Os diferentes tipos de areia para construção civil

A areia é um material importante na construção civil, usada junto com o cimento na fabricação de concretos e argamassas. Por ser inerte, ou seja, não reagir quimicamente com o cimento e a água, ela ajuda a evitar a perda de umidade e o surgimento de trincas e rachaduras.

A areia é um agregado miúdo resultante da fragmentação de rochas como basalto, quartzo, sílica, calcário, granito e gnaisse. A areia utilizada na construção é composta principalmente pôr quartzo, mas dependendo da composição da rocha da qual é originada, pode conter outros minerais como: feldspato, mica, magnetita, entre outros.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Existem diferentes tipos de areia para uso na construção civil, para usos diversos. Veja as características e aplicações de cada um.

 

 

A areia usada na construção civil é normalmente extraída dos leitos dos rios (por isso chamada areia lavada) ou da britagem de rochas (areia usinada).



Leia também: Descubra como calcular areia e pedra para lajes, vigas e pilares

 

Areia lavada

A areia lavada é a mais utilizada nas obras. Depois da extração dos rios através de dragas de sucção, o material sólido é separado da água por decantação e peneirado para serem eliminadas pedras e vegetações. No comércio, ela é dividida em granulações fina, média e grossa.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

A areia fina é aquela cujos grãos têm diâmetros entre 0,05 e 0,42 milímetros. É usada na fabricação de argamassas para revestimentos internos, como reboco fino e liso.

A areia média tem grãos de diâmetro entre 0,42 e dois milímetros. É muito utilizada na fabricação do concreto e argamassas de assentamento de blocos e tijolos.

A areia grossa têm grãos com diâmetro entre dois e quatro milímetros. Na maioria das vezes é utilizada para fabricação de concreto e argamassa para chapisco.

 

Se você está procurando por areia e pedra em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

 

Areia usinada

A areia usinada, chamada também de areia industrializada ou areia de brita, é gerada pela britagem de rochas, em um processo mecânico e controlado. Ela pode substituir a areia lavada atendendo a todos os rigores técnicos e operacionais necessários e tem o ponto positivo de ser mais sustentável, já que sua produção causa menos impactos ao meio ambiente.

Devido a fragmentação da rocha ser mecânica e controlada, a areia originada neste método é tida como artificial ou industrializada. 

Um grande ponto positivo da areia de brita é a sustentabilidade, dado que a sua produção não causa impactos adicionais ao meio ambiente, como a areia lavada.

A areia usinada está ganhando espaço no mercado devido a muitas jazidas naturais de areia terem sido esgotadas e ao aumento das restrições para retirada de areia dos leitos dos rios, já que esta retirada causa o assoreamento dos rios.

Leia também: Brita ou pedra britada: conheça os diferentes tipos e funções

Areia reciclada

A areia reciclada é proveniente de entulhos, materiais de demolição e outros resíduos de construção de Classe A. Ela possui as mesmas características físicas e granulações da areia lavada, com a diferença de que pode conter partículas de cimento. Outras impurezas são retiradas antes da moagem.

A areia reciclada custa menos do que a areia lavada e causa impactos ambientais mínimos, porém deve ser usada somente como assentamento de alvenaria de vedação, calçadas, contrapisos e revestimentos. No entanto, existem expectativas de liberação para uso estrutural no futuro.