Mármore x Granito pedras naturais sempre presentes na arquitetura

Muito usadas em projetos de interiores, elas despertam muitas dúvidas nos consumidores.

 

Lareira revestida de mármoreum dos destaques do living projetado pelo escritório Patricia Penna Arquitetura & Design | Foto: Sérgio Israel

 

Além do ar sofisticado e da beleza única, a variedade de tons e texturas que imprimem em cada projeto tornam as pedras naturais, como mármores e granitos, materiais recorrentes em projetos de interiores. E, apesar de queridinhos há milhares de anos, muita gente ainda não sabe todas as diferenças entre eles. Por isso, a viemos te ensinar mais sobre as características e usabilidades de cada um desses materiais.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

Não é apenas o grande valor estético que torna estes materiais um item de desejo no imaginário. Elas também se destacam pela durabilidade e exclusividade, já que nenhuma pedra natural é igual à outra. “Quando vamos definir o material para um projeto, é vital avaliar qual será sua aplicação, se o uso será em bancadas de cozinha, piso ou parede. Além disso, se a área tem grande exposição ao calor, insolação, se haverá contato com produtos de limpeza etc.”, explicamos.

 

 

Seja criando desenhos no piso ou simplesmente favorecendo a sensação de amplitude, o mármore é sempre um clássico | Fotos: Marco Tiê

 

Mármore

Elegância é a palavra que melhor define o mármore, material que há muito tempo faz parte da história da arquitetura. Mas ao escolhê-lo é preciso levar em consideração que se trata de um material delicado, com grande porcentagem de calcário em sua composição e, por ser bastante poroso, precisa ser devidamente tratado, evitando que a sua aplicação não traga problemas futuros. “Convém evitar em ambientes onde há contato direto com produtos abrasivos e drásticas variações de temperatura, pois perderá suas características e poderá trincar”, alerta a arquiteta Patricia.

Apesar de não ser indicado para a cozinha, ele é bastante versátil, e pode ser usado de diversas maneiras, como revestimentos de paredes, pisos, bancadas, lareiras (revestimento externo, apenas, onde há isolamento térmico) escadas e até mesmo no mobiliário. “Por sua maior fragilidade, seu uso em áreas externas precisa ser muito bem avaliado, pois intempéries certamente modificarão sua superfície e o material poderá ser avariado”, comenta a arquiteta.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

Bancadas e pisos de banheiro também recebem bem o mármore, pois não há grandes variações de temperatura. Mas há ainda incidência da água, que modifica o material a longo prazo, e a abrasão e gordura, ainda que mais leves, de produtos de uso pessoal e limpeza, que ao longo do tempo vão se acumulando no material. A recomendação, portanto, é a mesma: requerem sempre a boa e frequente manutenção da impermeabilização, e pedem cuidados de limpeza.


Mármore Branco Ariston em bancada, paredes e piso do banheiro do casal | Foto: Marco Tiê

 

Possíveis acabamentos do mármore

  • Levigado: pedra lixada, mas sem brilho, ecom as possíveis “imperfeições”, (como poros e rebaixos) permanecerão abertos.
  • Polido: pedra lixada até atingir o brilho quase especular (acabamento mais comum). Nesse caso, a superfície fica escorregadia quando em contato com água, por isso, é necessário avaliar bem onde será instalada;
  • Estucado:o material pode receber este tratamento que fechará seus poros e rebaixos com uma resina apropriada para este fim. Após esta etapa, ele poderá ser polido ou levigado, e em qualquer caso, o material precisa ser impermeabilizado.

 

Granitos

Formado por três minerais (mica, feldspato e quartzo), o granito é esteticamente bonito, mais resistente que o mármore, bastante durável e há diversas variedades.  Seu aspecto, em geral, é mesclado, justamente por sua composição geológica, e diferente dos mármores, não possui os tradicionais “movimentos”. É muito usado devido ao seu custo-benefício, pois além de mais resistentes à abrasão (produtos de limpeza, alimentos cítricos, etc), permeabilidade e impacto, têm custo menor que os mármores. Além disso, possui grande resistência às variações de temperatura, o que o torna um material ideal para bancadas e pisos de ambientes internos ou externos. “A sua maior resistência, o torna ideal para uso em ambientes com alto tráfego, como acessos de pedestres, veículos, escadas e até fachadas”, que reforça ainda que o material natural pode ser aplicado em lareiras, soleiras, rodapés, peitoris e bancadas em geral.

Apesar de sua boa durabilidade, é importante lembrar que o material também demanda alguns cuidados na hora da limpeza e manutenção, para que continue bonita e sem manchas. Evite utilizar produtos abrasivos ou quaisquer produtos que contenham componentes ácidos. “O melhor é adotar sabão neutro ou detergente e água para a limpeza”, finaliza a arquiteta que utiliza a pedra natural em seus projetos de interiores.

Procurando por Marmorarias em Sorocaba? Confira:

Possíveis acabamentos do granito

  • Flameado: recebe umataque de chamas, que o deixa com característica rústica, quase natural, ideal para acessos externos. Pode estar em bancadas ou paredes, qual tal acabamento rústico seja desejado. O interessante deste acabamento é que ele transforma materiais comuns, de baixo custo, em lindos acabamentos de uma nobreza incrível. Precisa ser impermeabilizado.
  • Diamantado: o material é lixado, ficando com acabamento áspero, mais uniforme que o flameado. Também precisa ser impermeabilizado.
  • Polido: o material é lixado até atingir o brilho. Este é o uso mais comum. Ele fica escorregadio quando molhado, eassim como os mármores, precisa ter seu uso bem avaliado. Precisa ser impermeabilizado.

 

Granitos prediletos dos brasileiros para bancadas de cozinhas

  • Branco-Siena: num claro tom bege, com pequenas pintinhas, é o material “neutro” mais procurado por seu custo-benefício.
  • Preto são-gabriel: é uma das opções de material escuro de melhor custo-benefício, sem contar que o preto combina com tudo.
  • Marrom café imperial:em tom de marrom, tem pequenas formações geológicas chamadas “amêndoas”, que remetem a um grão de café. Também tem bom custo benefício!
  • Preto-absoluto: custa cerca de 50% a mais que o são-gabriel, mas faz sucesso por apresentar um tom preto quase sem interferências.

 

Essa foi concedida pela DC33. Muito obrigadaa DC33 e Patrícia Pena pelo conteúdo compartilhado.