Confira quais são os materiais elétricos indispensáveis em qualquer instalação

Uma instalação elétrica pode parecer muito complexa quando não temos muita experiência com esse tipo de trabalho, mas não se preocupe! Sabe aquele medo de ter que voltar à loja de materiais por ter esquecido de algum item? Com essa lista aqui, não tem a menor chance! Leve ela com você na hora de pedir um orçamento.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:



Sua casa ou apartamento, por acaso, chegou naquele momento em que está precisando de alguns reparos? Se existem algumas falhas na projeção elétrica da sua residência, é legal ter noção de quais materiais para instalação elétrica serão necessários para começar a reforma. Continue a leitura para saber mais a respeito:

Projetos elétricos

Quando falamos de uma instalação elétrica mal estruturada, por exemplo, podemos encontrar interruptores distantes da porta de acesso, poucas tomadas ou até mal posicionadas pela casa. Certamente, em casos como este, não foi realizado um projeto elétrico antes de começar o serviço.

Contudo, é muito importante que ele seja feito previamente. Assim, os moradores terão suas necessidades atendidas de forma segura. Isto é, tudo feito seguindo as normativas vigentes de segurança acerca das instalações elétricas (NBR5410).

Trata-se da análise escrita das instalações elétricas de uma residência, com todos os dispositivos ou equipamentos elétricos devidamente dispostos, considerando quantos moradores o ambiente possui e outras necessidades básicas. Entre estes itens descritos estão:

  • tomadas;
  • pontos de iluminação;
  • disjuntores;
  • interruptores;
  • circuitos elétricos.

Este planejamento da estrutura elétrica, permite uma maior segurança à residência e consequentemente aos moradores. Assim, é muito mais assegurada a probabilidade de não acontecer curtos-circuitos, incêndios, etc.

 

Se você está procurando materiais elétricos em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Dessa maneira, com a projeção elétrica feita, conseguimos compreender quais materiais serão necessários para compor o sistema elétrico de forma objetiva. Afinal, todos os itens já estão descritos no documento.

Entretanto, para facilitar a questão para quem ainda é leigo, fizemos uma lista com os mais básicos materiais para instalações elétricas em uma casa. Acompanhe com a gente a seguir:

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Confira abaixo quais são os materiais elétricos necessários em qualquer residência


Disjuntores

A função do disjuntor é proteger a instalação elétrica e seus equipamentos. Quando há uma sobrecarga ou superaquecimento em algum componente, ele desarma para garantir a segurança.

Os tipos, modelos e amperagens dos disjuntores dependem da estrutura da residência. O chuveiro, especialmente, precisará de um disjuntor apenas para ele, de acordo com as especificações do fabricante. Atentar-se a isso é o que vai evitar que a energia da casa toda desligue no meio do banho quente.

Quadro de distribuição

O quadro é instalado no interior de uma casa. Trata-se de um conjunto de disjuntores e fusíveis dispostos em uma caixa com revestimento de metal ou plástico. Esse conjunto de materiais serve para transportar e distribuir a energia elétrica vinda da rua para os diferentes recintos de uma casa.

Ele também tem o poder de proteger os aparelhos elétricos contra quaisquer sobrecargas de energia, quando tudo está funcionando normalmente. No mercado você encontra diversos modelos, cores e tamanhos.

Cabos e fios

São os condutores de energia elétrica por toda a residência. O tamanho e a espessura do cabo também devem estar de acordo com a potência dos equipamentos da casa, assim como os disjuntores. Contate um eletricista para fazer o cálculo da metragem necessária de cada cabo. Prefira materiais de qualidade para evitar problemas e não esqueça de seguir o padrão de cores de acordo com as normas da ABNT.

Tubos e eletrodutos

Mais conhecidos como conduítes, são eles que protegem a fiação e evitam acidentes. Os mais conhecidos são os de plástico, normalmente nas cores amarelas ou laranjas, mas existem também modelos rígidos metálicos, mais usados em instalações aparentes.

Interruptores

Esses aqui dispensam explicações, mas fica a dica: prefira produtos de qualidade para ter garantia de durabilidade. A escolha também depende do que se espera em praticidade e da estética dos ambientes. Uma boa opção para os dormitórios são os dimmers, para ajustar a intensidade da iluminação conforme o desejado.

Tomadas

O padrão brasileiro é de três pinos, para conectar a fase (pino da direita), neutro (esquerda) e terra (central). Os modelos podem ser de 10 ou 20 amperes.

Procurando por Materiais Elétricos em Sorocaba? Confira:

Lâmpadas

Prefira as lâmpadas LED. Elas podem ser um pouco mais caras, mas compensam pela economia de energia e maior durabilidade. A tonalidade, amarela ou branca, depende do gosto pessoal. Utilize lâmpadas fluorescentes em cômodos pouco acessados, como porão e sótão.

material elétrico em sorocaba

Adaptadores

Os adaptadores são encontrados em diferentes formatos para proporcionar a oportunidade de conexão entre os aparelhos e tomadas. Além de serem práticos e funcionais, são peças essenciais para garantir que, independente do encaixe da tomada, seus eletrônicos irão funcionar perfeitamente e com segurança.

Via https://www.decorlux.com.br/checklist-de-materiais-para-instalacao-eletrica-residencial/