Dicas na hora de contratar um eletricista

Para evitar gastos desnecessários e proteger não só você mas também a sua família, todo cuidado é pouco na hora de contratar um eletricista. Confira as dicas do Idec para quando precisar contratar esse profissional.

Procurando por Eletricistas em Sorocaba? Confira:

  1. Pesquise vários profissionais.

  2. Peça algum registro profissional, desconfie de quem "faz tudo".

  3. Como as instalações elétricas residenciais são regidas pela NBR-5410, da ABNT, desconfie se o eletricista nunca tiver ouvido falar disso!

  4. Solicite o orçamento, que deve ser obrigatoriamente entregue ao consumidor antes da execução de qualquer serviço e tem validade de 10 dias a partir do recebimento. Nele devem constar o valor da mão de obra e dos materiais e equipamentos a ser utilizados, a forma de pagamento e as datas de início e término do serviço. Após a aprovação, o orçamento não poderá mais ser alterado e deve ser integralmente cumprido pelo fornecedor, que não poderá cobrar nada a mais. A não entrega de orçamento caracteriza prática abusiva.

  5. Verifique se todo o material tem logotipo do fabricante. Rejeite material de procedência desconhecida. Disjuntores, fusíveis, tomadas, interruptores, fios e cabos devem ter a marca de conformidade do Inmetro.

  6. Eletricista não precisa quebrar a casa toda para mexer em sua fiação. Se o problema for na caixa, ele só mexe ali, se a fiação deve ser trocada, basta abrir uma ou mais caixas de passagem e passar os fios pelos conduítes.

(via)