar luzes, temperatura e até dispositivos de segurança com apenas alguns cliques ou comandos de voz. Para quem busca eficiência no dia a dia, ou mesmo para quem possui necessidades específicas de acessibilidade, os sistemas de automação podem ser soluções valiosas.
Se você está precisando de automação residencial em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.
O que levar em conta ao automatizar uma casa
Imagem/reprodução: Canva
O planejamento é essencial para quem deseja implementar automação residencial, especialmente em construções novas ou reformas. A camada tecnológica deve ser considerada como parte essencial no projeto de uma casa ou apartamento modernos, então o projeto de tecnologia precisa nascer junto e ao lado dos projetos civil, elétrico, arquitetônico e luminotécnico. Aqui estão algumas dicas práticas para considerar na camada de tecnologia do projeto do seu imóvel:
- Infraestrutura preparada para a automação: Mesmo que não utilize de imediato, deixe a casa pronta para receber a automação no futuro;
- Rede elétrica ajustada para a automação sem fio: Mesmo a automação sem fio que se mostra mais flexível e ajustável a uma série de cenários de construção e ou reforma, porém essa também requer uma rede elétrica preparada devidamente, tanto para alimentar, quanto para ser controlada pela automação sem fio;
- Rede cabeada e Wi-Fi eficiente: Tenha uma rede estruturada para garantir boa conectividade. Considere uma rede independente para os dispositivos de automação;
- Distribuição de som ambiente e home cinema: Planeje a infraestrutura para a passagem da fiação de um sistema de som ambiente integrado, assim como o seu home cinema.
E por fim, não se esqueça, se está pensando em construir ou reformar um imóvel, não deixe de fora o planejamento e o projeto com a previsão de todos os itens acima, e mesmo que você não instale todos de uma só vez o custo de fazê-los em fase será bem menor se forem previamente planejados. A automação residencial está transformando o conceito de lar. Seja pela praticidade, pela valorização patrimonial ou pela inclusão, este é o momento para investir em casas inteligentes.
Essa matéria foi concedida pelo parceiro Wise Space. Muito obrigada Wise Space pelo material disponibilizado! Clique aqui para saber mais sobre a Wise Space.