Andaimes e a Rede elétrica

Andaimes e a Rede elétrica

 

Acidentes envolvendo a rede elétrica são, infelizmente, muito corriqueiros na vida de quem trabalha com construção civil. Nesse artigo queremos dar uma atenção especial para os acidentes que podem vir a ocorrer quando trabalhamos com andaimes próximos da rede energizada.

Deve-se ter o máximo de cuidado possível uma vez que esse tipo de acidente é, na maioria dos casos, fatal.

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

Quando um andaime encosta na rede elétrica ele funciona como um condutor da eletricidade do fio até o chão. E quando o trabalhador está em contato com esse andaime ele recebe a mesma descarga elétrica. Para evitar que acidentes desse tipo aconteçam é de suma importância planejar as atividades que serão realizadas na obra. Analisar as atividades previamente servirá para identificar as situações que podem representar riscos e precisam de controle. E as redes energizadas estão em todos os lugares, por isso a análise das tarefas se faz indispensável.

 

Quando se planeja como o trabalho vai ser realizado podem ser tomadas as medidas necessárias para evitar um acidente. Medidas essas como:

  • movimentar o andaime de outra maneira;
  • fazer a movimentação por outro caminho;
  • evitar a atividade naquele lugar e/ou
  • desenergizar o ambiente.

 

Vale dizer que o risco de tombamento do andaime também é real, então sempre que for movimentá-lo precisa-se ter atenção R-E-D-O-B-R-A-D-A!

Procurando por Andaimes em Sorocaba? Confira:

A NR-10 recomenda no mínimo 2,5 metros de distância de fios e/ ou postes energizados. Isso porque para efetiva segurança dos trabalhadores é preciso se levar em conta a zona de risco e a zona de risco controlada, uma espécie de zona de segurança expandida. Na qual os trabalhadores também ficarão protegidos caso algum instrumento venha a se descontrolar e escorregar de suas mãos.

Esse é um pequeno manual de como acidentes envolvendo andaimes e a rede elétrica podem ser evitados. Outras medidas também podem e devem ser levadas em consideração uma vez que o mais importante aqui é preservar a vida.