Tipos de blocos de concreto: estruturais, fechamento e canaletas

O bloco de concreto é um componente industrializado, produzido em máquinas que vibram e prensam, podendo ser fabricados com uma vasta variedade de composições. Por serem moldados em fôrmas de aço, possuem precisão dimensional que confere facilidade na execução da alvenaria. Suas características e desempenho dependem do equipamento, da qualidade dos materiais empregados e da sua proporção adequada. Os blocos de concreto normalizados possuem formato e dimensões padronizadas, que proporcionam um sistema construtivo limpo, prático, rápido, econômico e eficiente. Além disso, o material concreto possui um módulo de elasticidade similar ao da junta de argamassa, aproximando a resistência da alvenaria à do bloco.

Procurando por Blocos em Sorocaba? Confira:

O mercado oferece opções de tijolos e blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Divididos em duas categorias – estruturais ou de vedação –, eles são, em grande parte, responsáveis pela qualidade da construção e pelos gastos gerados na obra. Por isso, para fazer a escolha certa, o melhor é seguir o conselho de arquitetos e engenheiros: antes de decidir, avalie a relação custo-benefício. De um lado da balança coloque o preço e o rendimento do material. Do outro, sua qualidade.



Para entender quais são os cuidados necessários na fabricação dos blocos de concreto, clique aqui.

Tipos de blocos de concreto

Bloco de concreto de fechamento: o bloco de concreto de fechamento ou vedação funciona como os tijolos cerâmicos e é usado para fazer o fechamento das paredes, sendo necessário as colunas para dar sustentação a edificação.

Bloco de concreto estrutural: os blocos de concreto estrutural são usados para compor a estrutura de uma casa e dispensa a criação das colunas de concreto e ferro como é comum em outras edificações.

Canaleta inteira e meia-canaleta: utilizadas em vergas e contravergas para sustentar janelas e respaldos de lajes, evitando possíveis trincas e rachaduras pelos esforços solicitados nesses locais. São produzidas com recortes nas laterais para passagem das ferragens horizontais e possui fundo removível para a passagem das ferragens verticais.

Procurando por Blocos em Sorocaba? Confira:

Canaleta J: utilizadas como elemento de encaixe no encontro entre as empenas e lajes. Formam as chamadas cintas de amarração e se estendem por toda a extensão das paredes estruturais, substituindo as fôrmas de madeira. Possuem alturas variáveis na extremidade externa para se ajustarem à espessura da laje especificada em projeto.

Bloco de amarração: utilizados para fazer a união de paredes em "T" ou em "L", sem interferir na modulação dos blocos. A amarração das paredes em "L" é feita com os blocos de 14 cm x 19 cm x 34 cm, pertencentes à família 39. Para amarrações em "T", utilizam-se tanto os de 14 cm x 19 cm x 54 cm, da família 39, quanto os de 14 cm x 19 cm x 44 cm, da família 29.

Bloco 45°: os blocos chanfrados são usados somente quando há uma parede não ortogonal, como em halls de distribuição de apartamentos, o que é raro na maioria das obras em alvenaria estrutural.

Bloco elétrico: são componentes que já vêm preparados para receber os pontos de elétrica, como interruptores e tomadas. No entanto, o mesmo pode ser feito com a utilização de serra copo, que permite a instalação dessas caixas com 4" x 2" ou 4" x 4" com dispositivo especial.

Tamanhos

Bloco 10: Mede 9 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este tipo é mais indicado para paredes internas de uma casa.

Bloco 15: Mede 14 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este tipo é indicado para paredes externas.

Bloco 20: Mede 19 cm de espessura, 19 de altura e 39 de comprimento. Este pode ser usado em paredes externas e também em fundações.

Procurando por Blocos em Sorocaba? Confira:

Além dos aspectos técnicos, os blocos de concreto apresentam outras vantagens:

- Podem ser produzidos em resistências características variadas, em função da necessidade estrutural das edificações.

- Podem ser produzidos com diferentes formas, cores e texturas.

- Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulações elétricas e, em alguns casos, sanitárias. Estes vazados também podem ser preenchidos com graute (microconcreto) para a execução de cintas de amarração, vergas ou quando se deseja aumentar a resistência da alvenaria à compressão.

- Por serem produzidos a partir da mistura de cimento, agregados miúdos e graúdos, estão disponíveis em praticamente todas as cidades de médio e grande porte do País.

- Apresentam baixíssima variação de dimensões, sendo modulares, evitando desperdícios por quebras em obra e diminuindo substancialmente as espessuras dos revestimentos aplicados.