Conheça as vantagens e aplicações das calhas e rufos de PVC

Conheça as vantagens e aplicações das calhas e rufos de PVC

 

Nos edifícios, as calhas são canais inseridos na cobertura com o propósito encaminhar a água da chuva para os condutores verticais, além de auxiliar na reutilização dessa água quando desejado. Elas podem ser realizadas em diversos materiais, sendo o PVC (policloreto de vinila) um dos mais disponíveis no mercado.

Calha e condutores verticais de PVC. Fonte: Site Archiexpo (marca Nicoll)

 

Já os rufos são elementos destinados a proteger as paredes expostas dos edifícios e evitar possíveis infiltrações entre a parede e o telhado. Rufos de PVC podem ser encontrados em diversos tipos, desde os rufos de capa até os de encosto, por exemplo.

 

Rufo pingadeira. Fonte: Site Vivadecora

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Vantagens do PVC

Dentre os benefícios do uso de calhas e rufos de PVC estão a eficiência na vedação, o preço acessível, a flexibilidade, e resistência à corrosão. Além disso, apresentam estética agradável, podendo ser pintados conforme as preferências dos clientes.

A durabilidade do material possibilita que calhas e rufos de PVC sejam utilizados em regiões litorâneas, de forma a não oxidarem. A instalação das peças de PVC é simples, podendo as junções ser realizadas com vedações de borracha.

Cabe salientar que o PVC é um material reciclável, resiste às intempéries e à fixação de sujeira, sendo pouco dependente de revestimentos para garantir a durabilidade. Entretanto, providenciar limpezas de manutenção no telhado, aproximadamente a cada 5 meses, para evitar o acúmulo de resíduos, é fundamental para que calhas e rufos mantenham a qualidade.

 

Tipos de rufos

É importante destacar que os rufos de PVC são disponíveis em tipos variados, cuja escolha dependerá da função empregada.

  • Rufos de pingadeira são aqueles que costumam ser utilizados em muros e platibandas, de forma a impedir que a água da chuva percorra as paredes e provoque infiltrações.
  • Rufos de capa são utilizados em divisas de construções ou sobre o muro, evitando, por exemplo, que a água que escorre pelo telhado penetre no material ou fique retida.
  • Rufos de encosto costumam ser empregados para evitar que a água da chuva passe pelos vãos que ficam entre as telhas e a parede do edifício, além de facilitar o escoamento da água até a chegada às calhas.

 

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

 

As calhas e os rufos no projeto arquitetônico

Para a realização do projeto arquitetônico com a inserção de calhas e rufos, é essencial verificar a ABNT NBR 10844, que se refere às instalações prediais de águas pluviais, de modo a garantir a eficiência dos sistemas.

Além disso, antes de adquirir calhas e rufos de PVC, deve-se saber a inclinação e as dimensões do telhado e o tipo de telha utilizado. O arquiteto é responsável, assim, por pré-dimensionar os condutores pluviais e definir a declividade das calhas, garantindo que as mesmas cumpram suas funções, de forma que não ocorram transbordamentos.

As calhas devem possuir inclinação de pelo menos 0,5%. Ademais, além de bem dimensionadas, elas precisam de suportes que possam garantir que não sofram curvaturas em virtude da água da chuva. A instalação de calhas e rufos com profissionais especializados é fundamental para que o projeto arquitetônico seja executado de maneira adequada.

 

Representação de instalações pluviais. Fonte: Google Imagens

 

Em suma, calhas e rufos de PVC auxiliam na garantia de proteção da edificação contra infiltrações e patologias construtivas. Além da facilidade de instalação, o PVC possibilita economia e durabilidade, providenciando resistência contra a corrosão e intempéries. Para a realização de instalações pluviais, contrate profissionais especializados e consulte a normatização técnica brasileira.