Teto de gesso: confira os diferentes tipos e aplicações

O acabamento de gesso para teto é uma das opções mais procuradas em residências e ambientes corporativos, principalmente quando a obra está começando do zero, e não é por acaso. O material oferece inúmeras possibilidades para a decoração e para as funcionalidades de cada espaço.

white wooden coffee table near white sofa

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

Confira quais são as principais vantagens de optar pelo gesso no acabamento e os diferentes tipos de teto de gesso:

Vantagens do teto de gesso

Iluminação

Uma das principais vantagens do acabamento em gesso é a iluminação, pois as opções são ilimitadas, na estética e na funcionalidade. A iluminação pode ser feita com spots de luz, luminárias, trilhos e pendentes, em diferentes lugares, direções e intensidade, com recortes e desenhos ao gosto do cliente.

brown fabric sofa set

Decoração

A imaginação é o limite nos acabamentos em gesso. Molduras, rasgos, curvas e níveis no teto são algumas das possibilidades. Faça o projeto em combinação com o layout dos mobiliários para entregar um ambiente com mais arrojo e personalidade. O teto de gesso também pode ser aplicado para esconder as vigas aparentes e imperfeições das paredes.

Encanamentos, fios e cabos

Qualquer tipo de instalação elétrica ou hidráulica pode ser escondida com o teto de gesso, sem quebra-quebra. No futuro, se houver necessidade de algum reparo, basta um recorte no gesso para alcançar a área a ser trabalhada. É uma solução mais prática e também mais segura.

Procurando por Forro - Gesso em Sorocaba? Confira:

gessos em sorocaba

Tipos de teto de gesso

Rebaixamento

O rebaixamento de gesso é um dos mais utilizados atualmente. É simplesmente a redução do pé-direito com um teto falso. Normalmente o acabamento é liso e feito em linhas retas, em um visual simples e uniforme. Ao optar por esse tipo de acabamento, é importante que o pé-direito do ambiente tenha uma altura extra, já que o teto de gesso consome no mínimo 10 centímetros da altura.

Sanca

A sanca de gesso é uma boa alternativa, principalmente em ambientes com pouca altura. A instalação é feita em apenas uma parte do teto, sem a necessidade do rebaixamento. Funciona como uma moldura entre o teto e a parede. Pode ser curva ou reta e com o tamanho que desejar.


Gesso removível

O gesso removível é bastante utilizado em empresas. A instalação é feita com placas de gesso, que podem ser removidas com facilidade, sem barulhos e sujeiras. É uma opção muito interessante para locais onde manutenções na parte elétrica e hidráulica são frequentes.

Importante

Em qualquer obra ou reparo, contrate profissionais competentes e com experiência. O Guia do Construtor tem uma lista completa de profissionais para aplicação, decoração e venda de gesso e gesso acartonado. Confira!