4 dicas para diminuir a geração de entulho na sua obra

A geração de resíduos em uma obra pode acarretar diversos impactos ambientais, por esse motivo, é de extrema importância e de responsabilidade do proprietário da obra, estar atento ao seu descarte correto. Portanto, é essencial que sejam adotadas medidas e planos de controle e gerenciamento que objetivem principalmente a diminuição do descarte de resíduos em uma obra e, quando não seja possível, que estes possam ser descartados e direcionados aos seus locais corretos.

Trouxemos algumas dicas para otimizar e diminuir a geração de resíduos na sua obra, que além de tudo, reduzem os custos e a dor de cabeça com o processo de descarte. Confira abaixo!

Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

1. Doe!

Caso realmente precise realizar a troca de portas, janelas, móveis e eletrodomésticos, peça que os funcionários retirem com cuidado para não danificar e faça a doação em lojas de conserto, marcenarias ou até para amigos e conhecidos que estejam precisando. Na internet, também é possível encontrar grupos de trocas e doações, onde você pode oferecer o que tiver e a pessoa interessada se responsabiliza apenas por buscar no seu endereço.
Essa solução é com certeza mais barata e mais interessante do que apenas descartar!

Fábrica do Alumínio - Vídeo ensina como regular as guias em janelas e  portas de alumínio de correr.

2. Recupere, conserte, reutilize

Números em Mosaico - Além da Rua Atelier


Em alguns casos, um vaso sanitário e uma pia manchada podem passar por uma limpeza e desinfecção pesada com produtos específicos e até ácido muriático antes que precisem ser trocados. A mesma coisa vale para cerâmicas antigas, pisos de madeira desgastados, rejuntes de parede e outros. Já existe uma tinta no mercado para pintar rejuntes, que traz um aspecto de novo para todo o ambiente, assim como existem profissionais especializados em recuperação de pisos de madeira antigos. Dá para pensar em uma solução que gere menos resíduos ambientes antes de trocar tudo! Reflita bem antes de tomar essa decisão.

Se ainda assim você escolher retirar um revestimento cerâmico, considere utilizá-lo para criar um revestimento de mosaico em outra parte da casa! Na internet, você consegue conferir várias dicas e tutoriais de como criar belos ambientes em mosaico, aproveitando assim os resíduos gerados.

Procurando por Caçambas para Entulho em Sorocaba? Confira:

3. Evite quebrar o piso

Piso sobre piso: Uma excelente opção para reformar sem quebra-quebra. |  Portal Mãos à Obra | G1

Em muitas reformas, se faz necessária a aplicação de um novo piso e revestimentos cerâmicos. Porém, em muitos casos, estes revestimentos estão em perfeito estado. Já pensou em não quebrar ou remover o revestimento cerâmico da sua casa?
Você pode optar pela solução do piso sobre piso. Para que isto seja possível, basta que o revestimento existente não apresente áreas com umidade, ocas ou estufadas e que você utilize um produto próprio para isso, no mercado existem argamassas específicas para aplicação de piso em cima de piso pré-existente.

Um das desvantagens dessa solução podem ser os desníveis causados pelo aumento da espessura do piso, porém esse problema é resolvido de maneira muito simples, fazendo a instalação de soleiras e rodapés no piso, além da aplicação de enchimentos de batentes na parede.

4. Utilize o entulho para a própria obra

Descarte de entulho: garanta a sustentabilidade da sua obra

Uma ótima dica para evitar o descarte de entulho é utilizá-lo como matéria-prima na própria obra. Esse material pode ser utilizado na estrutura da obra, como enchimento para pisos e bases, para reforma de quintais e jardins e até mesmo para aterrar áreas desniveladas.