A Versatilidade do vidro na construção civil

O uso do vidro vem sendo repensado nos últimos anos. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram várias aplicações adjacentes as normais. As vidraçarias estão ganhando espaço e destaque na construção civil e, por isso, viemos falar um pouco sobre o uso do vidro na construção residencial.

Procurando por Vidraçarias em Sorocaba? Confira:

As fachadas de vidro se tornaram populares na construção empresarial onde grandes edifícios, ganham fachadas de vidro, muitas vezes espelhadas, que dão um aspecto corporativo a construção.

Porém, na construção residencial o vidro aparece com diferentes aplicações, e os diferentes tipos de tratamento do vidro aumentam sua funcionalidade ainda mais, o que acaba tornando o vidro a melhor opção para várias aplicações na obra.

TIPOS DE VIDRO SUAS APLICAÇÕES E FUNCIONALIDADES

Os tipos de vidro variam de acordo com o tratamento que ele recebe na fabricação, todos partem de um composto básico. A mistura de Areia (sílica), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio, e pode ser incolor, verde, fumê e bronze.

Esse vidro é chamado de vidro float ou vidro comum, é dele que partem todos os outros tipos de vidro.

Os vidros podem receber diferentes tipos de tratamento, que lhe darão resistência, textura, pigmento, controle de passagem de luz entre outras coisas.

A arquitetura moderna trouxe uma necessidade para o mercado de vidraçarias, que é o uso do vidro como estrutura.

Com isso o mercado obrigou-se a se adequar criando diferentes tipos de vidro, são vidros ultra resistentes, com tecnologia de segurança em caso de quebra, e tecnologias que auxiliam o controle de temperatura do ambiente.

Além disso o mercado conta com diferentes texturas e tecnologias de produção e impressão de vidros, trazendo ainda mais o vidro como ferramenta de decoração e ambientalização.

Existem normas para o uso de vidros essas devem ser respeitadas, por questões óbvias de segurança na utilização

Vamos passar por alguns dos tipos mais comuns de vidro.

Procurando por Vidraçarias em Sorocaba? Confira:

VIDROS DE SEGURANÇA

Conhecidos como vidros de segurança o vidro temperado, laminado e aramado.

possuem características que aumentam sua resistência e segurança no caso de quebra.

O vidro temperado consiste no vidro float após passar por um processo de aquecimento e resfriamento subido, conhecido como têmpera, este processo faz com que o vidro temperado ganhe resistência, e uma característica de quebra interessante, os cacos do vidro temperados são arredondados, ou seja ele não forma cacos pontiagudos e cortantes.

Porém após pronto o vidro temperado não pode ser furado ou cortado, apesar de poder ter diferentes formas e tamanhos, tudo isso precisa ser pensado previamente a fabricação.

O vidro laminado ganha esse nome pois consiste em duas lâminas de vidro comum, com uma fina película de resina ou PVB, essa película tem o intuito de segurar os cacos no caso de quebra, fazendo com que não se espalhem. Além do mais essa fina película acaba servindo também como isolante térmico e acústico. Ele pode ter várias cores de acordo com a combinação das cores das lâminas de vidro usadas e das películas.

O vidro aramado é um vidro comum impresso com uma grelha metálica que segurar vidro caso haja quebra, ele também apresenta boa resistência ao fogo, índices maiores de resistência ao fogo e essa grade que segura o vidro no caso de quebra fazem do vidro aramado, um vidro considerado de segurança.

OUTROS TIPOS DE VIDRO

Os vidros impressos, são vidros que ganham em uma ou ambas das faces desenhos ou texturas impressos, se você quer ter privacidade mas manter a passagem de luz, um vidro impresso é ideal pra você. Nós vimos o vidro impresso atrelado com o aramado, porém essa técnica pode ser usada em diferentes tipos de vidro, tais como, laminado, temperado, jateados, espelhados ou comuns.

Comum na decoração, você com certeza já deve ter visto vidros impressos aplicados em diferentes situações, e com diferentes funcionalidades. Fachadas, boxes e divisórias são apenas algumas das aplicações possíveis desta tecnologia.

No Brasil o vidro impresso também é conhecido como “vidro fantasia", porém cada textura vai dar um nome diferente ao vidro impresso.

O QUE PENSAR NA HORA DE ESCOLHER MEU VIDRO

Quando for escolher vidros para sua obra, você precisa pensar na resistência, temperatura, e opacidade do vidro. É imprescindível a escolha de bons profissionais, para qualquer projeto, a escolha do tipo de vidro adequado e a espessura precisar ser feita com cautela, pois a manutenção do vidro é bastante cara.

O fator preço é algo a se pensar, por ser um material caro, é importante ter uma boa lista de fornecedores, só assim você vai ter um produto de qualidade com um preço justo.

O vidro é uma ótima opção para arquitetura de ambientes externos, e serve como forte elemento na decoração de ambientes internos, em nosso post sobre escadas falamos sobre a escada de vidro, que é uma das tantas aplicações deste material.