Saiba qual é a ferragem certa para sua obra, faça seu conhecimento gerar ganhos evitando gastos!

Escolher a ferragem certa para construção civil é uma das partes mais importantes para o sucesso de uma obra.

Você que está construindo quer ter uma noção se está gastando com a ferragem correta. Isso é tomar uma decisão planejada e no fim das contas ganhar dinheiro, evitando gastos desnecessários. Leia este artigo e escolha seu material ciente do que está fazendo!

Uma das dúvidas que sempre aparece é sobre o uso da ferragem 5/16 – 8 mm ao construir.

A pergunta existe, pois as vigas de 8 mm são as mais usadas no geral. Mas segundo o regulamento deveria ser usado no mínimo uma ferragem de 10 mm.

Isso acontece por que o regulamento da NBR 6118 grande parte das vezes se aplica a grandes construções. Nesses casos os vãos são maiores e é necessária uma sustentação mais firme e elaborada.

Mas não cometa o erro de usar a ferragem de 1/4 (6.3mm) na hora de construir sua casa. Por incrível que pareça esse engano ocorre! Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!

Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Coluna ou Viga?

A viga é posicionada na horizontal :

A viga fica em cima da coluna na posição horizontal, desse modo, ela é responsável por transferir o peso da laje para as colunas.

A coluna é posicionada na vertical:

Posicionadas na vertical pois são elaboradas para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.

Os Pilares ou Colunas ficam acima do solo portanto fazem parte da estrutura de concreto armado que sustenta a casa sendo elaborada para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações.

Você já ouviu falar no serviço de corte e dobra para ferragem?

O serviço de amarração é feito de maneira manual, leva mais tempo quando comparado ao processo de soldagem. Por outro lado, oferece ainda mais resistência e firmeza a coluna.


amarração ferragem

Quem trabalha na área da construção civil sabe que o serviço de amarração requer muito tempo. Fora a demanda de espaço e a bagunça que causa no canteiro de obras.

Tempo e espaço, duas coisas que para os profissionais da área valem dinheiro. Você consumidor deve ta pensando onde está seu ganho, certo?

É o seguinte, ao contratar um profissional o mesmo irá passar 1/3  para fazer essa parte de amarração portanto quem mais ganha com isso tudo é você que compra o material e contrata o serviço!

Ganhando tempo e economizando assim dias de serviço pago, sem falar na praticidade. Existe outra vantagem em contratar o serviço de corte e dobra, a resistência da ferragem é maior, oferecendo ainda mais segurança.

O corte e dobra é ainda mais abrangente, esse resumo abrange somente algumas de suas vantagens, pois não é o nosso assunto aqui. 


Procurando por Ferro em Sorocaba? Confira:

Preparamos um pequeno guia sobre a utilidade de cada  viga/coluna:

Ferragem = Armadura da obra, nesse caso foi abordado colunas e vigas.

Ferragem 1/4 – 6.3 mm. (Pequenos muros convencionais, estruturas com pouquíssimo peso);

Ferragem 5/16 – 8 mm. ( A mais usada para construções de casas);

Ferragem 3/8 – 10 mm. ( A mais resistente para a construção de casas).

Sapatas e Treliças – Saiba mais!

Sapatas:

Quando são colocadas do modo certo, as sapatas suportam cargas bem mais elevadas em comparação às vigas, blocos e radiers. Possui  um custo menor, são também facilmente instaladas, pois dispensam o uso de peças e equipamentos especiais de escavação no canteiro.

sapata

A Sapata isolada é o tipo de fundação superficial mais simples e a mais usada nas obras. Essa sapata é usada para suportar e transmitir os esforços de apenas um pilar ou coluna, na maior parte das vezes.

Não só as sapatas devem estar sempre niveladas, mas uma camada de concreto magro também tem de ser aplicada sobre a área escavada para evitar que a umidade do solo ataque a armadura e comprometa a estrutura.

Quer ter menos custo e comprar o material mais resistente e usado na hora de fazer a fundação? Saiba mais sobre a sapata clicando aqui.

Treliças:

Sua utilização em obras garante aderência ao concreto, resultando em mais segurança, sendo referencia quando se trata de pré-moldados.

As treliças são de fácil manuseio e economia na construção. Além disso, reduzem o aparecimento de fissuras, pois há maior aderência entre as vigotas e o concreto do capeamento. 

Finalizando:

Agora você já sabe por onde começar e como conversar com o profissional que irá executar seu projeto. Ao comprar a ferragem da sua obra você já tem informação para evitar gastos e fazer a escolha certa! Tem mais alguma dúvida? Deixe nos comentários, será um prazer te responder!

Via https://casaserralheiro.com.br/escolha-a-ferragem-certa/