Automação residencial e projetos de instalação

No programa Mãos à Obra de hoje do Canal do Construtor, Will Saraviego vai até o SENAI de Sorocaba-SP para conversar com o professor Jandir Moreira Farrapo que fala sobre automação residencial e projetos de instalação.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

A automação residencial tem o objetivo de tornar a vida das pessoas mais prática, segura e confortável dentro de suas residencias, sem deixar de lado o aspecto pessoal e familiar necessário a um agradável ambiente. Entre estas práticas encontra-se, por exemplo, a operação de sistemas como segurança, iluminação, controle térmico e entretenimento.

Dentro do conceito de automação residencial, três são os graus de integração destes sistemas:

• Sistemas Autônomos - são sistemas independentes e não há a interligação entre os dispositivos;

• Sistemas Integrados - todos os sistemas estão integrados a um controlador (central de automação);

• Sistemas Complexos - princípio de funcionamento da casa inteligente, onde o sistema pode ser personalizado de acordo com a vontade do usuário.

O mercado de materiais elétricos utilizados em projetos elétricos se inova com o passar dos anos, hoje em dia já é possível fazer instalações elétricas com materiais baratos e com maior qualidade.

Procurando por Automação Residencial em Sorocaba? Confira:

Farrapo explica que não é possível substituir um projeto de instalação básica por um projeto de automação residencial. Existem materiais que são usados em aulas práticas de sala de aula, que ensina aos alunos qual a função e quais dispositivos são necessários para realização de um projeto de automação, como cabos e disjuntores. Farrapo também mostra diversos dispositivos utilizados em sistemas de acionamento de sistemas de alarme contra incêndio, sistema de bombeamento, sistemas para bombas submersas assim como todo sistema que envolve sistemas de alarme de gás, fumaça e sistema de acionamento de bombeiros que é exigido por lei.

A dica do Mão a Obra de hoje é sempre que foi realizar uma obra, reforma ou projeto de instalação, contrate profissionais regulamentados. Como a automação é uma tecnologia de integração que incorpora conhecimentos de diversas áreas como sistemas de segurança eletrônica, de áudio e vídeo, de informática, de redes e TI, entre outras, podemos encontrar profissionais experientes destas áreas e rapidamente transformá-los em Integradores aptos a atender clientes de automação residencial.

A automação residencial é um mercado em crescente expansão. A Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) estima que no Brasil, nos próximos 5 anos, cerca de 40% das residências de médio e alto padrão apresentarão algum sistema de automação.