Na hora de pintar: qual a diferença entre os tipos de tintas?

Chegou a hora de pintar a sua casa e você se depara com diversos tipos de tinta para vender: e agora, qual tipo de tinta escolher?  

Cada tinta é específica para um tipo de aplicação e no mercado existem diversos produtos para aplicação interna e externa. Essa quantidade de opções podem trazer um pouco de confusão na hora de escolher a que melhor se adequa ao seu ambiente. Por isso, é importante sempre consultar o pintor da sua obra e, além disso, saber um pouco mais sobre os principais tipos de tintas e suas aplicações.

Procurando por pintor em Sorocaba? Confira aqui!

pintores em sorocaba

Látex PVA

Essa é a tinta mais indicada pelos pintores para os interiores de residências, por isso, são muito comuns. Essa tinta tem a base solúvel em água, por isso o pintor pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água. Em caso de a tinta acabar respingando em algum móvel ou outra parte da casa, ela também pode ser lavada com água.

Essa tinta é indicada para a parte de dentro de residências e não adequada para áreas expostas a chuvas ou molhadas, seca muito rápido e não possui muito odor.

Tinta Acrílica

Parecida com a tinta látex PVA, a tinta acrílica também é solúvel em água e também torna a vida do pintor mais simples na hora da pintura. A diferença entre as duas é que a tinta acrílica tem uma alta impermeabilidade, o que faz que ela seja uma boa opção para ambientes externos e molhados, como cozinha e lavanderia.  

A tinta acrílica possui um acabamento mais brilhante, mesmo na opção fosca, por isso, fique atento à esse detalhe. Ela também pode ser um pouco mais cara que a tinta látex PVA.

Procurando por pintor em Sorocaba? Confira aqui!

pintores em sorocaba

Tinta Esmalte

Diferente da tinta de látex e da acrílica, a tinta esmalte não pode ser diluída em água pois possui uma “base a óleo”. Esse tipo de tinta é muito indicado para a pintura de superfícies de ferro e de madeira. Janelas de ferro, corrimãos e outras estruturas acabam ficando com uma pintura mais resistente se pintadas com esse tipo de tinta.

A tinta esmalte possui alto brilho e dá a sensação de que uma película foi formada em cima da superfície, e é por esse motivo que não é indicada para paredes, pois durante a aplicação, podem surgir bolhas ou, durante o uso, descascarem com mais facilidade. Por serem para uma aplicação mais específica e em superfícies com um tamanho menor, o valor da tinta acrílica é mais alto que os das duas citadas anteriormente.

Encontre aqui telefones e endereços de pintores em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/pintores-em-sorocaba