4 dicas sobre como escolher um ar condicionado

Basta as temperaturas começarem a subir para que se aumente também a procura por aparelhos de ar-condicionado. E isso tem acontecido com maior frequência no Brasil, porque esses equipamentos estão cada vez mais acessíveis e fáceis de serem instalados. Mas você sabe como escolher um ar-condicionado?

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

Para ajudar você a responder essa pergunta, preparamos este post com 4 dicas incríveis. Com elas, ficará muito mais fácil escolher um ar-condicionado que se encaixe nas suas necessidades e no seu bolso. Continue a leitura e confira!

1. Saiba o que são BTUs

Fique atento à potência do ar-condicionado. Talvez esse seja o ponto mais importante a ser considerado no momento de escolher o aparelho. A potência desse equipamento é medida em BTU, que significa British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica. Um BTU corresponde à quantidade de frio que é necessária para baixar em 0,56ºC uma porção de 500 ml de água. Para converter essa medida para espaços físicos, faz-se um cálculo que leva em conta a densidade e o peso da água.

Parece complexo e complicado, não é? Mas isso fica simples quando você entende que, para resfriar espaços maiores, precisa de um aparelho de ar-condicionado com mais BTUs. Além disso, é necessário também considerar se o local em que você deseja instalar o ar-condicionado recebe o sol da manhã ou o sol da tarde, pois isso influenciará no desempenho do equipamento.

A quantidade de pessoas que circulam e permanecem no espaço também deve ser levada em consideração.

2. Conheça os tipos de aparelho

Atualmente, existem no mercado vários tipos de aparelhos de ar-condicionado: portátil, janela e split. Cada um deles requer um tipo de instalação e tem características específicas para se adaptar ao ambiente em que será instalado. Confira mais detalhes a seguir!

Janela

Foi o primeiro a ser vendido para residências no Brasil, graças à sua facilidade de instalação e de manutenção. Além disso, seu preço costuma ser bastante acessível. Ele é composto por uma única unidade que será instalada em uma cavidade na parede. Ao ser ligado na tomada já está em funcionamento.

Porém requer que a parede seja quebrada e, nem sempre, a estrutura do imóvel suporta essa alteração. Também há casos de proibição do condomínio, e pessoas que não podem quebrar a parede por morarem de aluguel. Por isso, o aparelho do tipo janela não atende a todas as pessoas.

Portátil

Tem como principal vantagem a possibilidade de ser levado de um ambiente para o outro. Ele não requer instalação, bastando apenas que exista uma janela próxima ao aparelho para  a saída de ar quente. A desvantagem é que o aparelho é grande e ocupa muito espaço.

Split

Esse modelo conta com duas unidades: uma localizada na parte de dentro, chamada evaporadora, e uma que fica na parte externa, conhecida como condensadora.

A unidade condensadora deve, necessariamente, ficar em local aberto. As unidades são interligadas por uma tubulação frigorígena, que permite a circulação do gás refrigerante entre as unidades. A instalação de um ar-condicionado tipo split deve ser feita por um técnico. Confira, a seguir, cada um de seus tipos.

  • Split Hi-Wall — é modelo mais comum. Ele não requer a quebra de paredes e pode ser encontrado com potência de até 30.000 BTUs. Climatiza bem ambientes de pequeno e médio porte, sem grande circulação de pessoas;
  • Split Window — esse modelo substitui o tradicional de janela, mas tem a unidade condensadora menor. Ele também é mais silencioso, prático e econômico do que o tipo janela comum;
  • Piso teto — pode ser instalado no piso ou no teto e tem excelente desempenho para refrigeração do ambiente. A potência pode chegar a até 80.000 BTUs. É um aparelho com ótimo aproveitamento de espaço e com instalação versátil. É indicado para ambientes médios e grandes com alta circulação de pessoas. Refrigera bem ambientes com o pé direito alto, já que a vazão de ar é maior do que a dos parelhos tradicionais;
  • Cassete — esse modelo fica embutido no teto e tem até quatro vias para a saída de ar. É possível controlar o fluxo de ar de cada saída individualmente. O mercado oferece ar-condicionado Split cassete de 12.000 BTUs a 60.000 BTUs. É indicado para ambientes de médio porte, com aglomeração de pessoas;
  • Canto teto — tem baixo nível de ruído e design elegante. É indicado para ambientes com pouca circulação de pessoas e de pequeno a médio porte. É encontrado com potência máxima de 12.000 BTUs;
  • Multisplit — é o modelo ideal para climatizar vários ambientes ao mesmo tempo, sem ocupar muito espaço externo com a unidade condensadora. Todas as unidades são independentes, mas usam o mesmo condensador.

Procurando por Ar Condicionado em Sorocaba? Confira:

3. Considere o tamanho do ambiente

Outro fator que é determinante para que o ar-condicionado funcione conforme o esperado é o tamanho do ambiente em que ele será instalado. O número de pessoas que usualmente estarão naquele espaço também deve ser levado em consideração.

Se o espaço em que o aparelho será instalado for uma sala comercial, por exemplo, onde existe um grande número de pessoas trabalhando, você precisará de um ar-condicionado mais potente. Em alguns casos pode ser necessário até instalar mais de um aparelho.

4. Analise o consumo de energia

Qualquer aparelho de ar-condicionado funciona realizando a troca de temperatura do ambiente por meio da serpentina evaporadora. Assim, ele retira o ar quente e libera ar refrigerado. O ciclo se repete inúmeras vezes para manter o local climatizado.

A tecnologia inverter, utilizada em alguns aparelhos, é uma solução para gastar menos energia elétrica. Os equipamentos inverter controlam o fluxo de energia do sistema por meio de um compressor que não chega a ser desligado completamente, o que evita a ocorrência de picos de energia. Assim, há a redução do consumo, que pode chegar a 60%.

Cabe destacar que esses aparelhos conseguem atingir a temperatura programada em menor tempo e a manter constante.

Já no aparelho convencional, o compressor liga e desliga para manter o ambiente climatizado. Isso causa picos de energia e muita variação de temperatura. Ele ainda demora mais para atingir a temperatura desejada, além de produzir mais ruídos.

E então, gostou do post? Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que agora você saiba como escolher um ar-condicionado adequado às suas necessidades.

(via)