Papel de parede transforma os ambientes com muito estilo

Papel de parede transforma os ambientes com muito estilo

Profissionais ensinam como utilizar o papel de parede em todos os ambientes da casa

 

Destaque para o papel de parede da Stick Decor com desenhos de folhagens coloridas. Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: JP IMAGE.

 

As diferentes possibilidades que o papel de parede proporciona aos ambientes faz com que o revestimento continue forte na sua especificação dentro da arquitetura de interiores. O que não faltam são opções de estampas, materiais e texturas para transformar todos os cômodos do projeto. Mas como escolher? Onde aplicar?

Apaixonadas pela forma eficaz, precisa e estética que o papel de parede ‘veste’ a casa, experientes arquitetas compartilham suas visões sobre o material e explicam as principais características para acertar com a utilização do papel nos projetos.

Procurando por Decorações em Sorocaba? Confira:

 

1. Principais vantagens

Entre seus atributos, a grande vantagem do papel de parede é o fato de proporcionar o uso em todas as áreas do imóvel, bastando apenas escolher o modelo correto para casa ambiente.  “Em áreas úmidas, como paredes de banheiro, com exceção da área do box, indicamos sempre utilizar o papel produzido com TNT ou vinílico, de forma a não danificar no contato constante com o vapor”, revela.

Para os demais cômodos internos, não há restrições, ficando apenas a decisão sobre o estilo a ser aplicado, conforme o projeto. “O mercado nos proporciona uma diversidade muito primorosa de papéis de paredes, como os flocados, aqueles produzidos com tecidos, os revestidos com palha e muitas outras possibilidades de texturas e acabamentos”, acrescenta.

Além das questões estéticas, o papel de parede chama a atenção de quem está buscando alternativas para estampar as paredes com facilidade e rapidez para a instalação. Diferentemente dos revestimentos cerâmicos e porcelanatos, sua utilização não implica a realização de uma grande obra para sua aplicação, que demanda apenas o uso de cola específica.

“É um revestimento que proporciona mudanças com agilidade, oferece uma perfeita equação custo-benefício e, em alguns casos, ainda colaboram nas questões termoacústicas. Sem contar que, se o morador enjoar, a decisão por substituir o papel de parede pode ser feita com muita facilidade.

 

2.Um olhar pelos ambientes da casa

 


No lavabo destaque para as paredes, que receberam papel de parede de palha bronze com desenhos feitos a laser. Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Maura Mello

 

Em um projeto amplo, a melhor hora para escolher o papel de parede é durante o planejamento da decoração, já que o estilo terá papel importante para determinar a composição do ambiente.

Com o olhar apurado, estampas são muito exploradas para aplicação em lavabos, hall social ou ao eleger uma parede específica na sala de estar ou de jantar, por exemplo.

Para a proposta de décor de quartos de crianças, o papel de parede contribui com o colorido e as versões mais lúdicas e divertidas com o desenho de personagens. “Em quartos de bebês, o material contribui de uma forma muito delicada para trazer a essência pueril que as mamães esperam para receber com tranquilidade o crescimento dos seus pequenos”. Em um dormitório adulto, o papel de parede pode protagonizar com a sua presença na cabeceira da cama e, ao mesmo tempo, contribuir com as sensações de aconchego e acolhimento.

Procurando por Decorações em Sorocaba? Confira:

 

3.Estilos

Crédito da foto: pixabay

 

Além do liso com um imenso portfólio de cores, o mercado oferece papéis de parede com desenhos geométricos, listrados, abstratos, clássicos, reprodução de materiais naturais, animal print, paisagens e estéticas da natureza, com flores, folhagens.

 

4.Dicas de instalação

A primeira dica é preparar a parede, que precisa estar limpa (sem partículas de poeiras), sem deformidades e com a aplicação de uma demão de tinta para uma aderência perfeita do material.

No tocante a tinta, vale a observação: se a escolha for por um papel com tonalidade clara, é fundamental que a tinta também o seja, evitando assim o vazamento da cor.

No caso do papel de parede com estampas, é fundamental ‘estudar’ a continuidade antes de aplicar. “Para pequenas mudanças, principalmente nessa época de isolamento social, o próprio morador pode se aventurar nessa incursão de renovar a casa. Em uma escala maior, o ideal é sempre contarmos com mão de obra experiente e especializada”, explica Paula.

 

Procurando por Decorações em Sorocaba? Confira:

5.Como calcular a metragem?

A quantidade de papel de parede pode mudar de acordo com a variação das estampas e desenhos, pois é preciso observar as emendas durante a aplicação. Todavia, em linhas gerais o cálculo é feito através das medidas de largura e altura da superfície.

Assim, a conta final implica em analisar não apenas a metragem quadrada, mas também considerar a largura e altura da parede. “Cada rolo tem largura e comprimento distintos, por isso é não podemos nos descuidar desses detalhes. Caso não façamos, é bem provável que possa faltar material”, finaliza.

 

Essa matéria foi uma cortesia da DC33. Muito obrigada!