Dicas para economizar tinta na hora da pintura da sua obra

Está pensando em renovar o ambiente de maneira rápida e econômica? Pintar as paredes pode ser uma opção! Você pode contratar um pintor ou fazer o serviço por conta própria. Esteja atento às dicas abaixo para escolher os materiais corretos e economizar materiais, evitando desperdício e garantindo um acabamento perfeito!

A época mais seca do ano é a mais apropriada para realizar serviços de pintura, de acordo com a sua região, principalmente se você estiver querendo mudar a pintura externa do seu imóvel. Esse fato se dá devido à baixa umidade do ar, que ajuda no processo de secagem, aumentando o desempenho da pintura.



Projeto da Paulichen Arquitetura com cores em formatos geométricos

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Proteja os locais

Forre o chão com papelão, cubra os móveis com lona e proteja rodapés, maçanetas, portais e esquadrias de janelas com fita crepe. Guarde e proteja objetos de decoração, quadros e móveis. 



 

Prepare a parede para receber a pintura

Lixar a parede é um passo importantíssimo e muitas vezes negligenciado, pois causa muita sujeira e dá bastante trabalho. Mas é importante não esquecer desse passo, pois ele vai garantir que a sua parede fique mais porosa e receba a tinta de maneira uniforme. Lixe todas as regiões que serão pintadas com uma lixa fina (220 a 240). 

 

Ajuste algumas imperfeições no reboco

Utilize uma lanterna ou lâmpada e procure por defeitos na pintura e no reboco. Se a parede possuir buracos e ondulações, será preciso lixar com uma lixa mais grossa (60 a 80) para ajustar o acabamento. Em alguns casos será necessário inclusive acertar as imperfeições com massa corrida ou gesso. Caso você realize alguma correção no reboco, é necessário esperar algumas horas para secar. Repita o lixamento e a limpeza de toda a região antes de começar a pintura.

 

Se você está procurando tintas em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Limpeza e selagem

Para realizar a limpeza das paredes, utilize uma vassoura de pelos e um pano úmido, apenas com água. Não molhe muito, caso contrário será necessário esperar mais tempo para secar. É importante passar um pano também no chão, rodapés, janelas e portais, já que a movimentação no ambiente irá levantar a poeira e essa pode grudar na parede, comprometendo o resultado final da pintura. Ao finalizar a limpeza, misture o selador até ficar uniforme e aplique na parede recém preparada. Utilize de preferência um rolo de lã, aplicando a tinta em movimentos suaves e horizontais. Leia as instruções do fabricante para fazer a diluição correta do selador, se a parede estiver bem preparada, uma demão deve ser suficiente.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Pintura

Tinta não é tudo igual. Existem uma infinidades de tipos, marcas e fórmulas disponíveis nas lojas de construção, você pode pedir ajuda ao vendedor especializado da loja para encontrar o ideal para a sua situação. Pessoas que possuem crianças e animais em casa, deverão dar prioridade a tintas fáceis de limpar, como as brilhosas, que não tenham cheiro e de fácil aplicação. Se for uma casa com apenas adultos, é possível utilizar uma tinta mais fosca, que possui melhor cobertura e disfarça melhor possíveis defeitos no reboco.



pinturas de varios colores

Caso a tinta vá ser utilizada para renovar madeiras e metais como portas, janelas, portões e móveis, os esmaltes são os mais indicados. Antes de começar a pintar, misture bem a tinta escolhida com um misturador ou pedaço de madeira. Leia as instruções do fabricante para entender as especificações de diluição.


Escolha de pinceis e rolos

Escolha bem os pinceis e rolos: eles irão ajudar a trazer o acabamento desejado. Os rolos são perfeitos para áreas grandes, como paredes e tetos. Mas existe um tipo desse equipamento ideal para cada variedade de tinta. O de pelo baixo é indicado para tintas PVA e acrílica. O de espuma, para esmaltes, tinta óleo e verniz, enquanto o de espuma rígida ou borracha, para efeitos e texturas. Além disso, os de cerda clara, tipo grisalho, são para tintas à base de água, como a PVA e acrílica. Os mais escuros são para as tintas a óleo, esmalte e vernizes. Compre pinceis pequenos e utlize bastante fita crepe para fazer os acabamentos de cantos.


Não encharque o pincel!

Para aplicar a pintura em todo o entorno da área que será pintada rente à fita crepe, use uma trincha. Pinte o resto da superfície, sem precisar esperar secar. Dica extra: antes de utilizar o rolo, você pode umedecê-lo com água. No momento da pintura, se atente ao passo-a-passo: mergulhe o rolo na tinta sem deixar encharcar, tire o excesso na própria bandeja e passe na parede no sentido vertical, de cima para baixo, e depois de baixo para cima, completando uma faixa na parede. Repita esse procedimento por toda a parede e deixe secar. O tempo mínimo de secagem recomendado é 4 horas, para garantir uma segunda demão eficiente.

Não se assuste! A primeira demão sempre apresenta alguns defeitos. Mais duas ou três demãos e a parede já fica com boa aparência. Então, não se desespere com a primeira camada de tinta. Repita o processo de pintura, primeiro fazendo aquele contorno rente à fita crepe com o pincel e depois com o rolo. Se o resultado ainda não estiver satisfatório, espere secar quatro horas e aplique a terceira demão.

Só retire a fita assim que terminar a última demão, mas antes de secar a tinta. Em seguida, aproveite para lavar o material em água corrente e secar bem antes de guardá-lo, para usar futuramente. Para limpar os pincéis, deixe-os imersos em tíner ou águarrás. Depois que a tinta secar, é hora de retirar todo o papelão e/ou lona, limpar o chão e colocar tudo de volta no lugar. Protinho, casa nova!