7 Dicas para Manter a Limpeza e a Organização com as Crianças em Casa

Neste dormitório executado pela arquiteta Patricia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, o clima infantil marcou presença com o móvel lúdico que guarda brinquedos e livros| Foto: Edson Ferreira 

 

Procurando por Decoração de Interiores em Sorocaba? Confira:

Uma afirmação uníssona entre papais e mamães diz respeito ao desafio constante de manter a casa sempre organizada quando a família tem crianças pequenas. Entre brinquedos espalhados, sujeira inesperada e uma agenda cheia, é possível, sim, encontrar meios que ajudem na tarefa essencial de manter os itens nos seus devidos lugares. 

 

Quem realiza essa afirmação é arquiteta Patricia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, com sua experiência como profissional e mãe. A seguir, ela relacionou sete dicas que resultam em ações práticas e criativas para os ambientes familiares: 

 

1) Espaços multiuso inteligentes 

 

Em primeiro lugar, ela enfatiza a importância de criar espaços multiúso e explica ser essencial considerar a funcionalidade de móveis com espaços de armazenamento embutido, como gavetas, nichos ou prateleiras, que ajudam a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças. 

 

2) Zonas de atividade

 

Para criar uma mesma conexão entre as crianças com a área de estudos, por exemplo, a arquiteta Patricia Miranda utilizou bancos coloridos que também armazenam os brinquedos. Para complementar, acrescentou uma escrivaninha que auxilia nos estudos das crianças. Temos, portanto, um espaço que também é bem-vindo para brincar! | Foto: Cacá Bratke 

 

Estabelecer zonas distintas de atividades em ambientes compartilhados é de extrema relevância, especialmente ao lidar com crianças pequenas. A definição de horários para estudo e brincadeiras não apenas oferece uma estrutura saudável para o desenvolvimento infantil, mas também maximiza o potencial de aprendizado e diversão. "Ao valorizar um espaço multiuso, onde as crianças podem explorar seu lado criativo enquanto se dedicam aos estudos, estamos não apenas fomentando a disciplina, mas também incentivando a imaginação e a flexibilidade", detalha Patricia.  

 

3) Materiais de fácil limpeza 

 

Quando se trata de escolher móveis e materiais para a casa, Patricia sugere eleger opções duráveis e de limpeza simplificada. Superfícies como couro sintético e tecidos resistentes às manchas são possibilidades inteligentes para móveis e estofados, e os pisos de madeira, vinil e porcelanato são infinitamente mais simples para limpar quando comparados ao carpete. 

Procurando por Decoração de Interiores em Sorocaba? Confira:

 4) Organização vertical 

 

Para a arquiteta Patricia Miranda, uma solução para evitar o chão frio para as crianças é o piso de madeira, que tende a não ficar tão gelado nos dias mais frios. Incorporar um tapete adiciona uma maior proteção para os pequenos | Fotos: arquivo pessoal e Cacá Bratke  

 

5) Envolvimento das crianças 

 

Para a mãe e arquiteta, é fundamental envolver as crianças nas tarefas de organização e limpeza. "Faça delas parte do processo, praticando, desde cedo, o hábito de guardar os brinquedos e contribuir com a realização de pequenas tarefas. Isso não só ajuda a manter a casa arrumada, como também promove o senso de responsabilidade”. 

 

Se você está precisando de decoração de interiores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores profissionais, confira nosso site.

 

6) Estoque produtos de limpeza seguros 

 

Com crianças em casa, é fundamental ter produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos. Na área de serviço, armários mais altos ou com portas pesadas cooperam no desafio de mantê-los longe de materiais que causam danos à saúde infantil. 

 

7) Decoração inteligente 

 

Um ambiente cheio de combinações e cores projetado pela arquiteta Patricia Miranda. Com um belo projeto de marcenaria, um beliche foi incluído neste dormitório. Os bancos coloridos e com tampas oferecem também a finalidade de receber os brinquedos | Fotos: Cacá Bratke

 

Use a decoração a seu favor”, aconselha Patricia, que sugere incorporar caixas organizadoras decorativas, cestas ou móveis que mesclem função e estética. Isso ajuda a manter a ordem enquanto complementa o design da casa. 

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Patricia Miranda do Raízes Arquitetos e DC33 pelo material disponibilizado.