Como escolher o melhor material para toldo? Veja aqui!

Assim como acontece com diversos outros tipos de produtos, não existe um tipo de material para toldo que seja o melhor de todos, pois a escolha certa depende de uma série de fatores. É como perguntar se a chave de fenda é melhor do que o martelo. A resposta será: depende!

Procurando por Toldos em Sorocaba? Confira:

Dessa maneira, reunimos algumas informações para que você possa tomar a melhor decisão, de acordo com as suas preferências e necessidades. Neste post, vamos falar sobre o que deve ser analisado, quais são os tipos de materiais disponíveis no mercado e como acertar na escolha do seu. Confira!

O que deve ser analisado na escolha do material para toldo?

O primeiro passo para encontrar o material para toldo ideal para o seu caso é entender quais são os fatores que influenciam nessa decisão. Por isso, veja o que você precisa analisar antes chegar a uma conclusão.

Local onde o toldo será instalado

O local onde o toldo será instalado é um importante influenciador de seus requisitos. Ele pode ser colocado na fachada de uma loja, para proteger os clientes do sol ou da chuva e ainda fazer alguma sombra. Pode ser colocado também sobre as janelas, para protegê-las das ações climáticas. Ou, ainda, ser usado para cobrir uma área externa maior, criando um ambiente mais agradável para uma área de lazer.

Essa questão ajuda a conhecer os fatores de degradação aos quais o material será exposto e, com isso, saber qual é o tipo de durabilidade e resistência necessários. Além disso, ele contribui na definição de atributos estéticos que não afetem a decoração ou harmonização visual do lugar.

Finalidade principal do toldo

Os toldos podem ser aplicados para diferentes finalidades. A função básica é de proporcionar a cobertura de um determinado espaço, e isso pode ser feito para atender a diversas necessidades. As principais são:

  • proteger contra o vento, o sol e a chuva;
  • gerar sombra;
  • preservar materiais como portas e janelas;
  • compor a decoração do local.

Clima predominante no local

Por serem elementos externos, a ação de intempéries é um fator de alto impacto na escolha do material para toldo. É preciso garantir que ele resistirá aos principais desafios que enfrentará ao longo de sua vida útil, como a incidência de sol muito forte, chuvas de granizos mais frequentes e força dos ventos que atingem a região. Isso determinará o modelo de toldo mais adequado, os materiais da armação, o tipo de fixação e diversos outros detalhes que vão além do material da cobertura.

Fatores estéticos

Por fim, é importante preocupar-se com a parte estética dessa decisão, pois esse tipo de objeto é feito para durar muitos anos. Ele deve estar em harmonia com o estilo de decoração, cores e demais elementos visuais para não gerar estranheza em quem o vê nem arrependimentos para você que o instalou.

Quais são as opções disponíveis no mercado?

Depois de entender melhor sobre os pontos que demandam mais atenção, é hora de saber quais são os tipos de material para toldo mais comuns no mercado atual. Confira, a seguir, os principais deles.

Lona de PVC

lona de PVC é um dos materiais mais utilizados por ter um custo mais baixo e atender grande parte dos requisitos mais básicos. Ela é impermeável e pode ser adquirida em diversas cores. É uma boa escolha para toldos flexíveis, por ser um material mais maleável.

O ponto de atenção está no nível de resistência que é suficiente para chuvas e ventos moderados, mas pode sofrer danos em ocasiões mais extremas e chuvas de granizo.

Tecido acrílico

O tecido acrílico é feito de um material sintético com uma boa retenção de calor e cobertura da luminosidade. É ideal para varandas e pequenas coberturas, como toldos, pois gera um ambiente mais ameno e agradável. Um detalhe importante nesse tipo de material é que ele não é impermeável, então não deve ser utilizado em situações que demandam esse requisito.

Policarbonato

O policarbonato é um material mais utilizado em toldos fixos. Ele pode ser do tipo compacto ou alveolar. No primeiro formato, sua aparência é bastante similar ao vidro e, no segundo, os alvéolos tornam o material menos transparente. Em ambos os casos, existe uma proteção contra raios UV, evitando queimaduras solares, mas a luminosidade e o calor não são retidos.

É um material muito resistente, conforme a espessura utilizada, pois suporta chuvas, ventos e até mesmo granizo sem apresentar danos. Diante de todas essas vantagens, porém, ele é o tipo mais caro dessa lista.

Como fazer a escolha certa?

Depois de ter visto todas essas informações, fazer a escolha certa do material para toldo torna-se muito mais simples. O próximo passo é se atentar a esses dois pontos essenciais que explicaremos abaixo.

Avalie a finalidade do toldo

Como você pôde perceber ao longo do texto, a finalidade do toldo tem um papel fundamental na escolha do modelo e material que serão utilizados. Assim como seu cliente busca soluções mais baratas, ele não abre mão da qualidade e durabilidade esperadas nesse investimento.

O ideal é oferecer as opções que suprem a demanda principal e explicar os prós e contras de cada uma delas. A decisão final deve ser do cliente, mas, para isso, você deve orientá-lo de forma correta para que ele entenda sua escolha e saiba o que esperar de resultado do seu serviço.

(via)