Como encontrar um vazamento de água em sua casa

Como encontrar um vazamento de água em sua casa

 

Na maioria dos casos, o cano de água que vai até sua casa é "medido" para fins de prestação de contas e cobrança. Um vazamento em seu cano pode custar te muito caro. No entanto, mesmo um vazamento muito pequeno pode ser encontrado tentando algumas técnicas simples e pode salvá-lo (a) de uma surpresa desagradável de sua empresa de serviços públicos local. Se você foi notificado de que há um vazamento, aqui estão algumas etapas que você pode seguir antes de chamar um encanador. Quanto mais você fizer, menos te custará a longo prazo!

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Tanques de água quente

Verifique a válvula de alívio de pressão no tanque de água quente. Às vezes, essas válvulas são canalizadas diretamente para um ralo e podem estar vazando sem o seu conhecimento. Se você não conseguir remover o tubo de drenagem para verificar se há vazamento, repare no som, se ouvir um som estridente pode estar vazando.

 

Banheiros

Verifique se há vazamentos no vaso sanitário removendo a tampa do tanque e ouvindo com atenção. Se você ouvir algum chiado, tente localizar de onde ele está vindo. Se você localizar a área de onde o vazamento está vindo, avalie-o e determine se você pode consertá-lo. Se não puder, chame um encanador.

Se nada for perceptível, adicione um pouco de corante alimentar e coloque algumas gotas no tanque (não no vaso). Espere alguns minutos e, se houver corante no vaso, há um vazamento na palheta no fundo do tanque que está permitindo o escape da água. Neste ponto, você pode avaliar se deseja fazer o reparo sozinho ou ligar para um encanador.

Se você tiver mais banheiros, repita o processo em cada banheiro para se certificar de que não há mais de um problema.

Medidor

Se os banheiros estiverem bons, verifique o cano que vai do medidor até a casa. Embora possa parecer difícil, você pode economizar dinheiro se puder localizar o vazamento para o encanador.

Se você sabe que tem um registro de desligamento dentro de casa, desligue-o temporariamente e verifique o medidor removendo a tampa e observando o mostrador no medidor.

Se você não consegue ver a cabeça do medidor, tente cavar ao redor porque às vezes há sujeira ou grama cobrindo o topo deles. Depois de localizá-lo e o registro for desligado, observe o medidor para ver se está girando. Se ainda estiver girando, o vazamento está entre o medidor e a casa. Isto é, a menos que você tenha uma válvula ou torneira com vazamentos, e isso é muito comum com essas torneiras estilo gaveta de bronze mais antigas. Sendo assim, seu vazamento pode estar dentro de casa.

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Neste ponto, caminhe na área entre o medidor e as torneiras. Procure sinais de vazamento, como: áreas macias e lamacentas, grama mais verde que o restante ou crescendo muito mais rápido do que outras áreas. Se você vir um sinal tão óbvio, chame o encanador ou avalie se você pode fazer um conserto sozinho.

Se você desligou o registro da casa e o medidor parou de se mover, o vazamento está em algum lugar da casa. Experimente outras técnicas para tentar localizar o problema.

 

Mangueiras

Tente localizar um vazamento perto da casa. Isso exigirá que você localize todas as saídas para mangueira da casa. Normalmente, uma residência comum tem uma saída de mangueira na frente e outro atrás, mas certifique-se de encontrar cada um que você tem e ouvir com atenção.

Depois de localizá-las, pegue uma chave de fenda, de preferência uma longa o suficiente para ter espaço para trabalhar, e coloque a ponta de metal da chave de fenda diretamente na parte de metal da saída da mangueira. Coloque a junta do polegar na parte superior da chave de fenda e, em seguida, coloque a junta na lateral da cabeça, imediatamente na frente da orelha. O som irá diretamente para o seu tímpano. A ideia, aqui, é que a chave de fenda sólida funcione como um estetoscópio. Isso também funciona para a maioria das válvulas de metal.

Procurando por Caça Vazamentos em Sorocaba? Confira:

Ouça com atenção se há qualquer som emitido pela mangueira. Se você ouvir alguma coisa, lembre-se de onde está (talvez marque com giz) e vá para a próxima. Se o som emitido ficar mais alto em qualquer uma das outras mangueiras, o vazamento está mais próximo dessa unidade específica. Observe isso e entre em contato com o seu encanador: Fornecer essas informações ao encanador economizará muito tempo para ele encontrar o vazamento, o que, por sua vez, economiza dinheiro.

Se você inspecionar todas as mangueiras e ainda assim não encontrar nenhum som, entre em casa e siga o mesmo processo com a chave de fenda nos acessórios de sua casa, como torneiras em pias, válvulas de chuveiro, lavadora, aquecedor de água quente (cuidado para evitar ser escaldado ao trabalhar em torno do aquecedor de água quente). Se ainda não tiver certeza, basta entrar em contato com o encanador.

Outros vazamentos:

Verifique o jardim.

Verifique se há vazamentos no chuveiro -  deve ser um reparo doméstico bastante simples.

Se você tem uma piscina, é importante verificar se há algum vazamento.

 

Reconheça que, em muitos casos, um vazamento pode ser muito difícil de localizar. Nem todos os vazamentos descritos neste artigo podem ser localizados e, se você não tiver conhecimento sobre o posicionamento do encanamento, poderá perder algo facilmente. Ao mesmo tempo, se você tentar essas etapas, deverá ser capaz de encontrar uma localização aproximada e este é um exercício muito valioso por si só porque ajudará o encanador (muitos encanadores não gostam de procurar um problema, então tudo que você pode fazer eles apreciarão), economizando tempo para o encanador e isso se traduz em economia para você.