Brita ou pedra britada: conheça os diferentes tipos e funções

Brita é um material fundamental para obras da construção civil, e existem vários tipos. Nessa matéria, vamos te explicar melhor as diferenças e principais funções de cada uma.

brita ou pedra britada é um material muito utilizado na construção civil. É composto basicamente por pedras, mas é considerado um material artificial, pois é produto do processamento industrial de rochas maiores encontradas na natureza. A pedra britada é utilizada basicamente para quase tudo na construção civil, porém elas não são todas iguais.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Como funciona?

Para diferenciar cada tipo de pedra britada, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece a NBR 7525 para classificar os tipos de pedra britada de acordo com o tamanho pela qual é fragmentada. Desta forma, pedras de diferentes tamanhos possuem diferentes utilidades dentro da construção civil, também de acordo com padrões de resistência.


Imagem: britaja-loja.com.br

 

Do que é feito a brita ou pedra britada?

O material que é o maior compositor da pedra britada é o granito, seguido pela gnaisse, responsáveis por 85% das britas. Outros 10% são compostos por dolomito e calcário, enquanto os 5% restantes podem ser baseados em basalto ou diabásio.

No mercado brasileiro, o estado de São Paulo é o maior produtor de pedra britada, sendo responsável por 30% da produção nacional.

 

Se você está precisando de areia e pedra em Sorocaba o Guia do Construtor tem uma lista com os melhores fornecedores, confira nosso site.

 

Imagem: www.ecivilnet.com

 

Tipos de pedra britada

Antes de classificar e diferenciar cada tipo de pedra britada disponível no mercado, é interessante deixar claro que cada um dos tipos tem um uso diferente na construção civil. Por exemplo, se usam diferentes tamanhos de pedra britada para se fazer o concreto utilizado em uma casa baixa, em uma edificação grande ou obra de concreto exposto.

 

Conheça agora os diferentes tipos de pedra britada definidos pela norma técnica.

 

Pó de brita

Este tipo de pedra britada é muito utilizado para a obtenção de concretos de fina textura, em calçadas e na fabricação de peças pré-moldadas em concreto, considerando que possui grande facilidade para ser modelada. Também entra nas atividades de produção de asfalto, construção de contrapiso e produção de argamassa. Sua malha é de até 5 mm.

Procurando por Areia e Pedra em Sorocaba? Confira:

Pedrisco (ou brita nº 0)

O pedrisco ou brita nº 0 é a pedra britada com malha de 12 mm. Com fragmentos bem pequenos, ela é muito utilizada para a produção de lajes, estruturas pré-moldadas de concreto, blocos e tubos de concreto para fundação e construção, paralelepípedo de concreto, manilhas, chapiscos e outros.

Brita nº 1

Esta é a classificação de pedra britada mais utilizada na construção civil de forma geral em, tendo malha de 24 mm – o dobro do modelo anterior. É a pedra mais usada para a confecção do concreto das colunas das construções, o que exige grande qualidade e resistência. Também é usada para fazer vigas, lajes e quase tudo. É a preferida das empresas de grandes construções.

Brita nº 2

Com malha de 30 mm, é composta por pedras de tamanho médio a elevado, utilizada para a produção de concreto bruto – um concreto extremamente resistente, mas que só pode ser utilizado para pisos de alta espessura.

Brita nº 3

Com malha de 38 mm, apresenta fragmentos ainda maiores que as anteriores. Dificilmente é utilizada para obras da construção civil. Seu uso ficou resguardado às obras de base, como o nivelamento de linhas férreas e a instalação de drenos.

 

Conclusão

Conhecendo os vários tipos de brita ou pedra britada, você pode saber qual a mais indicada para a sua obra, para que assim o concreto tenha a melhor qualidade possível, evitando manutenções constantes.

Se quiser saber tudo isso e muito mais, através de aulas práticas e teóricas, não deixe de conhecer o curso de pedreiro completo do Instituto da Construção. Com canteiros de obras próprios, você aprenderá muitas técnicas com os melhores professores, e no final ainda terá um certificado válido em todo território nacional.

 

(via)