Como fazer a limpeza de calhas

Com o tempo, a água, a poeira, areia, folhas de árvores, resíduos sólidos e outras sujidades podem ficar retidas nas calhas. Esse acúmulo de sujeira inevitavelmente causa danos sérios no telhado, na estrutura das paredes e também na pintura. Por essas e outras, manter a calha devidamente limpa é fundamental para a conservação da sua casa. Quer saber como realizar essa tarefa? Então continue lendo o nosso artigo!

Limpeza das calhas e telhados: cuidados

Você pode contratar um serviço para limpar suas calhas e telhado, mas fazer por conta própria pode te ajudar a economizar um bom dinheiro. Planeje para limpar calhas e o telhado pelo menos duas vezes por ano, mais frequentemente se o telhado está diretamente sob árvores ou você vive em uma região com tempestades frequentes. Mas apenas assuma esta tarefa, se você pode trabalhar com segurança a partir de uma escada ou sobre o telhado. Se o seu telhado é em uma cobertura ou casa de mais de um andar, é melhor contratar um profissional de limpeza para não se colocar em risco. É também de grande importância tomar cuidado com fios da rede elétrica, e usar todo o EPI necessário, tais como capacete, cinto de segurança para a limpeza do telhado, luvas e botas. É se lembrar também que alguns tipos de telhas não suportam o peso de uma pessoa, e o trabalho de limpeza deverá ser realizado pelas laterais da casa, com uma escada, sem subir no telhado.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Como limpar calhas e telhados: técnicas e segurança

Um método às vezes utilizado em telhados de baixa inclinação é soprar detritos secos de calhas com um soprador de folhas. Se você usar este método, use óculos de proteção e uma máscara contra poeira, e tenha muito cuidado ao trabalhar no topo do telhado.

A melhor opção é usar um kit de limpeza de calha que se conecta a um soprador de folhas. Novamente, você vai querer proteger-se das folhas e detritos que caem sobre você, usando óculos de proteção, máscara de poeira, e assim por diante.

Uma lavadora de alta pressão é recomendada para a limpeza de manchas no telhado. Lembrando que essa limpeza tem que ser feita com cuidado, pois as telhas podem sair do lugar ou até serem quebradas. Use a lavadora de alta pressão com produtos de limpeza de telhas. É possível esfregar também as telhas com esses produtos, se você achar que a lavadora pode danificar seu telhado.

Sempre lave o telhado antes das calhas, ou você vai correr o risco de ter que limpar a calha duas vezes.

Limpeza de telhados e calhas: passo a passo

Remova folhas e detritos do telhado para que a próxima chuva pesada não entupa novamente as calhas. Use um ancinho, soprador, ou lavadora de alta pressão para te ajudar.

Use um produto químico para a limpeza do telhado ou a lavadora de alta pressão para remover as manchas, lodo, e outras sujeitas das telhas, tomando cuidado com a força usada para a limpeza. Prepare-se para ter que substituir algumas telhas que podem ser danificadas ou podem já estar danificadas anteriormente.

Protetores de calhas podem ser úteis, mas a maioria não são uma solução completa. Detritos eventualmente passam através deles, e as telas devem ser removidas para limpar as calhas. Limpe essas telas e protetores com uma lavadora de alta pressão ou mangueira. Se você optar por comprar um sistema de proteção de calhas durante a limpeza, certifique-se de que ele pode ser facilmente removido para limpeza. São mais caros, mas podem valer o investimento.

A partir de uma saída de drenagem (cano) na extremidade inferior de uma calha, use uma espátula de jardim estreita ou uma pá/colher de calha para escavar os resíduos soltos, trabalhando para longe da saída de drenagem. Geralmente é mais fácil fazer isso quando os detritos estão ligeiramente úmidos e flexíveis, não encharcados ou secos (por isso lavar o telhado deve acontecer primeiro, para “amolecer” os detritos). Você pode colher os detritos em um balde de plástico ou saco de lixo.

Procurando por Calhas em Sorocaba? Confira:

Usando uma lavadora de alta pressão e tomando cuidado com a estrutura da calha (estruturas mais leves não vão suportar esse tipo de limpeza), lave a calha, trabalhando em direção à saída de drenagem. Isso pode ser um trabalho confuso. Tente evitar jogar lama por toda a sua casa. Se necessário, use uma escova de esfregar rígida ou de aço para remover a sujeira encrustada.

Se a água não drenar livremente através dos tubos de drenagem, tente limpar os detritos com uma mangueira de alta pressão ou um tufão, para remover os detritos completamente.

Fonte: https://www.2quartos.com