Saiba como funciona um aquecedor para piscinas

Tomar banho de piscina é uma maravilha, né? Imagina viver essa experiência no inverno? Uma piscina nos proporciona diversos momentos de lazer e descanso. Poder reunir os amigos e a família, aproveitar dias inesquecíveis de sol e verão. Porém, quando chega o inverno, aquele ambiente tão utilizado nos dias de calor acaba ficando esquecido. Imagina poder utilizar a sua piscina em qualquer estação do ano? Um verdadeiro sonho! Para transformar sua piscina em um local utilizável durante todo o ano, instalar um aquecedor de água na sua piscina pode ser uma ótima solução!

Vantagens do aquecedor para piscina

aquecedor para piscina é um dispositivo utilizando para aquecer a água da sua piscina, mantendo a temperatura da água na temperatura que você desejar!

Após sua instalação, o aquecedor de piscina pode ser configurado como você desejar e vai permitir que todos da sua família possam utilizar a piscina, mesmo nos dias chuvosos, frios e nublados nos quais ninguém sequer pensa em sair da cama.

Comprar um sistema de aquecimento de água para a sua piscina é uma excelente solução para transformar a sua área de lazer em um ambiente agradável em qualquer estação! Mesmo nos dias de temperaturas baixas, basta ligar o aquecedor de água para piscina e curtir!

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:



girl swims on swimming pool

Foto: Unsplash

Tipos de aquecedores para piscina

Conheça os tipos mais comuns de sistemas de aquecimento para piscina: elétrico, trocador de calor, solar, a gás, a lenha ou capas térmicas. 

Aquecedor de piscina elétrico

O aquecedor elétrico apresenta bom aquecimento da água da piscina e, embora tenha um preço de aquisição razoável, o consumo de energia elétrica mensal costuma ser mais alto. Isso porque o aquecedor elétrico aquece a água da piscina através de resistências, e a temperatura da água é regulada por um termostato.

Trocador de calor

trocador de calor é capaz de esquentar a piscina independente das condições climáticas, para isso, basta ter energia elétrica para alimentar o aparelho. Esse tipo de equipamento funciona como um condicionador de ar invertido, capaz de captar o ar quente, descartar o ar frio e assim aquecer a piscina.

A vantagem desse sistema está na instalação fácil e rápida, contudo, pode levar até três dias para que a água fique aquecida. Além disso, é importante saber que, esse tipo de aquecedor pode ser usado como uma fonte única ou como auxiliar no sistema de energia solar.

Essa opção tem um custo mais elevado, contudo, pode representar uma mudança significativa no consumo de energia elétrica ao longo dos meses.

Aquecedor de piscina Solar

sistema de aquecimento solar é certamente a forma mais sustentável e econômica de manter a piscina aquecida, afinal, utiliza-se de placas e mangueiras que captam a radiação solar e mantém a água da piscina aquecida.

A desvantagem neste tipo de aquecedor, é que por diversas vezes ele depende exclusivamente do sol para melhor resultado. Para que a temperatura da água não mude, nem mesmo em dias extremamente frios, algumas pessoas optam por utilizar um sistema auxiliar, como os aquecedores a gás ou bombas de troca de calor.

Aquecedor de piscina a gás

O sistema de aquecimento a gás permite rápida elevação da temperatura da água, qualquer que seja ela, sempre que for necessário. O aquecedor a gás para piscinas pode utilizar tanto o Gás Natural (GN) quanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) mais conhecido como gás de cozinha.   No entanto, o consumo do combustível para o aquecimento (gás) é alto, e o sistema não é ecologicamente correto, pois gera poluentes ao meio ambiente.

Aquecedor de piscina a lenha

Esse tipo de equipamento é o que menos se utiliza para aquecimento de piscina, por ser muito mais trabalhosa a utilização. A desvantagem desse sistema de aquecimento é que ele demanda uma área grande para armazenamento do combustível, além de gerar poluentes e resíduos para o meio ambiente. Além disso, não é ecologicamente correto, já que necessita de grande quantidade de lenha retirada da natureza.

Capas térmicas

As capas térmicas não são um sistema, mas um acessório usado para reter o calor da água aquecida. A de capa térmica ou capa bolha, como também é conhecida, tem com finalidade cobrir toda a superfície da água da piscina, de modo que fique boiando sobre ela, a fim de evitar que a piscina perca temperatura em seu contato direto com o meio ambiente, ou seja, ela mantém-se aquecida por mais tempo.

Procurando por Aquecedores em Sorocaba? Confira:

 

yellow plastic round toy on green table

Foto: Unsplash

 

Como funciona aquecedor para piscina

Existem vários modelos de aquecedor para piscina no mercado, como solar, trocador de calor e elétrico. Cada um destes dispositivos funciona de uma maneira diferente e entender como configurá-los é fundamental para usá-los da maneira certa na piscina da sua casa.

Um exemplo prático é o modelo de aquecedor trocador de calor para piscina. Bastante popular, ele é usado na maioria das piscinas de casa e funciona de maneira simples e eficiente no sistema de aquecimento da água.

Ao ser acionado, o trocador de calor para piscina aquece a água de forma elétrica e alternada, fazendo com que ela passe por um sistema que aumenta sua temperatura e transita normalmente para a piscina de maneira prática, econômica e sustentável. Uma vez aquecida, o dispositivo se encarrega apenas de manter sua temperatura.

Os modelos de trocador de calor para piscina ainda oferecem a vantagem de reduzir em até 80% o consumo de energia elétrica e tem sua eficiência garantida enquanto dispositivo responsável pelo aquecimento de piscinas de casa.

Como instalar o aquecedor para piscina

A instalação do aquecedor para piscina varia de acordo com o modelo comprado. Por exemplo, os modelos de trocador de calor são muito fáceis de instalar e podem ficar próximos à área da piscina sem que você precise tomar inúmeras providências.

É importante que ele seja instalado em um local sem obstáculos. Contudo, ele não precisa de cobertura ou cuidado extra por medo de exposição ao sol e à chuva desde que o local tenha um fluxo de ar consistente para o dispositivo funcionar.