Escadas: veja normas para escadas de boa qualidade

Hoje nós vamos falar sobre escada, a importância do projeto da escada, o espaço que a escada ocupa, o espaço de circulação dela, e falar também sobre os padrões, as normas, para uma escada mais segura.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Ao projetar uma escada nós temos que pensar que ela ocupa um espaço na residência ou no comércio e esse espaço provém também de uma circulação, porque para chegar até a escada é necessário um corredor ou hall de circulação esse corredor esse hall também exige as medidas mínimas que geralmente nós mantemos a mesma largura da escada.

Sobre a altura do piso existe uma norma uma regrinha que a gente ocupa geralmente de 17,5 cm a 19,5cm de altura essa norma é para você não projetar uma escada com espelho muito baixo (espelho é o termo que nós arquitetos usamos para altura do piso) caso contrário, fica aquela escada que você sobe, sobe mas nunca chega ao pavimento superior ou então se passa de 19 fica um padrão de degrau muito alto você até chega mais rápido ao andar superior mas você se cansa também muito mais. Por isso optamos por um meio termo que fica em torno de 18,5 cm.

Fora isso também existe o padrão da largura do piso, que é onde nós apoiamos os pés, é claro que a escada pode ter a largura que seu espaço proporcionar, como aquelas mais espaçosas de até um metro, mas é costume considerar 25cm a 29cm de largura do piso, sendo 25 muito pouco, apesar da regra o mínimo que nós usamos é 28cm de largura do piso

Então seguindo essas regrinhas básicas de largura mínima 1 m, altura do piso na média de 18,5 cm e degrau de no mínimo 28 cm você tem uma escada pelo menos na funcionalidade perfeita.

 

Se você está procurando por escadas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Uma escada que nós devemos prestar atenção na confecção é a escada helicoidal, a famosa escada caracol, ela tem uma medida padrão então ela segue as mesmas normas de largura, só que a caracol precisa ter 1,20 m de largura do degrau enquanto as outras podem ter 1m, pelo degrau diminuir enquanto ele vai chegando no centro, ela tem que ser mais larga para dar um espaço médio de piso.

Procurando por Escadas em Sorocaba? Confira:

Escada é escada, e na hora de projetar devemos seguir todas as normas, mas também nós podemos fazer algumas brincadeiras com o estilo da escada com o formato da escada também com os materiais utilizados na escada, lembrando que é sempre bom utilizar materiais antiderrapantes no piso para não ter perigo de escorregar, enfim, crianças que usam meias para descer a escada por exemplo podem se machucar, por isso é sempre bom tomar cuidado. Mas o formato dela é bem dinâmico, você pode num projeto, esconder a escada, pode fazer da sua escada uma escultura no meio da sala, enfim isso vai depender do projeto. A escada é um assunto muito abrangente, tem muita coisa pra falar sobre a escada, muitos detalhes. Então durante a programação nós voltaremos a falar sobre esse assunto ok? Até a próxima.

 

Se você está procurando por escadas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.