Aluguel de máquinas pesadas: quais as principais vantagens?

A utilização de máquinas pesadas, seja na indústria, construção civil ou agropecuária, é sinônimo de otimização de tempo e recursos, além de produção com elevados índices de qualidade. No entanto, a aquisição de uma máquina dessas representa um custo elevado, além de outros gastos associados. Por isso, o aluguel de máquinas pesadas tem se apresentado como uma opção fácil e segura para suprir as demandas temporárias por esses equipamentos. 

Veja a seguir as vantagens de investir em aluguel de máquinas e equipamentos, e ainda, os cuidados necessários para se fazer um bom negócio. 

Procurando por Aluguel de Máquinas e Equipamentos em Sorocaba? Confira:

Vantagens do aluguel de máquinas pesadas

 

equipo pesado amarillo y negro

A locação de máquinas pesadas significa usufruir apenas das vantagens desses equipamentos. Isso porque, a aquisição de uma nova envolve diversos custos, como: manutenções periódicas da máquina , seguros para proteção do equipamento, investimento em meios para transportar o equipamento, bem como local apropriado para seu armazenamento, entre outros. Ao alugar uma máquina, você não despende capital com esses gastos. 

Além disso, é importante destacar que, com o aluguel de máquinas pesadas você pode escolher, entre uma grande variedade de máquinas, aquelas que vão atender melhor ao seu projeto. No caso da aquisição, é necessário fazer um investimento alto e nem sempre a empresa pode arcar com a compra de diversificados itens para atender demandas bem específicas. 

Economia e vantagem competitiva 

Quando falamos de projetos de curto e médio prazo, o valor para a locação de uma máquina é, muitas vezes, inferior ao de sua aquisição. Além disso, nesse tipo de investimento, seu valor entra no próprio orçamento do projeto que está sendo executado. Ou seja, não se acumulam despesas, como as das parcelas de financiamento. 

Vale lembrar ainda que, dessa forma, você sempre trabalha com máquinas de última geração. Com o passar dos anos, as máquinas vão sendo atualizadas, e na locação você pode investir sempre nos melhores e mais modernos modelos, sem se preocupar com a depreciação e desatualização do item. 

Ganhe com o tempo 

Seu lucro com um projeto pode ser ainda maior se você executá-lo de forma mais rápida, certo? Com a ajuda de uma ou mais mãos mecânicas das máquinas pesadas você ganha em produtividade. Então, o aluguel de máquinas e equipamentos se apresenta realmente com uma vantagem incrível para você economizar e fazer mais em menos tempo. 

Procurando por Aluguel de Máquinas e Equipamentos em Sorocaba? Confira:

Mão de obra

 

hombre parado frente a sierra ingletadora

Com máquinas alugadas você não precisa manter no seu quadro de funcionários profissionais especializados na operação de máquinas e equipamentos, pode contratá-los sob demanda. 

Retorno sobre o investimento

Quer ter certeza de que o aluguel de máquinas pesadas é a opção certa para o seu modelo de negócio? Você pode comprovar isso por meio do cálculo de Retorno Sobre o Investimento. Para isso, leve em consideração as seguintes variáveis: 

Conta básica de ROI: subtração de gastos em relação aos ganhos obtidos com o investimento. 

Conta complexa de ROI – acrescente a essa matemática as seguintes variáveis:

  • Juros (que podem ser adicionados em caso de parcelamento de pagamento da taxa de locação); 
  • Treinamento de sua equipe profissional para operar certas máquinas;
  • Mão de obra terceirizada;
  • Frete;
  • Custo de ociosidade do maquinário (entre o fechamento do contrato e o uso efetivo das máquinas).

O Retorno Sobre o Investimento varia de caso para caso, colocando todos esses valores na ponta do lápis irá conseguir fazer uma comparação de forma mais clara em relação à aquisição de um maquinário. 

O aluguel de máquinas pesadas é seguro? Como fazer um bom negócio? 

 

persona con herramienta eléctrica naranja y negra

Você já pode perceber como é mais econômico investir no aluguel de máquinas pesadas. Mas, pode estar se perguntando, isso é seguro? Existem riscos associados? 

As máquinas e equipamentos disponibilizados para locação passam por vistorias e inspeções antes de entregar o item nas mãos do locador, e também logo quando ele volta para a responsabilidade do locatário. Dessa forma, as máquinas estão sempre em plenas condições de uso. 

Mas, para se prevenir no momento de fazer esse investimento opte por fazer negócio com uma empresa de tradição e comprovadamente de qualidade. Assim, garante que estará trabalhando com os melhores itens disponíveis no mercado.