Modelo americano de negócio chega a Tatuí em novo empreendimento

Pátio Vivaz, no modelo strip mall, deve ser entregue em dezembro deste ano e conta com a tecnologia da estrutura pré-fabricada.

Desde fevereiro deste ano, um novo empreendimento teve suas obras iniciadas em Tatuí (SP). A novidade contará com os seguintes serviços e lojas: Supermercado São Roque, O Boticário, Coxinha Real, posto de combustíveis, lotéricas, serviços bancários, entre outras conveniências. “O Pátio Vivaz, no modelo strip mall - um shopping compacto e a céu aberto - tem inspiração em cases de sucesso americanos, que atendem a vários bairros e facilitam o consumo no dia a dia", afirma o administrador de empresas e um dos investidores do projeto, José Celso Fiuza Filho, 38 anos. Segundo ele, este tipo de complexo também oferece mais qualidade de vida aos visitantes, agregando, além das compras, lazer, entretenimento e segurança. A previsão de entrega é em dezembro deste ano.

O projeto foi planejado, inicialmente, para o método construtivo convencional, devido à geometria irregular do terreno. No entanto, após reuniões com a Premodisa, um dos principais fornecedores de pré-fabricados de concreto da região e com os responsáveis pela obra, foi possível empregar o uso do sistema pré-fabricado em concreto, o que trouxe agilidade de entrega, otimização do uso dos recursos e redução de custos. “Uma das grandes necessidades era priorizar as vagas de estacionamento do subsolo e, ao mesmo tempo, a racionalização de pilares do layout do supermercado, no pavimento superior", conta o engenheiro civil da Premodisa, Daniel Augusto Taborda Junior, responsável pela comercialização do projeto do mall.

Ainda na fase de projeto, foram pensados nos ajustes dos níveis do terreno, em relação às fases de implantação da obra. Porém, o desafio ainda continua durante a etapa de execução. Além da geometria da área, também há as adequações dos níveis, nos quais foram adotados cortes naturais (taludes) e contenções.

A Premodisa foi a escolhida para a construção da obra, após vencer concorrência entre várias empresas do setor, pela avaliação de premissas, como: qualidade, pontualidade no cumprimento de prazo e preço. “Outro ponto que consideramos foi a tradição e quantidade de obras já entregues. Velocidade e praticidade são diferenciais importantes na construção moderna", destaca José Celso. Além da garantia da entrega no prazo que os investidores precisam, outras vantagens são: o alto controle tecnológico dos materiais pré-fabricados, funcionalidade da obra, além da flexibilidade no uso do layout da arquitetura.

De acordo com o engenheiro da Premodisa, dificilmente essa obra poderia ser executada no período de 180 dias, caso fosse construída pelo método convencional. “Dentro desse prazo, a obra será entregue com fechamento lateral em painéis de concreto, lajes alveolares, com sobrecarga de até 2.000 kgf/m² e o sistema de cobertura", finaliza.