O que saber antes de escolher uma empreiteira para construir sua casa

Construir uma casa não é um processo simples, portanto, realizar a obra sem o acompanhamento e auxílio profissional pode acarretar em grandes prejuízos no futuro. Má qualidade  na execução pode acarretar em pisos desnivelados, paredes fora de esquadro e prumo e patologias como infiltrações, fissuras, trincas, goteiras, entre diversos outros que podem ser evitados.

Uma das maneiras de obter o auxílio profissional em seu projeto de construção, é contratar uma empreiteira para realizar a obra. Nesse artigo, apresentamos algumas dicas importantes para você entender como escolher uma empreiteira sem errar para construir sua casa.

Procurando por Empreiteiros em Sorocaba? Confira:

Para quê serve uma empreiteira na construção de casas?


A empreiteira é uma empresa de construção civil que trabalha de forma terceirizada, ofertando mão de obra por meio de um contrato de empreitada.

Quem procura uma empreiteira é, geralmente, alguém que não quer se responsabilizar pela contratação de todos os profissionais envolvidos em uma obra. Justamente por esse motivo que é extremamente importante que a empreiteira escolhida tenha credibilidade, seja honesta e inspire confiança. Portanto, a escolha de uma empreiteira deve ser feita com cautela e responsabilidade.

Antes de construir uma casa com empreiteira, faça um projeto arquitetônico, que deve ser realizado por um arquiteto e viabilizado por um engenheiro civil.

Ao contratar uma empreiteira, você não precisa se preocupar tanto com a obra. Mas ainda é preciso tomar cuidado.

Como escolher uma empreiteira?

Se você está convencido de que a empreiteira é a melhor opção para realizar a sua obra, é importante prestar atenção a alguns detalhes ao escolher a empresa para que corra tudo bem com o seu futuro imóvel. Listamos 6 dicas para você escolher uma boa empreiteira, ou empreiteiro autônomo e ter sucesso na sua obra.

1 – Vasculhe o mercado

Uma das primeiras atitudes para tomar antes de contratar uma empreiteira, é pesquisar muito bem o mercado da sua região. Peça indicações para familiares, colegas e amigos que já realizaram uma obra com empreiteira. Caso não encontre ninguém com essas referências, procure por sites especializados em construção civil que irão indicar os melhores profissionais e empresas da área.

Procurando por Empreiteiros em Sorocaba? Confira:

2 – Faça uma lista e cheque as referências

Após encontrar algumas empreiteiras, faça uma lista e verifique os canais de referências disponíveis na internet. Um dos melhores sites para checar o histórico de reclamações de grandes empreiteiras é o ReclameAqui. Você também pode fazer isso acessando a página da empreiteira dentro do Facebook e checando a seção de avaliações.

Outra maneira de buscar referências, é fazer uma pesquisa em lojas de materiais de construção, pois lá existem profissionais que conhecem muito bem o mercado de construção civil e podem fazer boas recomendações.

3 – Verifique demais detalhes: ações trabalhistas, aspectos legais, etc

O maior objetivo de contratar uma empreiteira, é ter a comodidade de delegar toda a contratação de profissionais para a empresa terceirizada. Sendo assim, as empreiteiras acabam trabalhando com um grande número de profissionais e ficam encarregadas de lidar com todos os problemas trabalhistas possíveis.

Então, ao escolher uma empreiteira, verifique se há um histórico de ações trabalhistas e tome cuidado por dois motivos: primeiro, pode ser que essa empresa não cumpre seu papel como empregadora, causando insatisfação dos funcionários, o que resulta em brigas durante o trabalho, serviços mal-executados e até greves e paralisações durante a obra.

O segundo motivo, é que se a empreiteira está com muitos processos judiciais ativos, a situação financeira dela pode estar muito ruim. Isso também pode ocasionar greves durante a obra, devido ao atraso de pagamentos para os trabalhadores envolvidos. Em casos extremos, é possível que ocorram fraudes na obra.

Nessa etapa, é importante ter em mãos o CNPJ da empreiteira para fazer consultas judiciais. Você pode fazer isso acessando o portal da Justiça do Trabalho da sua região, ou até mesmo no Google.

Procurando por Empreiteiros em Sorocaba? Confira:

Checar os processos trabalhistas é uma das maneiras que te ajuda em como escolher uma empreiteira.

4 – Procure mais informações sobre a mão de obra e equipamentos

Além de conhecer a empreiteira, busque se informar sobre o quadro de funcionários contratados ou terceirizados por ela e verifique se eles estão registrados no Ministério do Trabalho e cumprem as NRs (Normas Regulamentadoras). Essa é uma tarefa um pouco mais difícil de realizar, já que as empreiteiras nem sempre trabalham com os mesmos funcionários. Portanto, é importante também saber como funcionará o regime de trabalho dos funcionários da empreiteira na sua obra.

O mais importante é conhecer o responsável pela gestão da obra e saber quem ficará encarregado de ser o porta-voz da empresa com você. É importante também certificar-se de que a empreiteira conta com um engenheiro civil para ser responsável técnico pela execução da obra.

Vale a pena visitar uma obra em andamento para avaliar a qualidade do trabalho da empreiteira, checar as condições de trabalho e verificar os equipamentos utilizados na obra, que devem estar conservados e aptos para uso.

5 – Fique de olho no contrato

Se você vai contratar um empreiteiro autônomo, lembre-se que é indispensável realizar um contrato para registrar os acordos da construção. Caso a obra seja realizada por uma empreiteira, você não vai se preocupar com isso, pois a empresa só vai aceitar trabalhar mediante a elaboração de um contrato.

De qualquer maneira, em ambos os casos, você precisa ler o contrato atentamente para não deixar brechas que causem problemas no futuro. O contrato deve estar extremamente claro, não deixe de interpretar todas as cláusulas e, se achar necessário, procure a ajuda de um advogado.

Procurando por Empreiteiros em Sorocaba? Confira:

A principal dica aqui é prestar atenção no pagamento: Procure firmar um acordo em que você possa pagar a empreiteira ao decorrer do andamento da construção, desde que haja avanços significativos na obra.

6 – O que fazer durante a obra

 Escolheu a empreiteira e fechou o contrato? Veja alguns cuidados importantes a partir de agora:

  • Desconfie se a empresa solicitar uma entrada de quantia muito elevada;
  • Certifique-se de registrar todo e qualquer pagamento feito à empreiteira por meio de notas e recibos;
  • Acompanhe a obra diariamente, ou pelo menos semanalmente, para verificar alguns itens: evolução da obra, cumprimento dos prazos e uso consciente dos materiais de construção.

Seguindo as etapas que listamos, você vai contratar uma empreiteira com muito mais facilidade e assim vai evitar diversos problemas na obra da sua casa.

Via http://blog.ciadaobra.com.br/como-escolher-uma-empreiteira-para-construir-sua-casa/