Saiba como revestir a casa de forma segura para os idosos e que garanta autonomia para todos

A. Roca Cerámica reuniu dicas para te ajudar na escolha correta de pisos e revestimentos para seus lares

Linha Alvor, da Roca Cerámica, com acabamento antiderrapante

Procurando por Revestimentos em Sorocaba? Confira:


Já parou para pensar como um piso bem escolhido pode garantir mais segurança e autonomia ao caminhar? Especialmente quando falamos de idosos, a escolha correta do revestimento pode impactar diretamente no bem estar, evitando acidentes domésticos. "É comum pensarmos em idosos com dificuldade de locomoção, mas um piso bem escolhido pode fazer a diferença também para aqueles que possuem limitação visual, por exemplo", destaca Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Cerámica, referência na produção de revestimentos cerâmicos e porcelanatos. 

Cuidado com a aderência

Segundo Christie, ao adaptar um lar para pessoas de terceira idade, sempre visando mais conforto e independência, a escolha de um revestimento antiderrapante é a mais acertada. "Nossos porcelanatos com acabamento ABS ou Grip garantem um deslocamento mais fácil dos idosos e ajudam na prevenção de quedas, pois não escorregam", afirma. Eles ainda são a escolha acertada para cadeirantes ou pessoas que necessitem do apoio de andadores e bengalas, pois são resistentes e não riscam, além de apresentar uma superfície uniforme. Bom exemplo é a linha Alvor, da Roca Cerámica, que além de antiderrapante, traz a estética aconchegante da madeira.

De olho no brilho e contraste

Especificar uma peça antiderrapante não resolve todos os problemas, porém. "Um piso para casas de idoso também deve ser pouco reflexivo. Evite peças com brilho, garantindo assim mais conforto visual", indica Christie Schulka. A escolha de cores também faz toda a diferença - em um lar que possua degraus, por exemplo, uma ideia é trabalhar com cores contrastantes, tornando fácil a identificação do desnível. "Usar revestimentos de cores diferentes no piso e parede é outro artifício, pois reforça a noção de dimensionalidade dos espaços", afirma.

 

Se você está procurando revestimentos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Conforto térmico

Além da segurança e conforto visual, o porcelanato é um ótimo revestimento para a instalação de piso aquecido - uma solução que torna dispensável os tapetes, muitas vezes responsáveis pelos acidentes domésticos. "Por possuir boa condutividade térmica, o porcelanato se destaca no mercado como uma das melhores opções para um aquecimento mais rápido, com mais eficiência e calor”, explica.

Limpeza e higiene

Procurando por Revestimentos em Sorocaba? Confira:

Linha Concrete, da Roca Cerámica, com acabamento antiderrapante e BioSafe

Por fim, um piso bem escolhido para casas com pessoas de terceira idade deve sempre levar em conta questões como facilidade de limpeza e higiene. "A Roca Cerámica conta com peças com a tecnologia BioSafe, capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias que entram em contato com a superfície", diz Christie. Presente em todas as linhas de SuperFormato da Roca Cerámica, essa tecnologia inédita no Brasil é capaz de evitar contaminação cruzada, contribuindo diretamente para a saúde dos idosos. "Além disso, nossos porcelanatos são fáceis de limpar, garantindo praticidade no dia a dia", complementa.

 

Essa matéria foi concedida pela DC33. Muito obrigado Roca e DC33 pelo material disponibilizado.