Andaimes e a Rede elétrica

Imagem da internet

 

Acidentes envolvendo a rede elétrica são, infelizmente, muito corriqueiros na vida de quem trabalha com construção civil. Nesse artigo queremos dar uma atenção especial para os acidentes que podem vir a ocorrer quando trabalhamos com andaimes próximos da rede energizada. Deve-se ter o máximo de cuidado possível uma vez que esse tipo de acidente é, na maioria dos casos, fatal.

 

Quando um andaime encosta na rede elétrica ele funciona como um condutor da eletricidade do fio até o chão. E quando o trabalhador está em contato com esse andaime ele recebe a mesma descarga elétrica. Para evitar que acidentes desse tipo aconteçam é de suma importância planejar as atividades que serão realizadas na obra. Analisar as atividades previamente servirá para identificar as situações que podem representar riscos e precisam de controle. E as redes energizadas estão em todos os lugares, por isso a análise das tarefas se faz indispensável.

 

Quando se planeja como o trabalho vai ser realizado podem ser tomadas as medidas necessárias para evitar um acidente. Medidas essas como:

  • movimentar o andaime de outra maneira;
  • fazer a movimentação por outro caminho;
  • evitar a atividade naquele lugar e/ou
  • desenergizar o ambiente.

 

Vale dizer que o risco de tombamento do andaime também é real, então sempre que for movimentá-lo precisa-se ter atenção R-E-D-O-B-R-A-D-A!

 

A NR-10 recomenda no mínimo 2,5 metros de distância de fios e/ ou postes energizados. Isso porque para efetiva segurança dos trabalhadores é preciso se levar em conta a zona de risco e a zona de risco controlada, uma espécie de zona de segurança expandida. Na qual os trabalhadores também ficarão protegidos caso algum instrumento venha a se descontrolar e escorregar de suas mãos.

 

Esse é um pequeno manual de como acidentes envolvendo andaimes e a rede elétrica podem ser evitados. Outras medidas também podem e devem ser levadas em consideração uma vez que o mais importante aqui é preservar a vida.