Piso laminado ou porcelanato: qual escolher?

Piso laminado ou porcelanato: qual o melhor para a sua casa?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso e faça a escolha correta para o seu lar


Existe etapa mais gostosa de uma obra ou reforma do que o acabamento? Difícil achar concorrente para ele, não é mesmo? Nessa hora, a gente materializa o nosso sonho de ver cores e texturas surgindo e já começa a se despedir da equipe de obra.

Nessa hora também surgem os maiores dilemas, e a escolha do piso não é diferente. Diante de tantas opções, podem surgir muitas dúvidas. E a principal delas é a escolha do tipo de piso.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha de piso para a sua casa, a gente fez aqui um Fla x Flu entre dois dos revestimentos mais queridinhos das torcidas: porcelanato ou laminado.

Esses dois tipos de piso apresentam vantagens e desvantagens, particularidades e também algo em comum: são bem resistentes, fáceis de limpar e de manter bonitos por muito tempo. Ambos podem ter aspecto de madeira e proporcionam conforto muito parecido.

Confira a seguir quais as características de cada um desses pisos, bem como suas vantagens e desvantagens.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Qual a diferença entre porcelanato e piso laminado?

A diferença é que o porcelanato resulta da combinação de vários tipos de argilas e rochas, que passam por um processo de prensagem. Já os pisos laminados são fabricados com lâminas de madeira industrializada que recebem uma camada de verniz de alta resistência.




Além disso, o porcelanato pode ser esmaltado ou não esmaltado, polido ou natural, retificado ou não retificado.

Esse processo resulta em um produto homogêneo, compacto, vitrificado e resistente, podendo ser usado em ambientes residenciais, comerciais e até mesmo em espaços com alto tráfego, como aeroportos e shopping centers.

Já o piso laminado, como falamos, é um piso em HDF (fibra de alta densidade), fabricado com lâminas de madeira industrializada que recebem uma camada de verniz de alta resistência.

Estão entre os pisos mais conhecidos do mercado e podem ser instalados em ambientes residenciais e comerciais, sobre contrapiso ou pisos cerâmicos em salas, quartos, corredores e escritórios.

Piso frio ou quente?

O porcelanato é um tipo de piso frio, ou seja, é um bom condutor de calor, o que faz com que o ambiente tenha aquela sensação de fresquinho e dê prazer em andar descalço nos dias quentes.

Já o piso laminado é um tipo de piso quente, ou seja, por ser mau condutor de calor, ele retém mais facilmente a temperatura ambiente. Isso faz com que os ambientes com piso laminado sejam mais aconchegantes.

Quem mora em regiões frias, pode curtir um ambiente mais acolhedor com o laminado.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Aparência do porcelanato e piso laminado

Existem no mercado porcelanato e piso laminado com grande variedade de estampas. Em comum, ambos podem ter a aparência de madeira, mas de um jeito muito mais prático de manter do que a madeira tradicional.

O porcelanato é um material versátil, que apresenta diferentes superfícies e pode trazer estampas de outros tipos de materiais, como madeira e mármore. Ele também traz acabamentos diferentes, como o acetinado, polido, esmaltado e técnico.

Beleza, higiene e durabilidade também são fatores que fazem do porcelanato um dos pisos preferidos das obras e reformas.

Além disso, o mercado oferece uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos de porcelanatos. Cada um deles é adequado para uma necessidade diferente, sejam ambientes internos, externos, casas com animais de estimação e crianças.

No quesito aparência, os pisos laminados também são muito versáteis e não deixam nada a dever ao porcelanato em termos de variedade.

É possível encontrar uma imensa variedade de piso laminado em diferentes tons de madeira, como carvalho, ipê, acácia, nogueira, etc., claros ou escuros. Além disso, os laminados têm textura lisa e confortável para o toque.

O piso laminado é uma opção sustentável e cheia de personalidade. Ele substitui a madeira de forma mais natural, criando um efeito decorativo semelhante.

Além disso, ele é ótimo para evitar alergias à poeira, pois não acumula sujeiras na superfície e atua como excelente hipoalergênico.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Tipos de ambientes

O porcelanato deixa qualquer ambiente sofisticado e elegante, podendo ser instalado em piso, revestimento de parede e até bancada. Pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas, dependendo da classificação e acabamento (leia a seguir sobre os tipos de porcelanato).

Já os pisos laminados não são indicados para uso em áreas externas. Como toda madeira, os laminados são sensíveis à água. Também não são indicados para residências onde residam pets, por causa da absorção da urina, nem em ambientes molhados, como cozinha e banheiro.

Em áreas internas, ele podem ser usados em ambientes residenciais e comerciais, pois há modelos muito resistentes ao maior fluxo de pessoas, mobiliário pesado e até o arrastado frequente de cadeiras com rodinhas.

Porcelanato: vantagens e desvantagens

O porcelanato é um revestimento nobre e dá um ar de sofisticação ao ambiente. Essa é apenas uma das vantagens desse tipo de acabamento, mas há muitas outras que compensam a escolha. Confira a seguir os prós e contras desse tipo de piso.

Vantagens do porcelanato

Revestimento nobre:

O porcelanato é um revestimento nobre, que valoriza qualquer ambiente, deixando-o com ar requintado. De largada, podemos dizer que essa a questão estética é uma vantagem e tanto. Mas há muitas outras, que podem ser consideradas na hora da sua decisão.

É muito versátil:

A versatilidade do produto se dá por conta da variedade de texturas, como o porcelanato que imita madeira, por exemplo. Há também uma enorme variedade de tamanhos, formatos e cores.

Tem vários usos:

O porcelanato pode ser usado como revestimento de pisos, paredes e bancadas, em ambientes internos, desde banheiros, quartos, salas e cozinhas, até áreas externas.

Apresenta ótimo custo-benefício:

O porcelanato é um produto altamente resistente e durável. Num primeiro momento, alguns modelos podem parecer caros, mas a sua qualidade e durabilidade compensam o investimento, pois você vai tê-lo bonito por muito tempo.

É fácil de manter:

Manter o porcelanato limpo é muito fácil e não dá trabalho. Para uma limpeza diária, primeiro remova a poeira com uma vassoura de pelo macio ou aspirador de pó, para tirar o grosso da sujeira. Em seguida, dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em um balde com água. Umedeça um pano nessa mistura de detergente ou sabão neutro e passe no porcelanato. Finalize a limpeza enxaguando e secando bem o piso com um pano limpo para não ficar manchado.

Para ambientes grandes ou pequenos:

Existem porcelanatos em tamanhos variados. As peças grandes chegam a 120 x 120 cm, já as menores, têm 30 x 60 cm, por exemplo. Em ambientes menores, como quarto ou sala de apê pequeno, o ideal é usar porcelanato de formatos menores, para não gerar muito recorte nas peças. Já em lugares mais amplos, uma peça de 120 x 120 cm fica excelente, dando ainda mais a sensação de amplitude.

Porcelanato dá amplitude ao ambiente:

Em grandes dimensões, as peças de porcelanato valorizam o ambiente e dão sensação de amplitude, principalmente se não houver quebra no tipo de padronagem.

Diferentes padronagens combinam com diferentes estilos:

Na decoração, o porcelanato combina com diferentes tons e estilos, sejam eles rústicos, modernos ou escandinavos.


Opções para todos os bolsos:

Há uma ampla oferta de produtos com diferentes faixas de preço, por isso, há sempre um que se encaixa no seu orçamento. Essa variação se dá de acordo com o tamanho da peça, ao acabamento, à marca, à resistência e à mão-de-obra. Existem versões de R$ 35,90 o m², como o Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Borda Reta Positano 1106 58,5 x 58,5 cm Artens, e outras que podem chegar a mais de R$ 230 por m², como o Porcelanato Interno Mármore Esmaltado Polido Borda Reta Black Supreme 60 x 120 cm Portobello.


Bom para áreas molhadas:

A baixa porosidade do porcelanato faz dele um piso perfeito para revestir áreas molhadas como cozinhas, banheiros ou áreas externas como varandas e terraços.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Desvantagens do porcelanato

Requer produtos específicos para o assentamento:

Como praticamente não absorve água, para o seu assentamento é necessário o uso de argamassa especial e rejunte específico, diferente das argamassas comuns usadas para assentar cerâmicas, pedras e granitos.

Sujeito a manchas:

Alguns tipos e acabamentos de porcelanato estão mais sujeitos a manchas do que outros. É o caso dos porcelanatos polidos, por exemplo, que possuem superfícies lisas e são fáceis de manchar. Por isso seu uso é indicado para áreas secas, como salas, corredores e quartos, não sendo indicado para cozinhas.

Sujeito a escorregões:

Em áreas externas, sujeitas à chuva, o porcelanato polido também não é indicado, por ser escorregadio. Avalie o quesito segurança, se na sua casa tiver pessoas idosas.

Porcelanatos podem rachar ou lascar:

Por essa razão, é recomendado reservar algumas peças do mesmo lote para reposição, se for o caso de fazer alguma substituição. Assim você garante que não haverá diferença de tonalidade entre um lote e outro.

Sujeira mais evidente:

Peças claras ressaltam a sujeira. Mas nada que uma limpeza frequente não resolva.

Piso laminado: vantagens e desvantagens

O piso laminado também apresenta vantagens e desvantagens. Confira os prós e contras desse tipo de piso.

Vantagens do piso laminado

Fácil instalação:

O sistema de instalação é limpo e rápido. As peças são encaixadas no sistema “macho e fêmea”, chamado de click.

Custo-benefício:

Pisos laminados apresentam ótimo custo-benefício, com preços para todos os bolsos, sem falar que deixam o ambiente muito bonito e charmoso.

Reaproveitamento do piso em outra casa:

Vai mudar de casa? Se você ama o seu laminado, é possível desmontar o piso de uma casa e levar para outra.

Sem quebra-quebra:

A instalação pode ser feita sobre qualquer piso bem nivelado, com uma massa niveladora. Para isso é importante que o contrapiso esteja prontinho e nivelado, e a superfície também deve estar bem seca e limpa. Só não é recomendado instalar piso laminado sobre carpete.

Versatilidade de tamanhos:

O piso laminado é vendido em réguas de diferentes larguras e comprimentos.

Fácil de limpar:

O piso laminado é muito fácil de manter limpo e vistoso, valorizando ainda mais o seu ambiente. Para a limpeza diária, basta varrer com vassoura de pelo macio e usar um pano úmido bem torcido com detergente neutro diluído em água. Evite cera para dar brilho e evite produtos abrasivos.

Ótimo para apês pequenos:

Em apartamentos pequenos, quanto menos variação de piso, mais sensação de amplitude terão os ambientes. Essa regra também vale para pisos laminados, que valorizam qualquer ambiente.

Durabilidade e resistência:

O piso laminado é altamente durável e resistente, e o segredo aqui é escolher o tipo de piso com a resistência certa, de acordo com o tráfego de pessoas. O laminado é resistente a riscos e quebras e dura muito tempo.

Bom isolamento térmico:

Pisos laminados dão a sensação de aconchego de casa mais quentinha, já que são instalados sobre manta.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Desvantagens do piso laminado

Não gosta de água:

O piso laminado não é resistente à água. Se ocasionalmente cair água nele, o piso deve ser limpo imediatamente para não manchar ou estragar a madeira. Em uma casa com pets, por exemplo, não é aconselhável ter o piso laminado, uma vez que a urina dos animais pode causar manchas no piso. Também não é indicado para cozinhas. Em outras áreas, como sala, quarto, escritório ou corredor, se houver um acidente e derramar água, basta secar rapidinho, sem consequências. Na obra, para evitar desgosto e acidente com o piso, deixe para instalar por último.

Barulho no vizinho:

Piso laminado reverbera o barulho, deixando escapar aquele “toc toc” para o vizinho. Mas isso tem solução, se for instalado corretamente, com uma forração de manta acústica sobre o piso já existente. As mantas acústicas reduzem bastante a propagação do som nos laminados, proporcionando conforto acústico.

Não dá para trocar uma só peça:

Se você precisar substituir uma peça do piso laminado, terá que desmontar todo o ambiente, devido ao seu sistema de encaixes.

Sistema de instalação com cola:

Algumas marcas utilizam encaixe tipo macho-fêmea com cola. Esse sistema é mais antigo e torna a colocação mais demorada.

Inimigo do sol:

O piso laminado pode se deformar com o sol, quando em exposição prolongada. Por isso ele não é indicado para áreas externas.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Qual dos dois pisos é mais resistente?

Tanto o porcelanato, quanto o piso laminado são dois tipos de piso muito duráveis e resistentes, podendo ser indicados para uso residencial, comercial e até industrial.

 

Observe a qualidade do porcelanato para não comprar peças inferiores, sujeitas a trincas e lascas na hora da instalação e ao longo dos anos em que você irá usá-las na sua casa.

E escolha o porcelanato de acordo com o ambiente onde ele será instalado e com o tráfego de pessoas na área.

Porcelanatos são avaliados de acordo com a capacidade de evitar o desgaste do esmalte, e recebem uma classificação PEI, que significa Porcelain Enamel Institute.

A sigla PEI é uma referência ao nome do instituto, localizado nos Estados Unidos, que regulamentou as normas para a classificação da resistência à abrasão superficial.

Confira:

PEI 0

Classificação muito baixa: revestimentos utilizados exclusivamente em paredes;

PEI 1

Classificação baixa: ideal para ser utilizado em residências, em áreas com pouca circulação, como quartos e banheiros, onde se anda de calçado emborrachado ou descalço. Em ambientes que necessitam de limpeza constante ou pesada, não é recomendado o uso dessa peça;

PEI 2

Classificação média: pode ser utilizado em qualquer cômodo residencial onde se caminha com sapatos, com exceção de cozinhas, escadas e ambientes que tenham acesso para a rua;

PEI 3

Classificação média/alta: pode ser aplicado em ambientes internos residenciais com mais circulação, como cozinhas, halls, sacadas, corredores e quintal. Deve ser evitado em cômodos que possuem areia ou qualquer sujeira abrasiva;

PEI 4

Classificação alta: o revestimento é resistente à alta circulação de pessoas e pode ser utilizado em áreas internas e externas, como garagens, restaurantes, residências, bancos e entradas, entre outros;

PEI 5

Classificação altíssima: é um revestimento recomendado para áreas externas e pode ser utilizado em lugares com grande circulação de pessoas, como espaços públicos, aeroportos, shoppings, lojas, padarias etc.

Procurando por Pisos Laminados em Sorocaba? Confira:

Já os pisos laminados são vendidos em réguas em espessuras que vão de 6 mm até 10 mm. Eles possuem classes de resistência que vão desde AC3 até AC5. A classe AC3 é para uso residencial e comercial leve. A classe AC4 é para uso residencial e comercial moderado. Já a AC5 é para uso residencial e comercial intenso.

Escolha o piso certo para o tipo de uso que você fará dele. Observar isso na hora da compra vai fazer com que seu piso laminado tenha grande durabilidade, de acordo com o tráfego que o ambiente recebe. Para ser resistente, também é preciso evitar contato com umidade, e garantir o bom nivelamento do contrapiso da hora da instalação.

Qual o melhor: porcelanato ou piso laminado?

Escolher um ou outro vai depender do seu gosto. Esses dois tipos de piso apresentam vantagens e desvantagens e ambos são bem resistentes, fáceis de fazer a limpeza e manutenção no dia a dia e proporcionam conforto e beleza ao ambiente.

Lembre-se: porcelanato é piso frio, traz frescor e muita sofisticação ao ambiente. Laminado é piso quente e traz aconchego ao ambiente, sem abrir mão do charme e requinte.

Considere o tráfego de pessoas na sua residência para saber se vale a pena colocar um piso laminado mais resistente ou um porcelanato.

Se você tem crianças e animais de estimação em casa e não quer abrir mão do piso laminado, procure um modelo para alto tráfego de pessoas, que são os mais resistentes.

Com as dicas que a gente deu por aqui, você poderá fazer escolhas mais seguras e definitivas, e curtir o resultado na sua casa por longos anos.

Fonte: Leroy Merlin
(https://is.gd/vqQd8R)