Como pintar MDF: guia prático para fazer a pintura corretamente

Qual tinta usar para pintar MDF? 

O MDF é um material muito usado para a produção de artesanatos e é perfeito para a elaboração de peças diferenciadas para a decoração do seu lar, ou mesmo para presentear alguém muito querido.

 O MDF (Medium Density Fiber), ou Fibra de Intensidade Média, é um material feito de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas que ficam com aspecto muito parecido com a madeira.

Essas chapas podem ser usadas na construção civil, na produção de móveis, estantes, armários, nichos e também para a produção de peças artesanais, como já dissemos.

Você encontra peças de MDF próprias para artesanato, já cortadas em diversos formatos e modelos, em lojas de armarinhos ou especializadas em artes manuais. É possível montar quadros, painéis decorativos, caixas de joias, vasos e muitos outros itens a partir do MDF.

As peças voltadas para os artesãos são vendidas cruas, ou seja, sem nenhum tipo de pintura ou decoração. Como ele se assemelha com a madeira, é um material que permite diversas técnicas de pintura e é justamente o que vamos ensinar no artigo de hoje.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:


Tipos de tinta para pintura de MDF

Você vai encontrar uma infinidade de tintas para madeira, MDF, aglomerados e compensados nas lojas de tinta e de materiais de artesanato. Cada uma delas tem uma função específica, uma indicação e requerem técnicas e equipamentos diferentes.

1. Tinta PVA, Acrílica, automotiva e spray

Essas são as tintas mais utilizadas para esse tipo de material. As tintas PVA são à base d´água e podem ser encontradas numa gama imensa de cores e tamanhos em lojas específicas de itens de artesanato. Se você quer um acabamento brilhante, use a tinta acrílica, pois a PVA tem um acabamento mais fosco.

2. Verniz

O verniz a base d´água é usado para impermeabilizar a peça e costuma ser usado na finalização, por cima da tinta, depois que a última demão estiver seca. Para quem deseja manter o aspecto cru da peça, basta aplicar o verniz incolor a base d´água sem aplicação de tinta.

3. Betume

O betume é uma substância de coloração preta que é muito usada para técnicas de envelhecimento. Quando aplicado numa peça de madeira ou MDF ele dá um aspecto rústico e envelhecido, além de proteger e prolongar a vida útil do objeto. Você também vai encontrar o betume em formato de cera que pode ser aplicado por cima de tintas a base de óleo e água.

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

Materiais necessários para fazer a pintura

Para fazer a pintura de peças em MDF você vai precisar de:

Pincéis chatos de cerdas duras e macias;

Lixas para madeira;

Papel ou jornal velho para forrar e evitar sujeiras;

Rolinho de espuma;

Goma laca incolor;

Tinta branca para a base;

Tintas e verniz de sua preferência;

Pano macio e seco;

Luvas de borracha;

 

Como pintar MDF: passo a passo definitivo



 

Se você vai trabalhar com peças que nunca foram pintadas, elas precisam ser lixadas com uma lixa fina antes de receber a tinta. Use lixa para madeira número 300 ou mais fina. 

Remova toda a sujeira da peça usando um pano seco macio ou aspirador de pó.

Peças que já vêm prontas para a pintura e que não precisam ser lixadas também devem ser limpas com um pano macio, pois elas saem da loja com acúmulo de poeira que interfere na pintura.

Para evitar que a peça sugue muita tinta você pode aplicar uma camada de goma laca incolor com um pincel chato. Espere secar bem.

Prepare a tinta conforme instruções do fabricante. Se for preciso diluir, procure preparar corretamente as medidas.

Se não quiser usar a goma laca, pinte a peça de branco para criar a base e fazer com que a tinta colorida tenha maior rendimento.

Você também pode aplicar um fundo preparador para madeira se for usar tinta a óleo ou esmalte, ou selador para madeira se for usar verniz. Lixe e limpe a peça novamente.

Com o pincel de cerdas macias aplique a primeira mão de tinta branca. Para finalizar, passe o rolinha de espuma sobre a cama de tinta para tirar as marcas das cerdas do pincel.

Espere pelo menos 3 horas para secar bem e então aplique a segunda demão. O número de mãos de tinta vai depender da utilização da sua peça.

Sua peça já está pronta para receber outras colorações ou técnicas de decoração como decoupage ou forração com tecido.

Se a peça for só pintada, aplique uma camada de verniz incolor para dar um acabamento melhor e aumentar a durabilidade do seu trabalho.

 

Procurando por Tintas em Sorocaba? Confira:

 

Dicas de pintura em MDF

Embora o MDF seja um produto fácil de trabalhar, nem sempre sabemos como pintá-lo da forma adequada para que a peça fique lisinha e sem falhas. Confira as dicas:

Esse é um material mais resistente à umidade do que outros tipos de aglomerado, mas ele absorve bastante tinta na primeira demão, portanto é recomendável que você pinte primeiro com tinta branca para criar a base e depois passe a cor final da peça.

Algumas peças de MDF já vêm prontas para a pintura e não precisam ser lixadas e tratadas. Se você prefere adquirir peças assim, basta pedir na hora da compra.

O rolinho de espuma e pincel devem ser lavados após cada aplicação de tinta ou verniz para aumentar sua durabilidade.

Ao comprar peças de MDF, verifique sempre se elas não possuem imperfeições ou falhas.

Compre materiais e tintas de qualidade para que o seu trabalho artesanal tenha um resultado bom quando estiver finalizado.

Tintas escuras exigem mais demãos de acordo com o acabamento que você deseja dar.

 

Fonte: Decor fácil