Tinta à base de água ou solvente?

Na hora de escolher a melhor tinta para a sua obra surge a dúvida: devo escolher uma tinta à base de água ou uma tinta solvente? Separamos algumas dicas e informações para você entender a diferença entre as duas e saber qual a que melhor se encaixa na sua obra, confira!

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Tintas à base de água

As tintas à base de água, ou tintas aquosas, utilizam da água como ingrediente para depositar o colorante nos substratos. Porém, outros solventes que não são a base de água também podem ser usados juntos à solução.

Características da tinta à base de água:

  • Não possui cheiro forte;
  • Diluição em água;
  • Agride menos o ambiente;
  • Gera menos emissão de compostos e vetores que podem prejudicar a saúde;
  • Secagem rápida;
  • Facilidade de aplicação;

 

 

Tintas solventes

A principal diferença entre a tinta solvente e a tinta à base de água, é que a solvente não faz a sua diluição em base de água e podem ser um pouco mais baratas no mercado.

Características da tinta solvente:

  • Não é solúvel em água, então precisa de outros produtos para fazer a sua diluição;
  • Oferece um acabamento fino;
  • Mais resistente ao sol e a chuva, por isso é indicada para pinturas externas;
  • Alta durabilidade;
  • Possui diferentes acabamentos, como fosco, acetinado, brilhante e etc.

 

 

Quando estamos reformando uma casa ou se só queremos dar aquele “tapa no visual” nos móveis, geralmente recorremos, primeiro, a soluções mais simples e baratas.

E, de fato, não há jeito melhor de renovar o visual dos ambientes do que através da pintura. Mas a tarefa de escolher um produto de qualidade e ao mesmo tempo econômico pode ser difícil sem o devido conhecimento dos materiais disponíveis nas lojas.

Você pode não saber, mas existe mais de um tipo de tinta à venda. Há os que possuem uma base de água e os que possuem uma base de solvente. E, neste texto, vamos entender um pouco melhor cada um deles – suas principais características e utilidades para as decorações de casa. Confira.

 

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

 

Quais as diferenças entre tinta à base de água e de solvente?

Pensar em quantas opções de material de construção pode existir no mercado é assustador.

Mas, calma, porque podemos explicar de forma simples a diferença de, pelo menos, dois deles: tinta à base de água e tinta à base de solvente. E todas as informações que daremos a seguir podem ser decisivas na hora de você ir às compras.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

 

Casa Aberta

 

 

Luciane Mota

 

Não pense, neste primeiro momento, em preço, pois sabemos que existem outras características que devem prevalecer na hora de escolher um produto para a construção ou a reforma de uma casa. Mas, vamos lá.

Neste momento, basta você entender que tintas são nada mais do que corantes para superfícies; e que elas necessitam de um produto para diluí-las.

Algumas tintas podem apresentar um solvente orgânico ou à base de água mais um solvente sintético em sua composição. Tintas à base de água ou aquosas, como o próprio nome diz, possuem água como solvente. São exemplo as tintas acrílicas utilizadas para pintura de paredes. E ainda existem as novas tintas para madeira que seguem esta mesma linha de fabricação.

 


Brunete Fraccaroli

 

Agora, existem também as tintas à base de óleo – na verdade de álcool mineral -, que não são solúveis em água, ou seja, que vão precisar de outros produtos para serem diluídas – que é o caso do thinner. As vantagens desta tinta são inegáveis para certas situações.

 

Se você está procurando tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

 

Revista Viva Decora

 

Quais as vantagens da tinta à base de água e de solvente?

Tintas à base de água são as mais queridinhas dos consumidores no momento, pois não possuem um cheiro muito forte e podem ser diluídas em água.

Elas agridem menos o ambiente e geram menos emissão de vetores que prejudicam a saúde de todos. Também são flexíveis, fáceis de serem aplicadas às superfícies, secam rápido, apresentam ótimo desempenho, podem ser limpas com água e sabão, e previnem pontos de mofo e umidade.

Bem, já as tintas à base de solvente são, muitas vezes, mais baratas. Elas oferecem mais opções de acabamento – fosco, acetinado, brilhante e mais. Têm alta durabilidade. E, por fim, suportam melhor as intempéries – como exposição excessiva a raios solares e chuvas fortes.

 

INÁ Arquitetura e Revista Viva Decora

 

 

Edilson Egc Vijusa e Revista Viva Decora

 

Como utilizar?

Tintas a base de água possuem menos poder de cobertura devido à sua forma de diluição. Existem, deste tipo, tintas para superfícies secas e locais protegidos de chuvas e tintas próprias para áreas externas de casa.

Quanto às tintas à base de solvente orgânico, possuem um pouco mais de poder de cobertura e resistência às condições de alta umidade – como acontece em cozinhas e banheiros.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:


Danni Couto

 

Por fim, vamos falar das tintas à base de solvente. Delas, existem as mais indicadas para aplicação em pisos, armários e mais. As chamadas ‘tintas a óleo’ possuem um brilho mais alto, são mais fáceis de esfregar, e resistem melhor à desgastes intensos e fortes impactos.  E, apesar de necessitarem de um tempo de secagem mais longo, podem oferecer um lindo resultado final.

É preciso destacar que, recentemente, passaram a ser fabricadas tintas à base de água próprias para aplicação em madeira. Isto tem agradando bastante os consumidores, revolucionado como nunca os trabalhos de decoração em madeira.

 

Gabriela Toledo, Gabriela Toledo Arquitetura e Interiores

 

 

Revista Viva Decora e Inside Arquitetura e Design

 

Via: https://www.youinc.com.br/blog/tinta-agua-ou-solvente