Aprenda a configurar o controle do portão automático

Imagine a cena: está caindo uma chuva daquelas, você está chegando em casa e o portão da garagem é manual, ou seja, será preciso saltar do carro para abri-lo. Esse é o exemplo perfeito de como a automação pode tornar a sua vida mais prática, já que essa chateação não seria necessária se você tivesse um portão automático.

 



Procurando por Portões Automáticos em Sorocaba? Confira:

Mas, quando chega a hora de configurar o controle remoto do portão ou fazer a manutenção, em geral chamamos um profissional para ajudar. No entanto, com os cuidados adequados é possível sincronizar os comandos e configurar o controle em casa. E nunca mais terá dor de cabeça na hora de entrar. Te damos todas as dicas a seguir!

 

Como configurar o controle do portão automático

1 - Abrindo a caixa do motor para reiniciar a placa central

O primeiro passo para configurar o controle é resetar o sistema. Para isso, desparafuse a tampa que protege o motor do portão automático e procure, na placa central, um pequeno botão com uma luz de LED ao lado, escrito "learn", "setup", "codi" ou "start". Pressione-o por cerca de 10 segundos aproximadamente.

 

 

É importante dizer que, ao "zerar" ou "resetar" a máquina, todos os controles previamente memorizados serão esquecidos. Portanto, lembre-se de separar todos os equipamentos para sincronizar os antigos e os novos.

 

Se você está precisando de um portão automático em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Atenção: após manusear a caixa protetora do motor, tenha cuidado ao fechá-la. Geralmente, o equipamento tem uma borracha de vedação para impedir a entrada de água no interior, o que certamente seria fatal para o sistema eletrônico. Por isso, quando terminar a manutenção, verifique se tudo está bem encaixado, principalmente a borracha.

 

2 - Como codificar o controle remoto

Depois de zerar o controle remoto, pressione novamente o mesmo botão para acender o LED localizado ao lado - dependendo do modelo, a luz pode piscar. Enquanto o sinal estiver ligado (30 segundos aproximadamente), aperte o controle de portão que deseja sincronizar, espere o LED piscar e, então, pressione-o novamente. Pronto, está configurado!

 

3 - Repita o processo para codificar outros controles

quantidade de controlesconfigurados depende das características da placa, mas existem modelos de portões automáticos com capacidade de codificação para até 100 comandos remotos. Além disso, é importante dizer que um mesmo controle pode ser programado em outros sistemas para abrir dois portões diferentes.

 

4 - Verifique a compatibilidade entre o controle e o sistema do portão

Caso o controle remoto a ser codificado tenha sido comprado separadamente, é importante checar a compatibilidade dele em relação à placa do portão. Geralmente, o termo principal é a frequência (433 MHz é a mais comum), mas também existem modelos de controle de 292 MHz. Feita essa análise, tudo certo para configurar o seu portão de garagem automático e tornar a sua vida mais prática!




Via: https://www.leroymerlin.com.br/dicas/aprenda-como-configurar-o-controle-de-portao-automatico-para-tornar-sua-vida-mais-pratica