Instalações Elétricas: entenda sua importância para a sua obra

Um dos assuntos mais importantes durante a construção de uma obra são as instalações elétricas. Não somente por elas serem de extrema importância para a rotina da sua casa ou empreendimento comercial, já que a eletricidade é a principal fonte de luz, causando uma grande dependência desta para as mais diversas tarefas do nosso dia a dia, mas também para a segurança dos usuários.

Procurando por Instalações Elétricas em Sorocaba? Confira:

Instalações elétricas mal dimensionadas ou mau executadas podem trazer diversos transtornos durante a construção do projeto. Por isso é importante ter certeza que você está realizando esse processo com segurança para evitar futuros problemas.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto e sua importância para o processo de construção de uma obra.

 

O que é um Projeto Elétrico?

Esse projeto consiste na determinação de materiais, com todas as suas especificações e quantidades necessárias. Deve-se pensar onde serão instaladas os elementos que necessitam de energia, como tomadas e iluminação, por exemplo.

Todo projeto de instalações elétricas devem estar de acordo com a Norma Brasileira. Projetos mais elaborados tem a exigência de ser realizado por Engenheiro Eletricista determinado pelo órgão regulamentador CREA, que exige também a emissão de uma ART – Atestado de Regulamentação Técnica).

Conheça alguns dos documentos que devem estar composto no Projeto de instalações elétricas:

  • Desenhos: devem estar representados todos os pontos elétricas, assim como suas interligações em planta baixa, corte e detalhes executivo de instalação. Devem conter também os diagramas elétricos, de maneira que facilitará o entendimento geral da instalação.
  • Memorial Descritivo: devem estar detalhado: a lista de documentos, normas técnicas, considerações sobre as instalações elétricas e quanto aos equipamentos que serão conectados; sistema de entrada de energia e considerações sobre os cuidados que o construtor deve tomar na execução do projeto.
  • Memoriais de Cálculo: nesse documento deve conter os critérios de capacidade de condução de corrente, queda de tensão, níveis de curto-circuito e iluminâncias, sistemas e esquemas de aterramento, dentre outros.
  • Especificações técnicas: onde são apresentadas descrições dos materiais que foram citados nos desenhos e no memorial descritivo.

Procurando por Instalações Elétricas em Sorocaba? Confira:

Por que o Projeto de Instalações Elétricas é importante para a sua obra?

Evita transtornos futuros

Algumas pessoas optam por cortar o acompanhamento profissional da instalação elétrica para economizar no valor final da construção. Porém, o prejuízo pode ser muito maior com um serviço mal executado, pois os gastos serão muito maiores para refazer a instalação elétrica depois do projeto já pronto.

Além disso, o profissional especializado irá detalhar todo o material necessário para a construção específica, haverá um estudo e embasamento para tal. Sem isso projetado, como você irá realizar essa compra de maneira assertiva? Nesse cenário você pode acabar comprando material a menos ou a mais, o que pode exceder seus gastos e até mesmo atrasar as obras em caso de falta de algum item.

Conhecimento do esqueleto do projeto

Com o projeto de instalações elétricas você tem a garantia de ter conhecimento de tudo aquilo que foi executado na sua obra, tendo acesso a todo seu esqueleto. Esse conhecimento é muito importante caso no futuro você se depare com a necessidade de realizar alguma manutenção nas instalações elétricas ou realizar alguma obra no local que necessite desse conhecimento.

Projeto de Instalações Elétricas na Porte

O projeto de instalações elétricas realizado pela Porte compreende toda a disposição e cálculos de tomadas, iluminação, quadro geral, proteção, eletrodutos e fiação de uma casa, prédio ou imóvel de finalidade comercial. Entre em contato através deste link para mais informações e orçamento para sua obra.

(via)