Como impermeabilizar a madeira e evitar que a peça se deteriore com o tempo

Fonte: Rodrigo Pioto/Jornal Cruzeiro do Sul

 

A madeira é um dos materiais mais usados na construção de móveis e outros itens na construção civil como portas, pergolados e peças de decoração, mas a madeira também tem uma grande vilã de origem natural que pode acabar com a beleza e elegância de qualquer peça, a água.

O fato é que a combinação madeira e água quase sempre não dá certo, e muitas vezes as pessoas descobrem isso da pior forma possível. A água em suas diferentes formas como chuva, respingos ou umidade, aceleram o processo de deterioração das madeiras e em alguns casos favorecem a proliferação de fungos e mofos.

Mas a pergunta é, existe alguma forma de proteger as madeiras?

Procurando por Impermeabilizantes - Venda em Sorocaba? Confira:

Existem alguns produtos no mercado que foram desenvolvidos não só para dar acabamento nas peças, mas também oferecer um certo nível de proteção contra a ação do tempo, sendo uma delas a exposição a água e umidade. Porém, é de extrema importância conhecer um pouco sobre as opções disponíveis para saber qual o nível de proteção oferecido e como esses produtos agem na madeira.

Basicamente os produtos se dividem em duas categorias, os de poros fechados e de poros abertos.

 

Produtos poros fechados

São produtos que criam uma película de proteção sobre a madeira, por isso que tem o nome de poro fechado. Talvez um dos acabamentos mais comum nesse grupo é o famoso e tradicional verniz.

Atualmente existem vernizes a base de água ou solvente, sendo que este último requer diluição para ser aplicado. O verniz pode ser aplicado com pincel, rolo ou pistola de pintura.

Uma outra característica, é que ele pode ser encontrado em 3 tipos de acabamentos diferentes: fosco (sem brilho algum), acetinado (levemente brilhante), e brilhante ou alto brilho. Existem algumas variações que além do brilho, permitem alterar a cor da madeira, podendo ser empregados para tingimento de algumas peças.

Há vernizes destinados para ambientes externos e alguns ainda contam com filtro solar para minimizar o efeito de desbotar a madeira. A manutenção é uma das desvantagens do verniz, pois requer lixamento para reaplicação do produto, o que demanda muito esforço principalmente se for um uma grande área como decks e assoalhos.

A seladora também é produto muito comum na marcenaria, algumas vezes usado como base para verniz e pintura, mas também pode ser usado como acabamento final de peças. Apesar de ser um produto de poro fechado, a seladora serve apenas como uma base sobre a qual aplicar verniz ou stain, não oferecendo nenhuma proteção contra água; por esse motivo ela é muito usada em peças pequenas, principalmente em ambientes internos. 

Procurando por Impermeabilizantes - Venda em Sorocaba? Confira:

Produtos de poros abertos

O stain é um produto impregnante de poros abertos. Algumas vezes é confundido com verniz, mas são produtos diferentes.

O stain penetra alguns milímetros na madeira após sua aplicação e não cria uma película de proteção.

A vantagem do stain em relação ao verniz é a sua manutenção, pois ele pode ser reaplicado por cima da camada antiga sem lixamento. Apenas uma limpeza para remover partículas de pó e outros resíduos é necessário, mas não um lixamento de remoção de película como o verniz requer. Outra vantagem é que o stain não descasca - mas pode desbotar ao passar do tempo.

Existem algumas marcas que oferecem diferentes tipos de tonalidades o que permite o seu uso para tingimento leve da madeira.

 

Se você está procurando por impermeabilizantes em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Uma das maiores dúvidas que existe sobre esse produto é sobre a possibilidade de aplicação sob ou sobre as tintas. Por ser um produto impregnante ele não pode ser usado junto com outro produto, por exemplo, muitas pessoas imaginam que passar o stain numa peça e depois pintar por cima, a proteção será dupla. Isso não é verdade, pois a tinta não terá a aderência necessária além do produto prejudicar a ação do stain. A dica é, se for usar o stain, não aplique nenhum produto antes ou depois do stain, pois não há garantias de proteção adicional.

 

  Fonte: www.dlatextil.com.br



Em função das suas características o stain é mais usado em ambientes externos, mas nada impede de ser usado também em ambientes internos. O acabamento final é acetinado e altera muito pouco a coloração da madeira após a aplicação, não há opções de fosco ou brilhante.

Muitas pessoas também buscam proteção para o MDF, material muito usado na movelaria moderna. Apesar de ser um material que possui madeira em sua composição, o stain e o verniz não são eficientes contra água, pois há outros materiais sintéticos e resinas na sua composição que impedem a ação total dos produtos. Atualmente existem no mercado fabricantes que oferecem o MDF resistente a umidade, mas ainda há uma certa limitação quanto às lâminas de acabamento para esse tipo de produto.

A recomendação final é ler bem as instruções dos fabricantes antes de usar os produtos, pois fatores como diluição, tempo de cura, alterações de coloração, etc podem variar de fabricante para fabricante e a proteção esperada pode não acontecer.

Infelizmente a batalha entre madeira e água continua a existir no dia a dia e cabe a nós escolhermos os melhores recursos para prolongar mais a vida das nossas madeiras. (Rodrigo Pioto é colaborador de Casa e Acabamento, e autor/responsável pelo site marcenariaamadora.com.br; pela página facebook.com/marcenariaamadora, e pelo canal youtube.com/user/MarcenariaAmadora) (Rodrigo Pioto)



Via: www.jornalcruzeiro.com.br