A importância dos Materiais Elétricos e Planejamento Elétrico para sua obra

Todos sabem a dor de cabeça que são os problemas elétricos, os problemas vão de lâmpadas queimadas ou até mesmo problemas com aparelhos eletrônicos, isso em projetos onde foram usados materiais elétricos de qualidade.

Muitas obras e reformas não tem planejamento elétrico, e várias decisões importantes são tomadas, na execução o que torna o desperdício de materiais algo muito comum em vários pontos da construção.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR

A ideia é simples, e se aplica a outros aspectos da obra, se você planejar bastante, terá pouca dor de cabeça, com esse planejamento, você poderá reduzir custos da obra quanto a materiais elétricos, diminuir custo de instalações de sistemas elétricos, além de um visão clara do sistema elétrico da sua obra.

Pense muito bem no uso e ocupação da obra, a funcionalidade e a arquitetura vão ter demandas específicas da rede elétrica, portanto, é necessário entender qual é a finalidade do cômodo, por exemplo, sabemos que um escritório precisa de muitas tomadas, e que o material elétrico usado para fiação deve ser de qualidade, mas onde nós vamos posicionar essas tomadas? Quantos pontos de luz nós colocaremos? Por onde passam os fios? Qual a carga que esse cômodo vai ter no disjuntor?

Você já deve ter ouvido alguém falar de oscilação de luz quando o microondas está ligado, ou mesmo queda de disjuntor quando o chuveiro elétrico fica muito tempo ligado, esses são claramente problemas de uma rede elétrica não planejada.

PORQUE SABER COMO É A REDE ELÉTRICA DA SUA CASA É TÃO IMPORTANTE

Em determinado momento toda casa será reformada, ou mesmo a tecnologia avança e você vai querer instalar algum novo conforto eletrônico em seu lar, saiba que com uma rede elétrica planejada você poderá fazer isso de maneira simples, consultando a planta da rede elétrica, e fazendo as alterações nos pontos já pensados para isso.

O projeto elétrico residencial traz segurança também para os profissionais que vão realizar os serviços na sua obra, evita que decisões erradas sejam tomadas na execução e garante que cargas sejam bem distribuídas, na instalação evitando muitos problemas.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

MATERIAIS ELÉTRICOS DE BOA QUALIDADE E PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS

Escolher profissionais e marcas confiáveis já é uma dica comum aqui do Guia do Construtor, e ela se repete quando o assunto é material elétrico, e instalação elétrica é a mesma coisa, tome muito cuidado ao escolher os materiais eletricos, faça a partir da planta elétrica e opte por marcas de confiança, solicite ajuda a profissionais qualificados na hora de orçar seus materiais elétricos.

É importante também optar por profissionais qualificados, para a realização da instalação, sabemos a dificuldade de encontrar pessoas aptas ao trabalho de plantas elétricas e sabemos também que muitos profissionais não fazem uso de plantas da rede elétrica, por isso quando for contratar profissionais opte por profissionais completos com entendimento sobre plantas elétricas assim como profissionais com mão de obra qualificada.

DISJUNTORES OS GRANDES PROTETORES DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Disjuntores têm a função de controlar a corrente elétrica, com isso ele evitar sobrecargas na rede, eles detectam alterações na rede e picos de energia interrompendo o fluxo de energia para evitar danos.

Sobrecargas na rede elétrica geralmente se originam de uso de vários aparelhos ao mesmo tempo em uma rede mal planejada, se os disjuntores não fizessem seu trabalho corretamente, as consequências são perigosas, o curto pode levar a incêndios e a choques, além de queima de aparelhos e danificação dos materiais elétricos como fios, danificação do sistema elétrico e isolamentos.

Existem vários tipos de disjuntor, cada um é viável para um tipo de obra, casa, apartamento, na escolha também é necessário considerar qual o tipo de material elétrico usado, quais foram os cabos e fios utilizados.

Opte por planejar ao invés de remediar depois, com um bom planejamento você está seguro para investir corretamente, economizar em sua obra, e um projeto bem duradouro.

 

Encontre diversos fornecedores de materiais elétricos em Sorocaba no Guia do Construtorwww.guiadoconstrutor.com.br/materiais-eletricos-em-sorocaba