Volumetria na prática

Já falamos sobre a importância do 3D e sobre o papel da volumetria na arquitetura, dessa vez a arquiteta Edivania Rocha mostra para gente a volumetria na prática, pois apesar do 3D fazer seu trabalho de forma eficiente, nada melhor como ver na prática para entender melhor sua importância.

Nessa residência podemos ver que o telhado não tem muita influência, por ser uma casa alta não aparece muito. O proprietário optou por utilizar tons terrosos com detalhes em branco com detalhes que dão personalidade à casa. Outro detalhe que influência muito na volumetria e além de reforçar o paisagismo são as janelas e as floreiras logo abaixo delas com mãos francesas.

O outro exemplo de volumetria é uma casa simples que foi pensada volumetricamente para ter vários volumes. Podemos observar o telhado que é quatro águas sendo um telhado que não jorra tanta água e foi trabalhado com cheios e vazios utilizando varandas, que dão toda a proteção e as cores dos batentes que são cores diferentes do guarda-corpo. Por isso, apesar de simples, ela não é uma casa "chapada".

Clique aqui para encontrar profissionais de arquitetura em Sorocaba

Como podemos ver nesse próximo exemplo, temos uma residência mais elaborada volumetricamente falando. Com um telhado de duas águas que foi pensado no jorro aliado as duas águas e possibilitando um jogo de profundidade e movimento. Além disso, uma coisa que chama a atenção é a utilização de diversos materiais como, madeira, tijolo e ferro. Os cheios e vazios foram trabalhados de maneira orgânica juntamente com as cores. Também pode ser observado uma lareira de pedra dando volume e para a parede lateral. Um dos volumes que pode ser facilmente identificado é da saleta, uma sala de quina que deixa a fachada com cheios e vazios.

Clique aqui para encontrar profissionais de arquitetura em Sorocaba

Cada elemento da obra deve ser pensado para dar movimento, assim como a calha que junta com as correntes ou a chaminé que possivelmente é de uma churrasqueira. Tudo nessa obra foi muito bem articulado.