Cores alegres e intensas, reaproveitamento e escolhas conscientes

Com espaço de sobra para abrigar todos os sonhos do casal e dos dois filhos, o apartamento de 187 m², localizado no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, parecia a morada perfeita para a família. Porém, assim que mudaram perceberam que a planta não atendia as necessidades que tanto almejavam. Assim, convocaram os serviços de um arquiteta para comandar a reforma do imóvel.

Quando os clientes compraram o apartamento, os novos moradores não encontraram a disposição dos ambientes conforme a planta original, pois o antigo proprietário já havia empreendido algumas tentativas de reformas. Conforme a nova família chegou, tentaram, sozinhos, dar uma nova cara ao imóvel através das mudanças de alguns acabamentos. “No entanto, o resultado alcançado não deixava o casal confortável nem mesmo para um churrasco entre amigos”, releva.

 

Arquiteta explorou as formas arredondadas e cores intensas para conceber a decoração do living | Foto: Carlos Piratininga

 

O living foi pensado para que a família estivesse sempre reunida, mesmo quando ao receber visitas. Por isso, a proposta agrega uma lareira ecológica posicionada na mesa de centro. “O fogo aquece e reúne as pessoas”, avalia a arquiteta. Na composição do décor, a escolha por um sofá arredondado (Líder Interiores), as poltronas de estilo retrô também da Líder (já eram dos clientes) e o tapete redondo (Santa Mônica) delimitam o espaço em uma atmosfera muito convidativa e destacam as cores despojadas, em uma tradução da personalidade dos moradores. Ao lado, uma charmosa cristaleira espelhada e com espaço para objetos decorativos ainda dispõe do bar e a adega, deixando os convidados à vontade para se servirem.

 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

No home theater, a marcenaria projetada por Cristiane Schiavoni recebe todos os equipamentos que integram o sistema de áudio e vídeo | Foto: Carlos Piratininga

 

Integrado, o conceito do home theater foi promover o entretenimento com a estrutura completa de áudio e vídeo e um décor que evoca o apreço dos moradores pelos tons fortes. Junto com o confortável sofá azul da Líder (também já era dos clientes) – perfeito para maratonar séries e os filmes preferidos da criançada –, a escultura amarela da artista plástica Rosana Ciotta. “Com o posicionamento da área social, os adultos podem aproveitar o living, enquanto ficam ‘de olho’ nos pequenos diante da TV”, destaca a arquiteta.

 

Com a integração da planta, a sala de jantar foi disposta na varanda. Além da amplitude, ao abrirem as persianas, a oportunidade de apreciar o skyline de São Paulo | Foto: Carlos Piratininga

 

Com a reforma, a sala de jantar passou a ocupar o espaço da antiga varanda e, com esta nova disposição, o ambiente recebe desde os jantares mais tradicionais, como também atua como apoio à churrasqueira, que por sua vez está integrada ao espaço social da casa. Nas escolhas, o primor da mesa de jantar azul, combinada à elegância das cadeiras, em seus três modelos diferentes, mantém a proposta elaborada pela arquiteta para a área social. “Na delimitação dos ambientes, trouxe também o cobogó, elemento tão brasileiro que agregou ares de memória afetiva”, reconhece Cristiane.

 

Bancada revestida com granito preto, backsplash com azulejo retrô e um aparato de churrasqueira profissional | Foto: Carlos Piratininga

 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Antes da repaginação proposta pela arquiteta, a área da churrasqueira encontrava-se isolada da área social. Com a transformação, tornou-se valorizada: além de equipada para nenhum churrasqueiro botar defeito, ganhou dimensões e uma utilização ainda maior. Perfeita para receber muitos convidados, com o visual do fechamento de vidro e todas as premissas sonhadas pelos moradores, a mesa com quatro posições foi eleita como local preferido para o café da manhã e refeições rápidas.

 

Para a mesa, Cristiane Schiavoni utilizou MDF criando um efeito visual interessante | Foto: Carlos Piratininga

 

Outro ambiente que antes da obra não atendia as necessidades dos moradores era a área de estudos das crianças e eventual home office para os pais. A arquiteta conta que a solicitação foi de um local arejado e agradável para família. Separada da sala de jantar pelo cobogó, a mesa para as atividades foi posicionada com vista para a cidade e o verde das samambaias fixadas no teto contribuiu para uma áurea de bem-estar com a presença do natural em meio à cidade grande. “Sensação de paz é fundamental para fazer as lições de casa”, conta. Para complementar, a marcenaria entrou em cena para trazer os armários setorizados: materiais de escritório, livros e cadernos ganharam local próprio e deixaram de frequentar lugares improvisados na casa.

 

Sobriedade do lavabo promove elegância e um outro olhar do convidado | Foto: Carlos Piratininga

 

lavabo ganhou nova roupagem e trouxe a monocromia do preto e do cinza em diferentes formatos e texturas com o intuito de produzir um contraponto aos demais cômodos coloridos presentes na área social do apartamento.  Com o corte geométrico da cuba esculpida em pedra, os traços foram mantidos no formato da aplicação do revestimento da parede, e o espelho, que seguiu em continuidade até a altura do teto.

 

Com ampla circulação, a cozinha dispõe de toda estrutura para refeições do dia a dia, bem como menus mais elaborados em celebrações especiais. Eletrodomésticos embutidos e torneira gourmet fazem da cozinha um espaço de chef | Foto: Carlos Piratininga

 

Na cozinha, que já havia sido alterada pelos antigos habitantes, o projeto manteve a marcenaria, que atendia a estrutura concebida no projeto. Atenta à ergonomia da área de manuseio, a arquiteta substituiu a pedra da bancada pelo Granito Café Imperial, que se alinhou às demais escolhas para o ambiente.

 

Madeira, tons de cinza e iluminação aconchegante mesclam descanso e delicadeza | Foto: Carlos Piratininga

 

suíte máster foi arquitetada como um refúgio do casal. A profissional apostou no duo branco e preto para ‘abraçar’ os moradores com diversas texturas e materiais, além da iluminação, que concebe uma atmosfera acolhedora. A escolha para a cabeceira é um tanto quanto inusitada e genial: o revestimento cerâmico cinza escuro, envolto na profundidade do painel, se destaca pelo seu efeito tridimensional e é ainda mais valorizado pela iluminação indireta incluída.

 

No dormitório, a marcenaria incorporou a sapateira e o painel para a televisão | Foto: Carlos Piratininga

 

Vale também destacar a solução da moradora para guardar os sapatos do casal: ao lado da cama, a marcenaria contempla todos os pares e deixou o closet livre apenas para as roupas.

 

Amplo banheiro master para o casal | Foto: Carlos Piratininga

 

banho máster seguiu a mesma paleta de cores do ambiente principal e as diversas texturas quebraram a monotonia e trouxeram conforto ao ambiente. O box dispõe de medidas generosas e, e a pedido da moradora, uma banheira pequena facilita o banho do filho mais novo sem gastos excessivos de água. “Embora pequena, é inegável que trará relaxamento para todos”, diz a arquiteta.

 

Prateleiras na transversal proporcionaram o clima jovial para a idade do filho mais velho | Foto: Carlos Piratininga

 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

quarto do filho pré-adolescente precisava contar com layout e decoração versáteis para acompanhar o crescimento do garoto, que está numa fase de grandes mudanças. Como a bancada de estudos ficou na varanda, sobrou espaço para ele receber os amigos com conforto. O jovem tem apreço por coleções, e por isso, a arquiteta investiu em prateleiras para acomodar os objetos mais estimados.

 

Banheiro do filho mais velho da família | Foto Carlos Piratininga

 

Para a suíte desse dormitório, a preferência foi por revestimentos neutros e o reaproveitamento consciente seguiu no trabalho. Ao manter a bancada e louças já existentes, o projeto evidenciou os itens coloridos do ambiente.

 

Clima divertido faz do quarto do caçula seu ambiente preferido | Foto: Carlos Piratinga

 

Entusiasmado pelos bichos, a arquiteta seguiu o apreço do caçula para guiar o projeto lúdico do dormitório. Assim, nichos na marcenaria em tons neutros posicionam as peças de montar que o pequeno adora.

 

Nichos em azul e box com porta de correr foram pensados para o momento de vida do menino mais novo da casa | Foto: Carlos Piratininga

 

Para o banheiro, a arquiteta também preferiu manter a bancada e louças existentes, enquanto os revestimentos foram escolhidos para proporcionar um clima mais divertido ao ambiente. Por fim, a porta de correr no box foi primordial para garantir funcionalidade e conforto ao banheiro do pequeno.

 

 

Essa matéria foi uma cortesia da DC33. Muito obrigada DC33 e Cristiane Schiavoni pelo material compartilhado.