6 erros para não cometer ao planejar uma cozinha

Não importa o quão diferente e único é o seu estilo de vida, muitas de suas atividades irão girar em torno ou acontecer dentro da cozinha: seja cozinhar, preparar um lanche rápido, tomar um café ou fazer um banquete para a família inteira. Afinal, hoje em dia, não apenas socializamos na cozinha, como o cômodo se tornou um lugar para reunir família e amigos.

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

Todas essas diferentes atividades levantam enormes desafios na hora de planejar uma cozinha. Independente do tipo ou estilo de cozinha planejada, ou suas necessidades e gostos na hora de montar cada detalhe, erros são muito comuns e podem acabar atrasando sua obra e até requisitando mais investimento e energia do que necessário.

Para ajudar você com a sua cozinha, neste artigo, iremos listar os erros mais comuns cometidos ao se planejar uma cozinha e como você pode evitá-los.


1. Não obstrua o acesso ao “triângulo” da cozinha

 

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Pelo “triângulo” da cozinha nos referimos à pia, ao fogão e a geladeira. Essa é a área de maior atividade no cômodo e que requer muita atenção para seu espaço não ser obstruído e garantir uma boa circulação. Dos três, normalmente é a pia que terá mais ação acontecendo ao seu redor, por isso deve ter fácil acesso e também uma boa ligação tanto com o fogão quanto com a geladeira.

Independente do tamanho da sua cozinha e disposição dos móveis e aparelhos, é essencial que a distância entre estes três principais elementos sejam em uma medida suficiente para comportar a circulação de pessoas.

 

2. SEM DESPERDÍCIO DE ESPAÇO PARA ARMAZENAMENTO AO PLANEJAR UMA COZINHA

 

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Cozinhas normalmente possuem muita coisa para guardar. Não apenas utensílios e objetos comuns, mas também novos eletrodomésticos e itens tecnológicos e modernos, um novo para cada recurso diferente. Manter tudo isso guardado de forma acessível pode ser difícil.

Pela dificuldade de se planejar não apenas para usar a cozinha, mas para guardar tudo dentro dela, esquecer de aproveitar cada canto como espaço de armazenamento é um dos principais erros na hora de montar uma cozinha.

Com planejamento, é possível minimizar a quantidade de espaços vazios em uma cozinha, principalmente se o seu tamanho é limitado. Uma dica é instalar prateleiras que possam estocar itens entre o chão e os armários, e entre estes e o teto. Nichos também são muito úteis, principalmente quando não é possível criar mais armários, especialmente devido ao tamanho ou falta de acesso na hora de abrir e fechar uma porta.

3. Não deixe a bancada de lado

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Uma das maiores reclamações sobre a montagem de uma cozinha é a falta de bancadas. Elas são extremamente importantes como zonas de apoio e outras atividades que requerem um espaço aberto e livre por algum tempo. Para otimizar espaços, alguns tipos de cozinha planejada inserem bancadas e outros espaços horizontais abertos em uma ilha no centro ou extremidade do cômodo. Seja onde for melhor para você, o importante é não se esquecer desse espaço.

Procurando por Cozinhas Planejadas em Sorocaba? Confira:

 

4. Má iluminação ao planejar uma cozinha

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Uma cozinha, diferente de outros cômodos da casa, não pode se dar ao luxo de ter uma má iluminação. Além de criar uma atmosfera ruim e desagradável, um ambiente escuro acaba por diminuir ainda mais o espaço que provavelmente já é pequeno. E, na hora de cozinhar e durante outras tarefas como lavar a louça, sem uma luz intensa e focada tudo isso pode estressar e virar um pesadelo.

Para que haja iluminação no ambiente todo, é preciso uma luz forte principal, no centro da cozinha. E, nas áreas de maior uso bem como aquelas que acabam por não serem tão iluminadas ou não serem privilegiadas com luz natural, uma dica é adicionar luzes embutidas embaixo de armários, além de luminárias ou lustres focando pia, mesa e fogão.

5. EXAUSTOR FAZ FALTA AO PLANEJAR UMA COZINHA

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Apesar de não se destacar muito ao compor o visual de uma cozinha, o exaustor (ou coifa) é essencial para lidar com os cheiros da cozinha. Se você costuma preparar muitas refeições, este aparelho será seu melhor amigo. O sistema de ventilação pode não ser muito comentado e, muitas vezes de forma errônea, ser deixado de lado. Mas lembre-se: umacozinha planejada não é completa apenas no visual, mas também em todas as suas funções. Ar limpo, frescor e nada de odor são necessidades essenciais para qualquer cômodo de sua casa ser agradável a todos.

6. Evitar ajuda profissional

Erros que voce esta cometendo em sua cozinha

Como você já deve ter percebido, planejar uma cozinha é tarefa difícil, principalmente sem ajuda de profissionais. Escolha empresas que possam te ajudar a dar garantia, segurança e qualidade de trabalho. Dessa forma, suas necessidades podem ser unidas ao estilo que mais lhe agrada, sem gastar energia, tempo nem fazer um investimento maior do que o necessário.

(via)