Piscina de vinil: o que é, vantagens e fotos para se inspirar

Sol, piscina e família reunida: este é o cenário desejado por muitas pessoas para se aliviarem nos dias de calor intenso. Para aqueles não têm a oportunidade de morar em uma região com praias, ou não possuem acesso a clubes, ter uma piscina em casa pode ser a opção de lazer ideal para reuniões, além de proporcionar momentos relaxantes e refrescar até os dias mais quentes do ano.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Diversas opções vêm surgindo no mercado, todas com suas vantagens e desvantagens. Fatores como tipo de ambiente, valor disponível para ser gasto, durabilidade e design desejado devem ser levados em consideração na hora de escolher qual o tipo de piscina a ser instalado.

Com projetos arquitetônicos atuais, cada vez mais visando o aproveitamento de espaço, é possível instalar uma piscina mesmo em locais pequenos. A fase de planejamento é essencial, visto que, ao ser implementada, a piscina já deve contar com todos os acessórios escolhidos pelo cliente, como iluminação, aquecimento e jatos d’água.

As piscinas de vinil, muito utilizadas nos Estados Unidos e Europa, estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, já que são mais acessíveis e o tempo de instalação é baixo em relação aos outros tipos.

 

Características da piscina de vinil

Englobando preço baixo se comparado com outros tipos de piscina, tempo de instalação de cerca de 20 dias, fácil manutenção e versatilidade quanto ao design e modelo escolhido, as piscinas de vinil vêm se mostrando uma boa opção.



Piscina de Vinil em Belo Horizonte - Casa da Piscina

 

Segundo a arquiteta Luciana Voso, da Básico Arquitetura, para o processo de instalação, após a escolha do local é feita a demarcação do solo definindo a profundidade. A seguir ocorre a escavação, a construção de tubulões e colunas e o levantamento das paredes com blocos de concreto. A impermeabilização, assim como revestimentos ou rejuntes, não são necessários, o que acaba diminuindo o seu preço final. O design escolhido é feito pelo cliente, com estampas que imitam pastilhas ou mesmo desenhos como peixes e outros seres marinhos.

Assim como os outros tipos de piscinas, as de vinil possuem vantagens e desvantagens que podem ser decisivas quando se opta por esse material. Para isso, a arquiteta Luciana lista os principais pontos para facilitar a decisão:

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Vantagens

  1. Liberdade no design escolhido: o vinil é comprado na empresa especializada com o desenho escolhido. Imitação de pastilhas é o modelo mais utilizado, porém você pode fazer seu desenho personalizado ou escolher dentre as variantes disponíveis como cores, degradês, desenhos geométricos ou desenhos de animais. Tudo de acordo com a disponibilidade da empresa contratada.
  2. Versatilidade no formato: “Por ser um material maleável e feito industrialmente, você pode desenhar sua piscina no formato desejado, pois o vinil acompanha curvas e ângulos nos mais variados tipos de projetos”, informa Luciana.
  3. Instalação rápida: “Diferente da piscina de concreto, sua instalação é mais ágil, desde a estrutura até a não necessidade de assentar pastilhas em toda a sua extensão”, descreve.
  4. Fácil manutenção: para a arquiteta, o vinil tem a vantagem de poder ser consertado com a piscina cheia se o mesmo apresentar trincas ou vazamento. Para isso, basta utilizar um dos kits de vinil que empresas especializadas em piscina possuem à disposição.
  5. Fácil limpeza: Luciana informa que devido à superfície lisa, o acúmulo de sujeiras como algas e fungos é menos comum do que em piscinas de concreto. Utilizando-se de produtos químicos para tratar a água, a piscina não tem a necessidade de ser esvaziada para a realização da limpeza.
  6. Não necessita de impermeabilização: “Como o vinil ou manta vinílica é o próprio agente impermeabilizante, esse tipo de piscina dispensa a utilização de impermeabilizante como ocorreria se o modelo escolhido fosse feito de concreto”, esclarece a arquiteta.

 

Se você está a procura de piscinas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.


Piscina de Vinil - WGSOL

Desvantagens

  1. Cloro em excesso: para a arquiteta, o maior problema no visual da piscina é por uso indevido de produtos químicos. Cloro em excesso pode desbotar o desenho impresso no material e provocar ressecamento nas bordas, sendo necessário a troca do vinil em cerca de 10 anos. Para que isso não ocorra, há no mercado produtos com a dosagem correta para este tipo de material.
  2. Fragilidade: Objetos pontiagudos devem ser evitados durante o uso da piscina. Como o material é maleável, estes tipos de objetos podem rasgar sua estrutura.
  3. Rápido enchimento: “Como necessita de rápido enchimento, muitas vezes é necessário um caminhão pipa para finalizar a instalação”, orienta Luciana.

Procurando por Piscinas em Sorocaba? Confira:

Outros tipos de piscina

As possibilidades são grandes, porém, ao escolher o tipo de piscina para instalar no seu lar, devem ser levadas em conta as seguintes variantes: tempo de construção e instalação, durabilidade, manutenção, limpeza, revestimento e valor a ser gasto com o empreendimento. Para isso, vale a pena conhecer os outros tipos de piscinas disponíveis antes de tomar a decisão de qual ter em sua casa:

 

Piscina de concreto

Conhecida como a piscina mais duradoura, a piscina de concreto é indicada para aqueles que desejam garantir vida longa à área. Possui uma estrutura de ferro e fundo concretado, podendo ser construída em terrenos variados, com grandes desníveis, solos de baixa resistência e lençóis freáticos. Algumas de suas vantagens e desvantagens, de acordo com a arquiteta Luciana, são:

 

Vantagens

  1. Durabilidade: quando bem executada, sua durabilidade é longa, sendo que a previsão é de mais de 50 anos sem a necessidade de grandes reparos.
  2. Variedade de terreno: não precisa de terreno específico para ser implantada, tendo a possibilidade nos mais variados terrenos.
  3. Versatilidade de design: aceita vários tipos de revestimentos como pastilhas e azulejos, possibilitando desenhos de acordo com o cliente e formatos variados.
  4. Manutenção: por seu revestimento não desbotar, possibilita a utilização de qualquer tipo de produto químico para piscinas na sua manutenção.

 

Desvantagens

  1. Alto custo: “Pode chegar a custar até 3x mais do que os outros tipos de piscinas devido sua fundação, revestimento e tamanho desejado”, informa a arquiteta.
  2. Impermeabilização: a profissional enfatiza a necessidade de produtos específicos para a impermeabilização da piscina.
  3. Tempo de construção: “Tempo de construção prevista de 2 a 4 meses em média, podendo variar conforme tamanho e design escolhidos”, pontua.
  4. Limpeza: “Deve ser feita com frequência, já que os rejuntes podem acumular sujeira como fungos e algas” diz a arquiteta.

 

Fibra de vidro

Se a intenção é instalar sua piscina no menor tempo possível, esta pode ser a melhor opção. As piscinas de fibra de vidro são pré-fabricadas, o que facilita a instalação, já que vêm prontas para serem aplicadas ao terreno escolhido, após a construção de uma fundação com malha de ferro e alvenaria com blocos de concreto. Luciana descreve suas vantagens e desvantagens:

 

Vantagens

  1. Valor: “Varia de acordo com o tamanho e modelo escolhido, porém é cerca de 50% mais barata que a de concreto”, esclarece Luciana.
  2. Rápida construção e instalação: “Devido a serem pré-fabricadas, sua instalação é rápida, em cerca de 40 dias a piscina já estará pronta para uso”, afirma a profissional.
  3. Impermeabilização: a arquiteta explica que não é necessária impermeabilização devido ao seu material (fibra de vidro) já cumprir esta função.
  4. Fácil limpeza: “Por possuir superfície lisa, não há acúmulo de sujeira, assim como na piscina de vinil, só sendo necessário tratamento da água”, aponta Luciana.

Desvantagens

  1. Produtos químicos: “Assim como a piscina de vinil, se utilizado produtos químicos com alta percentagem de cloro, sua estrutura pode desbotar ou ressecar, sendo mais suscetível a rachaduras”, explica a arquiteta.
  2. Desbotamento: mesmo com os cuidados com produtos químicos, a piscina pode desbotar, sendo necessário uma pintura especial a cada 3 anos.
  3. Design pré-definido: como são pré-fabricadas, o design vem definido pela fábrica, com poucas opções de formatos, variando somente as cores disponíveis.

 

(via)