48 dicas práticas de segurança para manter sua casa protegida

Trouxemos uma pesquisa bem completa sobre segurança residencial e tudo o que você precisa para deixar sua casa mais segura.

Preparamos uma lista com 48 dicas de segurança residencial que vão te ajudar a pensar em formas para deixar sua casa mais segura. Afinal, cuidado nunca é demais.

Quem mora em casa, precisa de cuidado redobrado na segurança. Normalmente, apartamentos são mais seguros do que casas. Em uma casa o ladrão tem muito mais opções e facilidades de entrada.

Muitas vezes a gente fica se preocupando em ter segurança dentro da casa, mas ouvi de um policial uma observação que nem sempre a gente pensa. Quanto mais externo à casa, maior deve ser o grau de segurança usado. Se o nosso objetivo é manter o ladrão do lado de fora, nosso esforço maior, deve estar concentrado na rua e no quintal.

Câmeras internas de nada adiantam, se o ladrão já entrou, ele vai roubar! Por isso, este post é dedicado aos requisitos de segurança para manter os invasores fora da sua casa.

Procurando por Sistemas de Segurança em Sorocaba? Confira:

Grades na fachada são a opção mais segura

Gradil – Fonte: NP Portões

1. É importante que quem passa na rua veja o acontece no seu quintal. Isso inibe os invasores, que não poderão se esconder por trás do seu muro e ficar a vontade para arrombar calmamente suas portas e janelas. A fachada deve permitir a fácil visualização de toda a área frontal da casa, pelo maior número de pessoas possível (vigilância natural).

Se optar por um muro na fachada, tenha um muro seguro

Concertina- Fonte: Casa de Irene

2. Para não exagerar, mas não abrir mão da segurança opte por uma altura de muro entre 2 e 3 metros.
3. Use contenção de muro, afinal quanto mais difícil de entrar melhor (concertina ou cerca elétrica).
4. Tenha um muro com visibilidade. A taxa de permeabilidade visual nas fachadas já é regulamentada pela legislação em muitos municípios.
5. Elimine as opções de escalação. Evite detalhes arquitetônicos que possam facilitar a escalada do muro.
6. O muro não deve ter saliências, cantos e vãos, que dificultem ou impeçam a visualização da presença de estranhos.
7. As entradas e saídas da casa, deverão estar voltadas para espaços abertos, livres e desimpedidos de obstáculos, preferencialmente para a frente do imóvel.
8. Coloque de forma bem visível o número de sua residência, tanto de dia como à noite, para facilitar a sua localização, em caso de emergência, pela polícia.

Procurando por Sistemas de Segurança em Sorocaba? Confira:

Iluminação é um item essencial na segurança

Refletor Solar – Fonte: Devup

9. Tenha um quintal iluminado. A luz é inimiga dos invasores, é difícil se esconder um quintal bem iluminado.
10. Use iluminação com sensor de presença no jardim e em outros caminhos de acesso. Quando o invasor se movimentar pelo seu quintal e for surpreendido pelo acendimento das luzes, vai pensar que foi descoberto e provavelmente fugir.
11. Mantenha a iluminação fora do alcance, para que as lâmpadas não possam ser removidas ou quebradas.
12. Todos os locais por onde você para ou passa quando chega em casa devem estar iluminados, inclusive via pública. Invista em iluminação que extinga pontos onde invasores possam se esconder também do lado de fora do seu muro.
13. Esteja atento quando você chega em casa, se as luzes externas que deveriam estar acesas não estão. Pode ter sido um apagamento intencional gerado por um criminoso.
14. Iluminação externa ligada o dia inteiro significa que você está fora de casa. Utilize sensores fotoelétricos para acender as luzes quando escurecer e apagá-las quando amanhecer.
15. Utilize a iluminação interna para dar a impressão que a residência está ocupada. Use timers na luz próxima das janelas da frente e dos fundos, sempre com a cortina fechada.

Use alarmes

Alarme – Fonte: Francesconi Flávio

16. Tenha sensor de movimento nas áreas externas com alarme, da mesma forma que a luz surpreenderá o invasor o alarme alertará a todos.
17. Instale alarmes nas portas e janelas.
18. Após instalado o alarme, peça aos seus vizinhos que sempre que o alarme permanecer acionado por mais do que o tempo de um disparo acidental, eles chamem a polícia.
19. Lembre-se de que a instalação de sistemas de alarme não elimina a necessidade de outras medidas de segurança.

Câmeras de segurança

Câmera – Fonte: Segware

20. Câmeras de segurança nas entradas e nas áreas externas inibem a entrada de invasores. Acima de tudo, é importante que você possa ver o que há do lado de fora, para não ser abordado ao sair.

Procurando por Sistemas de Segurança em Sorocaba? Confira:

Escolha portas seguras

Fonte: Fichesul

21. Proteja a porta dos fundos da mesma forma que a da entrada.
22. Portas externas devem ser maciças e o mais reforçadas possível. A maneira mais comum de se forçar a entrada por uma porta com portais de madeira é o chute, em outras palavras a porta deve ser resistente o suficiente para não ser quebrada.
23. Para portas deslizantes de vidro, instale pinos ou cabos de madeira para evitar que as portas sejam forçadas. Utilize trancas que mantenham a porta no seu quadro e no trilho.
24. Ajuste os trilhos da porta de correr para que a mesma não seja empurrada ou levantada do mesmo.

Cuidados com as chaves e fechaduras

Fechadura de Rolete 4 Pinos – Fonte: Leroy Merlin

25. Instale trancas complementares às fechaduras. Nunca pense que uma tranca ou cadeado a mais poderia ser exagero em sua porta. Todo o sistema de trancamento conta tempo a seu favor e consequentemente trabalha contra os interesses do criminoso. Isto pode significar a diferença entre sua residência ser ou não invadida.
26. Utilizes fechaduras tetra ou multiponto para aumentar a segurança de suas portas.
27. Se você perder uma chave de casa, mude a fechadura imediatamente.
28. Nunca use etiquetas de identificação em seus chaveiros.
29. Não esconda suas chaves do lado de fora. Ao invés disto, dê uma chave extra para uma pessoa de confiança.

Escolha janelas seguras

Fonte: Tipaki

30. Instale trancas extras ou cabos de madeira para impedir que as janelas abram mais do que 10 cm.
31. Se a sua janela possui pequenas divisões próximas à fechadura, o barulho provocado pela quebra do vidro não será tão grande e isto poderá ser aproveitado pelo invasor, janelas com vidros maiores são mais seguras.
32. Tome muito cuidado com janelas muito próximas de portas, através delas o ladrão pode alcançar a fechadura e abrir a porta. Se a sua janela for próxima da porta, nunca deixe a chave na fechadura.
33. Considere instalar grades nas janelas (mas certifique-se que elas possam ser facilmente removidas em caso de fuga de incêndio ou outra emergência).

Procurando por Sistemas de Segurança em Sorocaba? Confira:

Cuidados com sacadas

Sensor de Barreira IR – Fonte: Giga Security

34. Se sua residência tiver pavimento superior e sacada, evite que esta fique encostada na parede ou muro lateral, pois isto pode facilitar o acesso subindo pelo lado do vizinho.
35. Use sensor de barreira IR ligado ao alarme nas varandas.

Cuidados com a escolha de plantas para o jardim

Evite plantas que cubram a visibilidade das janelas – Fonte: Decoracasas

36. Evite plantas que possam servir de esconderijo no seu quintal, certamente ficará mais difícil invadir sem ter onde se esconder.
37. Remova árvores ou qualquer outro item que obstrua a visão de portas e janelas.
38. Corte galhos de árvores que possam servir para subir ao segundo andar.

Cuidados com a garagem

Fonte: Central Toldos BH

39. Opte por um portão eletrônico, para que você não precise se expor descendo do carro para abrir a garagem.
40. Certifique-se de manter a porta de sua garagem trancada, mesmo se for se ausentar por poucos minutos.
41. Ao entrar ou sair de sua garagem, observe o fechamento do portão eletrônico, pois os marginais se aproveitam para entrar sorrateiramente nessa hora.

Procurando por Sistemas de Segurança em Sorocaba? Confira:

Cuidado com o que pode ser usado contra você

Fonte: Construindo Decor

42. Não deixe escadas ou outros objetos no quintal que facilitem o acesso ou saída de sua residência para o criminoso. Peça ao seu vizinho que faça o mesmo.
43. Cuidado com a instalação de lixeiras no seu passeio. Quando colocadas junto ao muro ou grade podem ser usadas como “degrau” para facilitar a entrada do ladrão.
44. Proteja aberturas por onde o invasor possa entrar na sua casa, por exemplo, aberturas no telhado, ar-condicionado e sistemas de exaustão.
45. O ar-condicionado deve ser instalado nas paredes, ao invés da janela, para prevenir que sejam facilmente removidos.

Vizinhança segura

46. Conheça os vizinhos, onde trabalha, seus atos, horários de saída e chegada, telefone, etc. Estabeleça um acordo mútuo com pelo menos. dois deles no sentido de manter a residência sob vigilância, especialmente quando estiver fora.
47. Peça a um vizinho ou a um amigo para olhar sua casa enquanto você estiver ausente.
48. Combine com um vizinho ou a um amigo para pegar suas correspondências e depositar lixo em sua lixeira enquanto estiver viajando.

Muitos bandidos não demoram mais de 60 segundos para invadir uma residência. Quanto mais trabalhoso for, menor a chance de que a sua casa seja a escolhida para a entrada.

Um invasor irá dispensar sua residência se ela exigir muito esforço ou requerer mais ferramentas do que ele possua. Ladrões escolhem residências vazias com fácil acesso, grandes quantidades de áreas cobertas e com as melhores rotas de fuga. Quanto mais pudermos proteger as nossas casas, melhor!

Analise a vulnerabilidade de sua casa. Finja que você perdeu suas chaves e pense em formas de entrar, tanto no quintal quanto na casa. Dessa forma irá encontrar seus pontos fracos e portanto poderá fortalecê-los.

Colocar todas as dicas acima em prática não é uma tarefa fácil, por outro lado não é por isso que você vai deixar de aplicar as que estiverem ao seu alcance.

Via https://casadeirene.com/seguranca-residencial/