Tudo que você precisa saber sobre piscinas

Quero construir uma piscina em casa por onde devo começar?

Quando falamos em piscinas, a primeira imagem que nos vem à cabeça são crianças brincando e se refrescando durante as altas temperaturas do verão. Piscinas são ideais para pessoas que gostam de curtir o sol e se refrescar no conforto da sua casa, além disso, trazem qualidade de vida para quem as utiliza além da recreação. Se você está pensando em ter uma piscina em casa, precisa considerar os seguintes itens:

1. Tamanho: estipule um número de pessoas que irão utilizar a piscina. Se você tem uma família grande, lembre-se que ela pode crescer ainda mais. Se construir uma piscina pequena demais, saiba que é praticamente impossível aumentá-la depois.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

2. Área disponível: definida a área onde pretende construir, é preciso saber se tem espaço suficiente para ela. Adicione um metro ao perímetro da piscina para ter uma noção do espaço que será necessário. Existe esse espaço no seu quintal ou jardim? E quais as condições ou limitações do terreno? Essas questões não são difíceis de responder, mas é sempre bom pensar nelas para evitar problemas durante o processo.

3. Orçamento: como verá em seguida, cada tipo de piscina proporciona diferentes custos de construção, ainda que a manutenção de cada uma delas não tenha grandes diferenças. No entanto, não se esqueça que ter uma piscina engloba também outros componentes e acessórios que não apenas a estrutura em si: bomba, motor, filtro, um eventual sistema de aquecimento e, sobretudo, os acessórios adicionais (como escadas, sistemas de iluminação, fontes, escorregador etc.). Lembre-se que o próprio valor do equipamento básico (bomba, filtro e motor) irá depender do tamanho da piscina.

Tendo tudo isso em mente, conheça os tipos de piscinas disponíveis no mercado:

Piscina de concreto ou alvenaria: possuem uma infinidade de formas e tamanhos, e uma vasta vida útil. Podem ser projetadas a partir do desejo do seu proprietário e de acordo com a estética escolhida no projeto arquitetônico da sua casa. Piscinas de concreto revestidas com pastilhas cerâmicas ou ladrilhos tem obtido uma grande importância em imóveis residenciais. Esse tipo de piscina mantém um padrão visual, que quando bem projetada e construída, transmite tranquilidade, sofisticação e requinte. A desvantagem desse tipo de piscina é o valor, que dependendo do projeto pode assumir contornos impeditivos. Porém, com um bom planejamento, a piscina de concreto se torna a melhor opção. Outra desvantagem é que elas precisam de uma camada de impermeabilizante, que pode ser feita de argamassa ou manta asfáltica.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Cuidados com piscinas de concreto:

  • Pode­-se usar escova de aço nas paredes e bordas;
  • Não mancham por cloro;
  • Mancham por algicida a base de cobre;
  • Deve­-se ter atenção quanto à limpeza do rejunte entre os azulejos, local de constantes problemas de desenvolvimento de algas e fungos;


 

Piscina de vinil: as piscinas de vinil geralmente são construídas sobre a mesma estrutura da piscina de concreto, por isso suas características são similares. Uma das principais vantagens é poder optar por diversos tamanhos e estampas. Outra vantagem é que esse tipo de piscina dispensa a impermeabilização e o revestimento, isso porque o vinil já é um material impermeabilizante e serve como acabamento. Sua construção é rápida e comparada às piscinas de alvenaria, possuem um custo menor. São fáceis de limpar por não possuírem rejuntes, evitando o acumulo de sujeiras ou fungos. Uma das desvantagens das piscinas de vinil é que elas precisam ser enchidas rapidamente para evitar rugas, para isso, são recomendados o uso de caminhões pipa. Também são sensíveis a objetos pontiagudos ou cortantes, porém a troca do vinil é rápida e barata.

Cuidados com piscinas de vinil:

  • Não utilizar material abrasivo na limpeza do vinil, principalmente na borda;
  • Utilize sempre produtos e acessórios de limpeza destinados às piscinas de vinil;
  • Nunca esvazie sua piscina;
  • Nunca utilize cloro em excesso ou muito concentrado, pois isso provocará manchas
  • e descolorimento do vinil.

 

 

Piscina de fibra de vidro: as piscinas de fibra de vidro ou fiberglass são uma ótima opção quando se deseja fácil manutenção e baixo custo. Possuem uma superfície lisa, desse modo as algas são removidas sem muito esforço e a ausência de rejuntes reduz o acumulo de sujeiras. Outro fator importante é que elas influenciam muito pouco o pH da água, além de uma instalação rápida e baixa ocorrência de vazamentos. A desvantagem das piscinas de fibra de vidro é a dificuldade de esvaziamento sem que se faça um trabalho de escoamento das paredes. Também são pré­-fabricadas, por isso são menos versáteis. Sua pintura é frágil e precisa de um cuidado na aplicação de produtos químicos para não desbotar sua cor ou criar manchas amareladas e/ou azuladas.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Cuidados com piscinas de fibra de vidro:

  • Pintura sensível à manchas de cloro e algicida. Os produtos químicos devem ser em diluídos antes da aplicação;
  • Jamais usar escova de aço;
  • Jamais escoar metade da altura de água. Essas piscinas podem quebrar se não forem estaqueadas antes da seca;
  • Cuidado no manuseio de registos e limpeza de filtros, pois elas possuem uma casa de máquinas pequena tornando ­a fácil de alagar por vazamentos ou gotejamento;
  • Aspiradores de cerda são os mais indicados em piscinas de fibra;