Guia de Aquecedores: Conheça 6 Opções e Escolha a Melhor Para Seu Lar
Imagem no freepik
O outono e o inverno as vezes podem ser bastante rigorosos e um aquecedor de ambientes pode transformar uma casa gelada em um lar aconchegante. Nessa matéria, vamos te mostrar 6 tipos de aquecedores para que você possa escolher o mais adequado para sua rotina e sua família.
Aquecedor Halógeno
Este é o tipo de aquecedor mais comum. Ele possui uma resistência incandescente visível que aquece os filamentos e, consequentemente, o ambiente. A resistência é protegida por uma grade de metal que também aquece, o que requer cuidado, especialmente em lares com crianças ou animais de estimação. São modelos econômicos, ideais para ambientes pequenos e médios. Aquece rapidamente, mas não distribui o calor de forma uniforme, deixando o ambiente mais seco. Não é aconselhado utilizá-lo em um ambiente totalmente fechado ou dormir com ele ligado, pois pode ocorrer falta de oxigenação. Também não devem ser usados em banheiros ou locais úmidos, nem deixados muito próximos de outros objetos.
Termoventilador
Semelhante ao aquecedor halógeno, este modelo funciona como um ventilador: a resistência incandescente acoplada às hélices espalha o calor pelo ambiente. Suas vantagens incluem preço acessível e facilidade de transporte, além de possuir regulagem de potência. Em contrapartida, ele resseca o ambiente e é mais barulhento que outros modelos, fazendo um som parecido com o de ventiladores.
Imagem no freepik
Aquecedor a Óleo
Embora mais caro e consumidor de mais energia, este aquecedor é potente, silencioso e sustentável, não prejudicando o meio ambiente. Ele funciona por meio de uma resistência que aquece o óleo interno, que não precisa ser trocado, e este óleo aquece o ambiente. Como o óleo é queimado e não o oxigênio, este modelo não resseca o ar. É ideal para ambientes maiores, aquece de maneira uniforme, mas leva mais tempo para aquecer.
Se você está procurando aquecedores em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.
Aquecedor Cerâmico
Este modelo tem uma resistência revestida por cerâmica que retém e dissipa o calor uniformemente por meio de uma ventoinha. Aquece rapidamente, ideal para pequenos e médios espaços. Alguns modelos possuem desligamento automático ao atingir uma temperatura específica. Pode ser barulhento e mais caro que outros modelos, mas é portátil, não resseca o ar e é econômico.
Aquecedor a Gás
Existem modelos que funcionam com gás natural (GNL) ou gás de cozinha (botijão), recomendados para grandes e abertos ambientes como mercados e restaurantes. São mais caros que outros modelos, mas aquecem de maneira uniforme.
Imagem no freepik
Climatizadores de Ar
Versáteis, servem tanto para aquecer quanto para esfriar ambientes. São mais caros que aquecedores elétricos comuns, mas mais potentes e portáteis. Possuem um reservatório de água que umidifica o ambiente enquanto aquece ou esfria.
Conclusão
Agora que você entende melhor como cada tipo de aquecedor funciona, sua escolha deve ser mais simples. Considere as características de cada modelo, suas vantagens e desvantagens, e as necessidades específicas do seu ambiente para escolher o aquecedor mais adequado para sua casa.