5 dicas para o armazenamento de materiais de construção

Em uma obra é importante garantir que os materiais sejam armazenados de forma organizada e protegidos contra intempéries, como chuva e sol. Além disso, é necessário adotar práticas de gestão de resíduos, como a separação correta dos materiais recicláveis e a contratação de empresas especializadas na destinação adequada dos resíduos gerados durante a obra.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

O armazenamento adequado dos materiais de construção é fundamental para evitar desperdícios e garantir a durabilidade dos produtos. Além disso, uma organização eficiente no canteiro de obras facilita o acesso aos materiais, agilizando o processo construtivo e reduzindo os custos com retrabalhos, evitando que você estoure o seu orçamento.

Cada tipo de material deve ser armazenado de uma forma diferente, com cuidados específicos. Estes cuidados vão desde proteção contra intempéries e maresia até furto e erosão. Existem materiais que devem ser armazenados na sombra, materiais transportados em palets, outros que por serem pequenos, devem vir embalados, etc.

 

Dica 1 – Siga as instruções do fabricante

 

 

Grande parte dos materiais de construção são acompanhados de instruções de armazenamento e manuseio, como por exemplo cimento, argamassa e revestimentos. Essas informações estão ali para garantir as características originais do produto e sua qualidade na hora de ser usada.

No caso de materiais mais sensíveis ou com uso específico, as instruções são importantes porque em caso de defeito ou comportamento inadequado no momento da aplicação, a empresa pode efetuar a devolução total do material ou fazer um outro pedido sem custos adicionais.

Além disso, sempre que possível deve-se transportar materiais nas embalagens originais. Elas foram criadas para prevenir danos ao material no momento do transporte e do armazenamento.

 

Dica 2 – Escolha um local adequado para o armazenamento de materiais de construção


 

A recomendação é fazer o armazenamento de materiais de construção longe do calor e da umidade excessiva e em um local plano para evitar danos. Cada material de construção tem um loca adequado de armazenagem, alguns exemplos são:

  • Telhas cerâmicas: podem ser armazenadas em locais abertos, desde que cobertas com uma lona plástica para evitar o contato com a chuva;
  • Cimento e cal: são materiais perecíveis e sensíveis às intempéries, devem ser armazenados em local seco e arejado;
  • Tintas: a maioria possui substâncias tóxicas ou inflamáveis em sua composição. Assim, o ideal é armazenar as latas em locais bem ventilados e longe de materiais combustíveis, fontes de calor ou eletricidade.
  • Materiais agregados: é indicado manter distância entre finos e grossos, para evitar que o material nas bordas das pilhas se misture ou em caso de uma das pilhas desmoronar.
  • Materiais elétricos em geral: devem ser conservados em um local seco e coberto, de preferência dentro de caixas.

 

Dica 3 – Atenção com o posicionamento e o empilhamento

 

 

O empilhamento dos materiais é importante porque, apesar de serem bastante robustos, alguns itens podem sofrer alterações anatômicas em caso de desnível do solo ou de peso excessivo. Como por exemplo:

  • Ripas, caibros e tábuas de madeira: o empilhamento deve ser feito em cima de vigas ou pilares de tijolo. Sempre de modo que fiquem pelo menos 150 mm acima do nível do solo. As pilhas devem estar alinhadas e não devem exceder 1,5 metro de largura e 2 metros de altura. Tudo para garantir que a madeira não fique empenada devido ao incorreto armazenamento de materiais de construção.
  • Peças de aço: devem receber muita atenção. Afinal, elas podem se deformar ou deteriorar com facilidade. Isso inclui o risco de oxidação. Se deve armazenar elas separando-as por classe e tamanho.
  • Portas de madeira: devem ser guardadas sempre em locais protegidos da chuva e não deve ser colocado nenhum peso em cima delas.

 

Se você está procurando por areia e pedra em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

E com relação ao cimento?

Em relação ao cimento é preciso protege-lo da umidade, dobrando a atenção ao colocar o saco no chão para que ele não se molhe. Além disso, os pacotes de cimento devem ser empilhados próximos uns dos outros. Tal medida reduz a circulação do ar e o possível ressecamento do material.

O ideal é que o empilhamento seja de, no máximo, 10 sacos. Isso é importante para evitar o acúmulo de peso excessivo sobre o material. Em pilhas com mais de 8 sacos, eles devem ser dispostos alternadamente em comprimento e em cruz. Ou seja, garantindo o equilíbrio da pilha e de forma a evitar acidentes.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Lembre-se que o cimento é um item perecível. Ou seja, ele deve ser mantido em estoque por um período médio de 30 dias para não comprometer sua vida útil.

Por isso, recomenda-se comprar apenas a quantidade necessária para suprir a demanda nesse tempo. Como podemos ver, o armazenamento de materiais de construção envolve também, de alguma maneira, o departamento de suprimentos.

 

Dica 4 – Oriente bem a mão de obra

 

 

Um canteiro de obras pode ser uma área de trabalho mal organizada sem a devida orientação do engenheiro responsável. Isso pode ocorrer devido ao armazenamento inadequado do material. É fundamental instruir os trabalhadores sobre o manuseio, armazenamento e localização adequados dos materiais para garantir a produtividade e o fluxo do serviço.

Dois erros comuns em canteiros de construção abandonados são o acúmulo de materiais diversos e a obstrução do acesso aos materiais, exigindo trabalho adicional de movimentação de materiais. O canteiro deve ser visto como uma linha de produção industrial, planejando o armazenamento de materiais e armazenando-os de acordo com sua sequência de uso.

Preparar previamente uma área de armazenamento de materiais é essencial para evitar improvisos como armazenamento intermediário, duplicação de trabalho, desorganização do canteiro e obstrução de caminhos e materiais.

 

Dica 5 – Mantenha sempre o canteiro de obras organizado

 

 

Conservar e organizar seus materiais em sua obra pode economizar dinheiro, tempo e contribuir para a sustentabilidade. Mantenha seus materiais organizados, com espaços bem definidos para cada material, e evite comprar itens desnecessários. Algumas dicas são:

  • Para armazenamento de areia e brita, recomenda-se colocar uma lona ou algum material que isole os agregados do solo.
  • A mistura do agregado com o solo diminui a qualidade do mesmo. Brita e areia com material orgânico misturado diminuirão a resistência do seu concreto.
  • É importante isolar um agregado do outro para que se mantenham puro, garantindo uma dosagem mais precisa do traço de uma massa ou de um concreto.

 

Via: https://www.sienge.com.br/blog/armazenamento-de-materiais-de-construcao/