Aprenda a calcular a quantidade certa de tinta para pintar uma parede

A pintura é parte essencial de qualquer construção, afinal, as cores escolhidas e os tipos de tinta utilizados irão servir como base para toda a decoração e harmonia dos espaços. Diante da quantidade de opções de cores e tipos de tintas existentes no mercado, é bastante comum que existam dúvidas a respeito do assunto. Uma das dúvidas mais comuns é a respeito da quantidade ideal de tinta para concluir a pintura de um cômodo. Nessa matéria, vamos te dar dicas essenciais para que você faça a melhor escolha.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Tamanhos das embalagens de tintas

Para entender um pouco melhor sobre as quantidades ideais de tintas, a primeira etapa é conhecer os 3 tipos de embalagens disponíveis no mercado e o rendimento de cada uma delas.

A maior embalagem de tinta disponível é a de 18 litros, que possui capacidade para pintar aproximadamente 120 metros quadrados, com duas demãos de cobertura, considerando uma cor clara pintada sob outra cor clara. Para a pintura acima de tons escuros, você precisará de mais demãos. A próxima opção é o galão redondo, que possui capacidade de 3,6 litros e um rendimento de aproximadamente 40 metros quadrados. O menor tamanho é o de 900ml, e ele possui um rendimento médio de 10 metros quadrados.

 

blue paint brush

Imagem: Unsplash

 

Tirando as medidas da parede

Antes de escolher o tamanho do galão de tinta que você irá comprar, é importante saber as medidas da área que será pintada. Para isso, você deve medir a sua parede utilizando uma trena. Tire a medida da altura e da largura da parede e multiplique esses valores, o resultado é a quantidade de metros quadrados que a área possui. Por exemplo, 3 metros de largura por 2,5m de altura, dará um resultado de 7,5 metros quadrados por parede. Adicionamos aí as 4 paredes e também o teto, ou seja, multiplicaremos por 5 e o resultado será de 37,5 metros, que é basicamente o rendimento do galão de 3,6 litros. Calculando dessa forma, você irá comprar a quantidade correta de tinta, evitando desperdício de dinheiro, de tempo (você não precisará voltar novamente à loja para comprar outro galão) e de espaço (você evita comprar tinta em excesso e ter que guardar o que sobrou).

 

Se você está procurando por tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

As tintas econômicas, como o próprio nome sugere, costumam ser mais baratas, o que pode ser uma vantagem e um atrativo para quem procura um produto mais acessível. Por outro lado, esta categoria oferece um rendimento relativamente baixo, ou seja, o número de demãos necessárias para se obter um bom acabamento tende a ser maior. Uma vez que este tipo de tinta oferece menor resistência a intempéries e aos efeitos do tempo, não é recomendada para pinturas externas. A média de duração é de dois anos. Assim, esta categoria se adequa bem a espaços internos, com baixo nível de abrasão, como, por exemplo, um forro de gesso.

 

four orange, green, blue, and red paint rollers

Imagem: Unsplash