Telhas Ecológicas: Eficiência e Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é um assunto importante e que vem ganhando cada vez mais notoriedade no ramo da construção civil, com isso o mercado investe em tecnologias e produtos que contemplem a necessidade de uma obra sustentável, que agride menos o meio ambiente.



 

Falamos em nosso canal sobre o tijolo eco sustentável, que é um tipo de tijolo que desde sua fabricação, já diminui os danos ao meio ambiente.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

Explicamos no outro post sobre os tipos de telhas existem inúmeros tipos de telhas, hoje vamos entender um pouco mais sobre um tipo específico de telhas, as telhas ecológicas, essas telhas além de trazer vantagens para o consumidor, diminuem desde sua fabricação o impacto ao meio ambiente.

A telha ecológica, leva em sua fabricação elementos reciclados, e materiais naturais, para citar alguns fibras de coco e tubo de pasta de dentes são alguns dos materiais usados.

 

MATERIAIS USADOS PARA FABRICAÇÃO DE TELHAS ECOLÓGICAS

Existem inúmeros materiais usados na produção de telhas ecológicas, vamos entender um pouco mais sobre eles, e como se comparam aos materiais usados usualmente no mercado da construção civil.

Tubos de pasta de dentes são polietileno de baixa densidade, este material pode ser usado, para criação de telhas, as telhas feitas com base de tubo de pasta de dente, são 75% polietileno de baixa densidade, ou seja o seu tubo usado de pasta de dente, e 25% alumínio, o que a torna a telha muito resistente, além de totalmente impermeável, ela é leve, tem durabilidade, isolamento acústico e conforto térmico.

 

 

Outro material reciclado que tem propriedades incríveis quando aplicado para fabricação de telhas é a garrafa PET, a conhecida garrafa PET que já é usada dentre outras coisas para confecção de luminárias, tapetes, base de pufes e sistemas de aquecimento solar, ganha propriedades similares às da telha de barro e da telha de amianto. A telha de PET , além de deixar o é leve e geralmente é encontrada por um custo bem mais baixo, que as convencionais de barro e amianto. É possível encontrar telhas de PET em várias cores.

Outro destaque da reciclagem é a telha Tetra Pak, originada da reciclagem de embalagens essa telha se mostra ideal, para cobertura de galpões, canteiros de obras, barracões e até mesmo residências. As telhas Tetra Pak são muito resistentes podendo receber cargas de até 150kg/m², diminuem a temperatura do ambiente em 60%. A resistência da telha Tetra Pak é reafirmada quando o material é submetido a testes de impacto, ela não trinca mesmo quando jogada no chão.

 

Se você está procurando por telhas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

 

Além de todas essas características a telha Tetra Pak tem alta resistência a incêndios e pode ser encontrada no mercado com manta térmica, que é uma variação da versão comum, porém revestida em alumínio em um dos lados, com isso ela reduz ainda mais a temperatura ambiente, chegando a 85% de redução de temperatura, além de ganhar ainda mais resistência do que a versão comum.

Procurando por Telhas em Sorocaba? Confira:

 

Outro destaque nas telhas ecológicas, é a telha de fibra vegetal, que usa como material principal a fibra da celulose. Esse tipo de telha não contém amianto, e a celulose é obtida por várias maneiras, uma delas papel reciclado. As telhas são impermeabilizadas com betume, depois recebem uma resina especial para proteção contra raios UV, que também impedem a escamação da superfície. O processo de fabricação envolve alta tecnologia, não apresenta restrições de uso, sendo usada, em vários países, com climas variados.

As telhas ecológicas preenchem uma demanda muito importante do mercado da construção, o controle de temperatura, e o reaproveitamento de materiais produzidos em larga escala pelo consumo humano, são fatores que fazem muitos acreditarem que a telha ecológica é o futuro da cobertura nas construções, tanto residencial quanto corporativa.

Como vimos as telhas ecológicas não apresentam muitas restrições de uso, é importante encontrar profissionais qualificados, para ajudar você e definir qual tipo de telha ecológica se encaixa melhor em sua obra e orçamento, sempre respeitando as normas de uso e instalação de cada material, você pode economizar muito, e ainda diminuir o impacto da sua obra no meio ambiente.