Confira quais são os materiais elétricos indispensáveis em qualquer instalação

Uma instalação elétrica pode parecer muito complexa quando não temos muita experiência com esse tipo de trabalho, mas não se preocupe! O Guia do Construtor está aqui para te ajudar. Hoje o assunto é materiais elétricos.

Confira quais são os materiais elétricos necessários para uma instalação residencial.

materiais elétricos em sorocaba

Sabe aquele medo de ter que voltar à loja de materiais por ter esquecido de algum item? Com essa lista aqui, não tem a menor chance! Leve ela com você na hora de pedir um orçamento.

Procurando por materiais elétricos em Sorocaba? Confira aqui!

Veja quais são os materiais elétricos necessários em qualquer residência.

Disjuntores

A função do disjuntor é proteger a instalação elétrica e seus equipamentos. Quando há uma sobrecarga ou superaquecimento em algum componente, ele desarma para garantir a segurança.

Os tipos, modelos e amperagens dos disjuntores dependem da estrutura da residência. O chuveiro, especialmente, precisará de um disjuntor apenas para ele, de acordo com as especificações do fabricante. Atentar-se a isso é o que vai evitar que a energia da casa toda desligue no meio do banho quente.

Cabos e fios

São os condutores de energia elétrica por toda a residência. O tamanho e a espessura do cabo também devem estar de acordo com a potência dos equipamentos da casa, assim como os disjuntores. Contate um eletricista para fazer o cálculo da metragem necessária de cada cabo. Prefira materiais de qualidade para evitar problemas e não esqueça de seguir o padrão de cores de acordo com as normas da ABNT.

Tubos e eletrodutos

Mais conhecidos como conduítes, são eles que protegem a fiação e evitam acidentes. Os mais conhecidos são os de plástico, normalmente nas cores amarelas ou laranjas, mas existem também modelos rígidos metálicos, mais usados em instalações aparentes.

Interruptores

Esses aqui dispensam explicações, mas fica a dica: prefira produtos de qualidade para ter garantia de durabilidade. A escolha também depende do que se espera em praticidade e da estética dos ambientes. Uma boa opção para os dormitórios são os dimmers, para ajustar a intensidade da iluminação conforme o desejado.

Tomadas

O padrão brasileiro é de três pinos, para conectar a fase (pino da direita), neutro (esquerda) e terra (central). Os modelos podem ser de 10 ou 20 amperes.

Procurando por materiais elétricos em Sorocaba? Confira aqui!

Lâmpadas

Prefira as lâmpadas LED. Elas podem ser um pouco mais caras, mas compensam pela economia de energia e maior durabilidade. A tonalidade, amarela ou branca, depende do gosto pessoal. Utilize lâmpadas fluorescentes em cômodos pouco acessados, como porão e sótão.

material elétrico em sorocaba

Encontre aqui telefones e endereços de lojas de materirias elétricos em Sorocaba e região. Com o Guia do Construtor você encontra as melhores opções em construção civil: www.guiadoconstrutor.com.br/materiais-eletricos-em-sorocaba